Apresentação de trabalho no FISL 8.0


Faz parte da proposta g2g: http://www.estudiolivre.org/g2gnofisl8


Título: internet:governança:brasil


Trilha: educacao/inclusao digital


Idioma: português


Público alvo: todas as pessoas presentes ao FISL, especialmente aquelas que trabalham com conteúdo na internet, acesso ao conhecimento e produção de saber, inclusão digital e políticas públicas.


Descrição: A internet tornou-se o motor-espaço símbolo da re-organização das relações sociais, econômicas e culturais, cuja abrangência está transformando todos os niveis da política. Atualmente, as questões relativas ao acesso à internet estão presentes nos debates sobre, por exemplo, direitos humanos, direitos civis, produção/acesso ao conhecimento, economia, inclusão digital, desenvolvimento local. São arenas distintas porém interconectadas, o que nos dá a dimensão política da internet. A “auto-estrada da informação” é agora, ela mesma, um tema relevante para a governança global, tanto que uma conferência da ONU foi convocada especialmente para isso.

Esta dimensão política se desdobra em, pelo menos, três grandes eixos que se conectam a outros formando a complexidade do tema:

1. A estrutura física da internet que envolve acordos comerciais entre empresas e países.

2. A troca de informação que envolve as agendas de desenvolvimento econômico e social e, portanto, estão atreladas tanto a estrutura física-lógica quanto à agenda de comércio internacional e seus constrangimentos (especialmente aqueles relacionados às questões de propriedade intelectual).

3. Os conteúdos veiculados que envolvem questões relativas tanto ao acesso ao conhecimento, quanto aos direitos humanos.

O Brasil assumiu um lugar de destaque nesta arena pela experiência particular de seu modelo multisetorial de governança, enquanto muitos países implementam modelos de controle total da informação/comunicação. A comunidade SL participa desta experiência através de seu representante. Em 2007, o Brasil será sede do Fórum de Governança da Internet/ONU. Este trabalho tem por objetivo debater o modelo brasileiro frente à arena internacional e a interface com SL.


Resumo: O Brasil assumiu um lugar de destaque no debate internacional sobre gestão da internet pela experiência particular de seu modelo multisetorial de governança, enquanto muitos países implementam modelos de controle total da informação/comunicação. Em 2007, o Brasil será sede do Fórum de Governança da Internet/ONU. Este trabalho tem por objetivo debater o modelo brasileiro frente à arena internacional e a interface com SL.


Comentários: Este trabalho pretende-se que seja também um motivador para que outras pessoas se agreguem ao debate dado que é de interesse de várias pessoas da comunidade SL. Embora não tenha ainda contatado ao Mario Teza, no caso deste trabalho ser aprovado, é extremamente importante contar com a colaboração dele, de um modo ou de outro, dado que é o respresentante da comunidade SL no Comitê Gestor da Internet (CGI-BR).


Proposto por: Magaly Pazello


Em: no apagar das luzes do domingo dia 07 de janeiro/2007




Magaly Pazello trabalha com ongs e movimento social. Pesquisadora tem trabalhos realizados para a Cátedra Regional Mulher, Ciência e Tecnologia da UNESCO. Foi a única mulher do Brasil que participou de todo o processo da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI). Foi uma das speakers da CMSI e integrou a delegação brasileira. É integrante da comunidade g2g

Link para website g2g

Última alteração: 08/01/2007 às 01:47, por: magaly