Kino



O Kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394 (também conhecida como FireWire ou i.Link), manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.

As versões mais atuais usam plataformas do Dvgrab, FFMPEG (ffmpeg2theora) e MEncoder (Mplayer), permitindo ler arquivos vindos de vários outros programas de edição e variados tipos de formatos. Além disso, o Kino é capaz de exportar conteúdo de volta para fitas miniDV, se transformando em peça fundamental da ilha de edição.

Kino - Tutorial Básico


Preparamos um Tutorial Básico do Kino que visa explicar os métodos básicos para a execução das tarefas e funções básicas de cada seção ou botão.

Outro link que complementa o uso do Kino é o Tutorial de importação e exportação de/para uma filmadora digital que ensina a importar /exportar vídeos de/para uma câmera digital, possibilitando copiar/gravar conteúdos editados em fitas miniDV.

O tutorial é de autoria coletiva, livre para cópia, distribuição e impressão, desde que para fins não comerciais.

Página oficial do projeto Kino: http://kinodv.org

Ainda é possível baixar o tutorial kino em pdf - Mas informamos que a versão do arquivo PDF está DESATUALIZADA em comparação à versão online.

Última alteração: 19/10/2009 às 15:55, por: lucio_araujo