imprimir
Expresso 4.11



O Jardim Ipaussurama 4.11 é um ônibus coletivo que atravessa a periferia e o centro comercial da cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo no Brasil. Transportando trabalhadores, estudantes, e também os integrantes da banda/projeto.
O ônibus cruza a cidade, representando um trem imaginário que percorre os extremos do equilíbrio de uma consciência coletiva que transporta indivíduos com ideais distintos e com objetivos de trocar experiências aumentando a cultura do conhecimento livre e a liberdade de acreditar que somos livres. Dessa simbologia, nasce o nome EXPRESSO 4.11.


Expresso 4.11 é um coletivo porque não fazemos música apenas e não queremos apenas fazer apresentações em grandes festas. Nos preocupamos com a cultura de raíz. Nos indentificamos como remanescentes quilombolas, nos consideramos Quilombo Urbano. Nossas raizes são Africanas e Indíginas. No Brasil vivemos essa mistura de povos.

Expresso 4.11 pesquisa, estuda e trabalha com instrumento elétrico e acústico, constroe seus próprios instrumentos percussivos como os tambores de madeira e de bambu, usando peles de animais mortos, cordas e troncos de arvores. As Flautas também são produzidas com bambu.

Expresso 4.11 usa Software Livre porque acredita em sua filosofia do Códgo Fonte Aberto. Vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa em Ferramentas de código aberto com parceiros de diversos estados do Brasil assim como também vem discutindo sua propriedade intelectual em relação a suas produções artísticas multimídias, tem como objetivo registar suas obras na licença GLP, copy left.

Expresso 4.11 busca uma mistura entre a música popular de raiz (Pensamento Analógico) e o contemporâneo (Pensamento Eletrônico) sem um estilo padrão de construção de música. Relaciona a frequência do som com as cores da natureza, a energia do Sol com a pele dos Tambores, os dados transmitidos por computadores com a Dança, as letras com o mundo periférico e marginal cheio de goso e as vozes com a instiga da busca de uma união para a real troca de saberes entre pessoas e máquinas.

Discografias

Cada qual com sua Missão

Oficina de Tambores e Dança Afro

Oficina de Produções Multimidias

Relação de Família

Paradas Solicitadas

Links & Parceiros

Contatos

Arquivos publicados no Acervo Livre com a palavra '411'

Última alteração: 29/10/2007 às 17:24, por: diegoumpierrez