LiVES

LiVES is a Video Editing System



É um software de edição não linear capaz de editar vídeos em tempo real. Seus comandos podem ser acessados via menu e/ou atalhos de teclado, que muito contribuem para aumentar a eficiência e reduzir a curva de aprendizado necessária para operar o software.

Pode ser utilizado para capturar vídeos via FireWire, tocar arquivos de áudio e vídeo, e tocar um stream via Internet ou YUV. Não trabalha com edição de áudio, mas tem ferramentas que torna fácil o trabalho de edição de clips.

Além de estar disponível para GNU/Linux, também funciona em OS X / Darwin.

Para sugestões e críticas sobre o programa, envie um e-mail para pixel(em)estudiolivre.org.

Descrição


Retirado do site oficial e traduzido para português.

LiVES começou em 2002 significando Linux Video Editing System (Sistema de Edição de Video para Linux). Uma vez que agora roda em mais sistemas operacionais, LiVES significa LiVES is a Video Editing System (LiVES é um Sistema de Edição de Vídeo). Foi desenvolvido para ser simples de usar, mas poderoso. É pequeno em tamanho, mas tem ferramentas avançadas.

LiVES é um editor de vídeo e ferramenta para VJ livre e de código aberto (FOSS - Free and Open Source Software).

LiVES permite que você comece a editar e fazer vídeos imediatamente, sem se preocupar com formatos, tamanho de frames o framerates. LiVES permite você criar suas próprias ferramentas, utilitários e efeitos através do RFX builder.

LiVES é direcionado ao artista de vídeo digital que quer criar seu próprio conteúdo, o editor de vídeo que quer criar um vídeo profissional, e o VJ que quer cativar com imagens espetaculares.

Instalação e configuração


Na página de instalação do LiVES existem instruções de instalação para Debian, Ubuntu, Gentoo, Fedora, Madriva, SuSE, a partir do código fonte e por CVS.

Depois de instalar, acesse a página que explica a configuração das <a class="wiki external" href="http://www.essaytobuy.com/">custom essay writing</a> preferências do LiVES.


Dicas


Slide-show


Para criar um slide-show a partir de uma seqüência de imagens:
  • carregue todas as fotos desejadas (CTRL+O);
  • modifique a velocidade para um quadro por segundo (Ferramentas > Mudar velocidade de execução);
  • copie e cole as imagens num mesmo clipe "pois cada imagem carregada estará num clipe diferente"(CTRL+C na foto desejada daí então CTRL+I para inserí-la em um clip).

Para testar como ficou o slide-show rode o clipe pressionando a tecla P. Se o resultado for satisfatório, renderize o video (Arquivo > Codificar clipe como) e nomeie seu vídeo sem colocar extensão. Para abrir no cinelerra escolha o encode_dv_encoder.

Codificando em theora no Ubuntu


É necessário localizar o arquivo encoder_example e copia-lo no diretório /usr/bin. Este arquivo é criado quando se compila a libtheora a partir do código fonte (que pode ser encontrado em http://www.theora.org).

sudo cp examples/.libs/encoder_example /usr/bin


Tutoriais e manuais


- VJing: http://estudiolivre.org/LiVES_VJing
- Edição multipista: http://estudiolivre.org/LiVES_multipista

- Edição no editor de clipes: http://www.reimeika.ca/lives/lives_guide.html (em inglês).


Links


- Site oficial: http://lives.sf.net (em inglês).

- Lista de discussão: http://groups.yahoo.com/group/lives-video (em inglês).

- Página no EL do frei0r: http://estudiolivre.org/frei0r .

- Página no EL do VideoJack: http://estudiolivre.org/VideoJack .

Última alteração: 05/07/2013 às 21:03, por: johnbrowninc