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Manual do Ardour: 2. Ardour Básico (Continuação)





2.6 Trilhas e Barramentos


Trilhas


Este capítulo mostra o gerenciamento básico de trilhas. Trilhas são, provavelmente, os objetos mais importantes no Ardour. Elas representam o caminho fundamental para reprodução e gravação de áudio, MIDI e dados de imagem.


gráfico do fluxo do som, clique para ampliar a imagem.


Criando Trilhas

Trilhas podem ser adicionadas à sessão a qualquer hora.

1. Clique em Session->Add trilha/bus
2. add_trilha.ps Add Track Dialog
3. Na caixa de diálogo Add Trilhas, escolha se você deseja adicionar uma nova Trilha ou um novo
Barramento (Bus).
4. Insira o número de novas trilhas/barramentos que quer adicionar.
5. Escolha a configuração de I/O das trilhas/barramentos que você está adicionando usando o clickbox.

Depois que a trilha for criada, é recomendado que você altere seu nome. Para renomear uma trilha:

1. No editor ou mixer, clique no nome da trilha e selecione “Rename” na caixa de diálogo que aparece. Isso fará com que a caixa de diálogo New Track Name apareça.
2. Na caixa de diálogo New Track Name, digite um novo nome e clique em OK.

Deletando Trilhas

Deletar uma trilha é uma operação permanente que não pode ser desfeita. Entretanto, desde que o áudio, MIDI, automatização e outros dados associados com a trilha permaneçam como parte da sessão, e a lista de reprodução(ões) que estiver em uso pela trilha ainda esteja disponível. Para uso por outras trilhas. Em consequência, embora inadvertidamente deletar uma trilha seja inconveniente, não resulta em qualquer perda de informação significante.

Deletando uma trilha

Clique no nome da trilha que deseja apagar. Do menu que aparece, selecione “Remove”. Uma confirmação aparecerá para garantir que você realmente quer remover a trilha.

Ocultando Trilhas

A lista de trilhas no canto esquerdo do Editor e Mixer pode ser usada para ocultar ou exibir trilhas específicas em qualquer uma ou ambas daquelas duas janelas. Para ocultar uma trilha, clique no nome da trilha mostrada na lista. Para exibir uma trilha, clique em seu nome na lista. Trilhas visíveis são mostradas em ciano, as ocultas em laranja.

Você pode também ocultar qualquer trilha clicando em seu botão hide (images/hidebutton.ps).

Esconder uma trilha no Editor não tem efeito em sua visibilidade no Mixer, e vice-versa. Escondendo uma trilha em uma ou ambas as janelas não afeta a reprodução daquele material da trilha.

Visibilidade da Trilha


Exibindo todas as Trilhas

Clique na barra de título da lista de trilha do Editor ou Mixer. No menu que aparecer, selecione “Show All”

Ocultando todas as Trilhas

Clicando na barra de título da lista de trilha do Editor or Mixer. No menu que aparecer, selecione “Hiding All”.

Exibindo determinadas classes de trilhas

Clicando na barra de título da lista de trilha do Editor or Mixer. No menu que aparecer, selecione “Show All Audio Trilhas”, ou “Show all Busses” como apropriado.

Ocultando determinadas classes de trilhas

Clicando na barra de título da lista de trilha do Editor or Mixer. No menu que aparecer, selecione “Hide All Audio Trilhas”, ou “Hide all Busses” como apropriado.

Reordenando Trilhas

Trilhas podem ser reordenadas clicando em seu nome em uma das listas de trilha e arrastando a uma nova posição na lista. Note que a ordem de trilhas no editor é totalmente independente de sua ordem no mixer.

Configuração de I/O


Solando Trilhas


"Solar" uma trilha significa alterar alguns aspectos do fluxo de sinal através do Ardour, que possibilita ouvir uma (ou algumas) trilha por vez. Isso é utilizado frequentemente durante a mixagem e masterização para ajudar um engenheiro de áudio ouvir cuidadosamente partes da mixagem.

Trilhas podem ser soladas a qualquer hora. Quando uma ou mais trilhas são soladas, todas as outras ficarão inaudíveis.

Solando trilhas não afeta o o status do solo de barramentos, nem vice-versa. Isto é, solar uma trilha deixa todos os barramentos audíveis e solar uma trilha deixa todas as trilhas “inaudíveis”. Você não pode ouvir o material “audível” se for distribuído através de um non-soloed bus (barramento sem solo).

Este projeto pretende permitir que barramentos FX e saídas master sejam úteis mesmo quando soladas. O solo é significativamente mais complexo na presença do controle de saídas (veja controlando saídas de solo para mais detalhes).

Rude Solo Light

Sempre que uma ou mais trilhas são soladas, o “rude solo light” na janela transporte irá piscar. Você pode cancelar todos os solos atuais clicando em “rude solo light”.

Modos de Solo

Ardour possui dois modos de solo:

solo latch (travado)
(:arrow:) solar uma trilha adicionando esta ao conjunto de trilhas soladas, assim você pode ter várias trilhas soladas.
solo unlatch (destravado)
(:arrow:) solar uma trilha removendo o solo de qualquer outra, assim você pode ter somente o solo de uma trilha por vez.

Alterando o Modo de Solo

Para alterar o modo de solo, vá para Opções do editor (options_editor) e veja a guia “Misc”.

Solando uma Trilha

Para alternar o estado do solo de uma trilha, clique no botão solo no mixer strip para a trilha ou controles de seção da trilha no editor.

Para alternar o estado do solo de todas as trilhas em um grupo de edição ou mixagem, use Ctrl1 no botão solo de uma trilha no grupo. Se fizer isso no Editor, o grupo de edição será usado; no Mixer, o grupo de mixagem será usado.

Para alternar o estado do solo de todas as trilhas, use Ctrl+Shift1 no botão solo de uma trilha.

Solo safe (seguro)

Para proteger o status de solo da trilha atual, use Shift1 no botão solo desta. A cor do botão mudará para azul claro, indicando status de “solo safe”. Nenhuma alteração de estado do solo para esta trilha será possível, até que o “solo safe” seja retirado.

Solo momentâneo

Use 2 no botão solo de uma trilha para solar a trilha enquanto o botão do mouse é pressionado.

Tamanho do Display da Trilha

Na janela do editor, trilhas sempre estendem através de toda a extensão da área de exibição da trilha, mas elas podem ter alturas variadas. Na janela mixer, as trilhas vão sempre do alto para o fundo do mixer (como strips), mas elas podem ter larguras variadas.

Alterando a altura do editor de trilha
Alterando a largura do editor de trilha
Agrupando Trilhas
Criando um Grupo
Renomeando um Grupo
Alterando membros de um grupo
Deletando um Grupo

2.7. Relógios (Metrônomos)

Existem vários displays de relógio na interface Ardour:
  • Relógio de transporte primário
  • Relógio de transporte secundário
  • Relógio Nudge
  • Relógios de posição e comprimento
  • Relógio SMPTE offset
e mais. Todos esses relógios fornecem as mesmas operações e podem ser usados da mesma forma.

Operações de Relógio

Alterando o Modo do Relógio

Todos os relógios podem ser usados em qualquer um dos 5 modos:
  • SMPTE time
  • BBT time
  • Audio frames
  • Minutos:Segundos
  • Desligado
Para alterar os modos do relógio, simplesmente clique no relógio, e selecione o modo desejado do popup menu.

Editando Valores do Relógio


2.8. Outras Janelas

Está página mostra várias janelas que você encotrará em suas viagens através do Ardour que não estão disponíveis no menu windows no editor. Não estão disponíveis porque são específicas para objetos em particular, como um mixer strip, e são abertas através do próprio objeto.

Editor de Conexões Input/Output

Selecionando edit do menu input em um mixer strip irá abrir esta janela, da mesma forma selecionando edit do botão output. O editor de conexões Input/Output é uma das das interfaces mais estranhas conhecidas. Após pouco tempo de uso, entretanto, você vai achar fácil de usar. Devido as duas janelas serem iguais, exceto pelo ’input’ ser transposto com ’output’, nós explicaremos o Editor de Conexões Input aqui e deixaremos sua imaginação trabalhar no significado da janela output.

Quando a janela abre, você verá que é dividida em duas áreas principais marcadas como Inputs e Available Connections. Uma terceira área contém botões marcados como rescan, ok e cancel.

A área Inputs tem dois botões marcados como add input e clear connections. O botão add input adiciona um stream de áudio para ao mixer strip.

Em outras palavras, se vocêpossui dois canais de entrada, pressionando add input criará um terceiro canal de entrada. Se você gravar If you gravar na trilha correspondente, cada região compreenderá três canais de áudio obtidos das entradas que você configurou na área abaixo.

Pressionando clear connections removerá todas as conexões que você atribuiu na área abaixo.

Falando sobre “a área abaixo”, se você usar um modelo para criar sua nova sessão, os campos de entrada serão preenchidos com valores padrão, determinados pelo número de canais que seu hardware suportar. Deve-se notar que, por padrão, entradas são inicialmente configuradas para portas do hardware, como presumimos que inicialmente você etará gravando de um dispositivo de hardware. Isto não indica uma preferência por parte do Ardour, pois entradas de software são tão válidas para o Ardour quanto para hardwares.

De qualquer forma, na “a área abaixo”, observe que aquele input (provavelmente etiquetado “in 1”) tem uma cor mais clara do que a outra. Se você tem só um input no momento, pressione add input só para ver a diferença. Você pode remover um input segurando a tecla Ctrl enquanto clica com o botão direito no nome do input.

O input colorido mais claro é o único que será adicionado quando um output na área Available connections for clicado. Se o input errado estiver destacado, você pode selecionar o correto clicando com o botão esquerdo no texto do nome que você desejar.

Note que você pode “juntar” tantos inputs quanto quiser quando faz isso, eles se empilham no topo acima do último. Atente-se, pois eles são somados em ganho. Você pode alcaçar alguns níveis surpreendentes se fizer muito isso.

Se você clicar em um output da área Available connections, a conexão é adicionada para quela lista de input, a conexão fica como ativa, e o próximo input é criado com uma cor mais clara, indicando que está pronta para aceitar sua seleção. Isto torna a atribuição de várias conexões simples rapidamente. O transporte não precisa ser parado para alterar inputs ou outputs (ou qualquer coisa) no Ardour.

A remoção de atribuições é conseguida pelo clique-esquerdo na saída relevante na área inputs. Como a maioria dos objetos no Ardour, você pode também remover uma atribuição segurando a tecla shift enquanto clica com o botão direito do mouse.

A área Available connections lista todas as conexões disponíveis, ordenadas em tabs (guias) que representam suas portas associadas por hardware ou software. A tab da frente é sempre alsa_pcm. Representa as portas físicas do computador. Nela pode conter tantas portas quanto seu hadware possui.

A próxima tab é Ardour. Esta tab lista todas as conexões que o Ardour tem disponível, incluindo entradas e saídas. Se você possui outro programa Jack rodando, serão mostradas abas nesta área que corresponderão às suas portas de saída Jack.

O botão rescan procura por qualquer outra saída disponível. Pode ser necessário utilizá-lo se você iniciou uma aplicação Jack após abrir a janela.

O botão cancel fecha a janela XXX what really happens?, assim como o botão ok.

Janela do Plugin LADSPA


Esta janela abra quando você dá um duplo-clique-esquerdo ou Ctrl+clique-direito no plugin em um mixer strip. Permite você ajustar, armazenar e automatizar os controles apresentados por qualquer plugin LADSPA. Devido os plugins LADSPA não conterem informações de interface gráfica, esta janela se adapta para para servir os vários controles apresentados pelo plugin. A vantagem deste sistema é que cada plugin aparece consistentemente dentro do Ardour. A desvantegem é que, com poucos plugins, os controles parecem ficar abandonados, sem importância. Normalmente isto não costuma acontecer.

Cada janela de plugin terá um interruptor bypass (desvio) acima a esquerda. Sempre que você adiciona um plugin, seu estado inicial será de desvio. O botão ficará vermelho e aparecerá comprimido. Para ativar o plugin, pressione o botão bypass (desvio). Você deve escutar imediatamente o plugin inserido no path sinal. Todos os plugins que reportam sua latência são compensados automaticamente pelo tempo de amostra exata.

À esquerda do interruptor de desvio você verá o nome do plugin, o autor e o número de entradas e saídas que o plugin emprega. À direita terá uma área de entrada de texto, uma lista de seleção e um botão save. Para salvar uma combinação de configurações, pressione o botão save. Uma janela aparecerá questionando o nome do preset (configuração ajustada). Digite um nome, pressione ok, e seu novo preset aparecerá na lista de configurações salvas.

Para restaurar um preset salvo, selecione da lista. As configurações devem ser restauradas imediatamente ao clicar.

O resto da janela consiste de sliders (menus deslizantes) e botões que representam os vários controles disponíveis para o plugin. Para mover um slider, clique com o botão esquerdo e mova o mouse na horizontal sobre a faixa do controle. Você pode ver o valor numérico e a barra muda enquanto move o mouse. Você pode também pressionar a tecla Ctrl enquanto move, para ajustes finos.

Próximo a cada controle está um botão de modo de automatização. O estado padrão é off (desligado). Para escrever uma informação de automatização, pressione o botão e selecione write da lista de menu. Após acoplar o transporte, o movimento do controle será gravado para o playback quando modo de automatização play é selecionado. O modo Touch automaticamente alterna de play para write assim que o controle é selecionado com o botão do mouse. Os dados da automatização são acessíveis da janela do editor, junto com os outros dados da automatização para a trilha.

A Janela Export (Exportar)


A janela export aparece quando qualquer ítem ’export session to audiofile’ (exportar sessão para arquivo de áudio) ou ’export range to audiofile’ (exportar seleção para arquivo de áudio) for selecionado do menu sessão. Esta janela permite que um arquivo de áudio seja interpretado por qualquer master bus (barramento) ou trilhas individuais em modo livre. Um largo escopo de formatos de arquivos de áudio são suportados, assim como a habilidade de exportar um arquivo CUE ou TOC, representando qualquer índice de CD ou marcas de trilha que você pode ter um uma sessão. Uma pequena redução de profundidade pode ser executada com três tipos de dither (minimizador de erros), ou sem dither.

A Janela do Editor de Crossfade


O editor de crossfade aparecerá sempre que você selecionar crossfade->edit de qualquer crossfade ativo ou inativo na janela de edição. Esta janela permite customizar o crossfade padrão que é aplicado automaticamente quando duas regiões se sobrepõe. A provisão é feita por diferentes elementos de audição do crossfade, ou o crossfade como um todo.

As Janelas de Posições


As janelas de posições fornecem meios para localizar e definir pontos e ranges em sua sessão. Pontos e ranges também podem ser ’promovidos’ a ser índice de CD ou marcadores de Trilhas de CDs, respectivamente. Uma vez promovidos, eles podem ser exportados para um arquivo T.O.C. ou CUE padrão junto com o áudio exportado usando a janela export. As janelas de posição aparecerão quando windows->locations for selecionado da janela de edição.



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Última alteração: 16/03/2007 às 06:46, por: criscabello