Tutoriais Geada











Residência no (e/ou)


Geada (e suas extensões vórtex) estão provisoriamente co-okupando o espaço (E/Ou) nas vizinhanças do BomRetiro-SãoFranscisco em Curitiba-PR.


mapa ate o local


Projeto


inovação/experimentação com linguagem digital nos pontos e fora (geada - CURITIBA)

PROPOSTA GEADA

O projeto "Geada" almeja pesquisar formas de construção de instrumentos musicais e de controle audiovisual que mesclam procedimentos artesanais, tais como marcenaria e luthiaria, aos da ciência da computação e da eletrônica. Para isso trabalharão com artesanato de eletrônica baseada em projetos de open hardware (hardware livre) e programação usando biblotecas de programação e ambientes open source (softwares livres).

Geada pretende sobretudo fomentar uma didática que estimule interesse nas linguagens computacionais e dos circuitos eletrônicos como linguagens poéticas, trazendo para campo tátil da ludicidade uma visão de mundo contemporanêa sobre o software e hardware livre, de códigos e projetos de circuito abertos.

Entre “computambores”, "videomisturadores", "gambisticks", e outros experimentos digitais estarão instrumentos musicais-audiovisuais que usam a tecnologia de softwares e hardwares livres para resgatar o aspecto táctil e não condicionado a uma produção industrial. Trazem para o mundo das artes o material tecnológico e seus procedimentos criativos, que apesar de estarem discriminados ao campo “técnico”, são matérias primas tão poéticas quanto a escultura, o cinema, a pintura e a música.

Os experimentos realizados pelo grupo fomentarão uma metodologia didática para inovação tecnológica que trazem como grande contrapartida para os pontos de cultura a possibilidade de fomento a um processo educacional para tecnologia da inovação com uso de criatividade artística. Este mote é a busca atual nos principais centros de educação tecnológica do mundo. Materiais como circuitos eletrônicos didáticos e protótipos de experimentos que forem considerados mais úteis e inovadores serão disponibilizados para os pontos de cultura, assim como oficinas baseadas em seus processos de experimentação.


Os objetivos deste projeto são:

1) Criar instrumentos e "equipamentos" que possibilitem novas sonoridades, imagens, jogos de aprendizado do digital e rituais de celebração do imaginário, fazendo com que o desenvolvimento plástico, visual, tecnológico e lúdico andem juntos; e, ao mesmo tempo, trazendo para o campo dos sons e imagens espontâneos e populares a possibilidade de pensar as máquinas, que tanto nos cercam hoje, como ferramentas criadas por nós mesmos que podem nos ajudar a formatar e a aperfeiçoar nossa linguagem. È a evolução da ferramenta "computador" e sua resignificação direta em objetos mais lúdicos que permitam repensar a maneira com que a "ciência da computação" pode nos ajudar a nossa comunicação, ação simbólica e relações sociais.

2) Estimular entre os artistas o uso de tecnologias livres, posto que softwares e hardwares livres são hoje no mundo todo maneiras de compartilhar conhecimentos relevantes que até então eram vistos como “segredos industriais”. Desta maneira, conseguimos trazer para o inevitável contato do ser humano com essas máquinas, a possibilidade do jogo, da brincadeira do artístico, do audiovisual, do musical, do poético.

3) Estimular a programação de softwares e o estudo da eletrônica de forma artesanal, criativa, lúdica e curiosa.

SINOPSE E RESUMO DO PROJETO:


Entre os protótipos produzidos pelo grupo Geada, estarão instrumentos musicais e audiovisuais que estimulam o uso artesanal de procedimentos eletrônicos. Poderão ser também instrumentos musicais melódicos, harmônicos, percussivos e de edições de imagens ao vivo. A grande característica é trazer para o campo do artesanato e da ritualização da música e da significação de imagens, instrumentos que usam procedimentos computacionais para sua composição e que podem estimular o uso em rede de suas interfaces, acessando a Internet e nela recombinando sons e possibilitando novos circuitos de divulgação das artes.

Os processos de programação de software e de artesanato de hardware necessários para a criação deste tipo de procedimento, serão documentados e colocados dentro de uma metodologia de trabalho que servirá como base para a reprodução e replicação deste tipo de aprendizado e processo criativo.

Com isso tornamos possíveis novos rituais e celebrações, onde a tecnologia é percebida na dimensão humana e onde potencializamos a recombinação de idéias poéticas, tirando estas idéias dos HDs (discos de memória do computador) para na prática fomentar novas redes.


Estratégia de ação


1. Pré Produção e Pesquisa. Duração de XXX meses.

A primeira etapa do projeto prevê uma compilação de atuais processos artísticos aplicados a produção artesanal de hardware livre com uso de microeletrônica. Uma elaboração de tutoriais de experimentos que possibilitarão gerar dispositivos de controles gestuais a serem aplicados em procedimentos musicais e audiovisuais ou simplesmente para gerar processos lúdicos de aprendizado da eletrônica computacional.

2. Produção de Design, Experimentos Plásticos-Visuais? e Acústica. Duração de XXX meses.

Pesquisa e experimentação de linguagens e inovações musicais e audiovisuais com estudos e aplicações de procedimentos computacioais destas artes, baseando-se em bibliografia destas formas artísticas e aplicando em procedimentos computacionais via software livre, sobretudo com um software livre chamado Puredata - linguagem de programação gráfica voltada para multimídia (http://www.puredata.info∞) que atualmente está sendo documentado pelo grupo de experimentação GEADA.

3. Produção de Eletrônica e Software. Duração de XXX meses.

Numa terceira fase, passamos a construir hardwares baseados em microprocessadores de projeto livre, como o Arduino - hardware livre para trabalhos de conversão de voltagem em liguagem binária (http://www.arduino.cc)∞. Também poderemos trabalhar em projetos originais com microprocessadores da família ATMEL (que possui bibliotecas para software livre) - criando protótipos específicos.
Nesta etapa que terão início as tentativas de tornar os instrumentos e "equipamentos" independentes do computador: salvando arquivos numa memória local do instrumento, ou fazendo com que o instrumento se comunique via sinal de antena com um servidor próximo.

4.Documentação. Duração de XXX meses.

Todas as fases do processo serão amplamente documentadas, sobretudo em vídeo, uma vez que é também objetivo do projeto disponibilizarmos uma metodologia simples para o uso destas técnicas, tonando-as acessíveis para qualquer artista interessado em reproduzir tais idéias.
Ao final, contudo, nos últimos 2 meses, será finalizada essa documentação, pois iremos divulgar os resultados via web, chamando as pessoas para “jams” online via interface web. Aqui propomos também uma contrapartida de receber pessoas em um dia e horário marcados na ocasião para explicarmos o processo de forma didática e/ou tocar conosco no estúdio-oficina montados para o projeto.

5.Coordenação. Duração de XXX meses.

As ações de coordenação do projeto estão num esforço durante todo o processo, seja através de articulação, prestação de contas, organização das demandas e definição de planos de trabalho.


RESULTADO PRETENDIDO DO PROJETO:

Pretendemos com este projeto tornar visível a possibilidade de trabalhar com ciência da computação e eletrônica de maneira artesanal e poética. Especificamente dentro do campo da música e do audiovisual, pretendemos trazer questões interdisciplinares, como o interesse pelo design, música, artes plásticas e pela tecnologia usada de maneira não alienante e consumista.

Outro resultado interessante será fomentar um circuito de artistas ligados a este tipo de troca de conhecimento e também possibilitar um canal bastante pró-ativo de divulgação de trabalhos, por identificação com os novos timbres, novas técnicas visuais, novas plásticas, novos instrumentos e pela possibilidade de recombinação de poéticas.

Experimentos





Links de alguns resultados


Tutoriais


(links para tutoriais produzidos durante a pesquisa)


Microeletrônica


Protoboard

Display

Multiplexador

Placa de Circuito Impresso artesanal

Transdutor Piezoelétrico



Arduino


ArduinoReferencia

Arduino Artesanal

Interfaces do Arduino

Porta Serial
Exemplos de conexões com outros sistemas e dispositivos

PD

Tutorial_Básico: Pd

CompilandoPD e outros diretórios do externals do cvs

Audioexamples - tradução (subir svn)

Pure Data Structs Tutorial original de Structs (estruturas de dados) no PD

PD Mapa CVS Mapa de alguns objetos interessantes do CVS

PD Efeitos Sonoros Patches demonstrativos de áudio

Patches tutoriais sendo traduzidos em http://olho.homelinux.org/puredeposito


Joystick USB como instrumento musical

Usando Arduino com Pure Data?

Construção de Instrumentos Digitais

Computambor

Sintetizador

Digitarra

NBP-Novas Bases Para Personalidade

Caxetotem

Mimosa

Protocolo MIDI?




Videos


(links para videos produzidos durante a pesquisa)

Computambor

autor: Vanessa Santos enviado por: vass
em: 29/06/07
tipo: Video

Salvador, julho de 2007. Como construir algo que seja ritualístico? Primeira parte do processo de pesquisa de novos instrumentos e timbres: construção do tambor.

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tags: salvador, ritual, geada, computambor, marcenaria, ecco, comutambores, instrumentos

Eletronica Paranormal

autor: Vanessa Santos enviado por: vass
em: 15/07/07
tipo: Video

Experimentos paranormais em eletrônica: motor de joystick, potenciometro, arduino, tampa de chaleira. Cwb, 06/07, e/ou.

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tags: curitiba, arduino, eletronica, geada, motor, joystick, e/ou, potenciometro

Instrumento e/ou Ventania Cogumelo

autor: Vanessa Santos enviado por: vass
em: 17/08/07
tipo: Video

Utilização de piezo como sensor de toque [e/ou] criação de instrumentos musicais [e/ou] o inesperado sucesso dos fracassos.

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tags: pd, arduino, pure data, geada, piezo, sensor, sintese sonora, fracasso

Geada

autor: Vanessa Santos enviado por: vass
em: 20/08/07
tipo: Video

Geada: plano de trabalho integrado, projetos de hardware livre, interfaces criativas, programação em Pure Data. Este vídeo traz imagens da co-okupação do espaço E/OU, em Curitiba-PR, onde foram realizadas algumas experiências com displays, multiplexador ...
(leia mais...)

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tags: arduino, pure data, placas, hardware livre, geada, circuito, artesanal, e/ou, multiplexador, display, cascata, gravura

Da melhor costela à mais alta árvore de Curitiba

autor: vitoriamario rb enviado por: vitoriamario
em: 27/08/07
tipo: Video

Filme sobre costela e árvore.

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tags: cinelerra, vitoriamario, arvore, orquestra organismo, geada, e/ou, costela

Novas Bases Instrumentais

autor: VanessaSantos enviado por: vass
em: 07/09/07
tipo: Video

VIDeoClipeMUltiPIstaINnstruMenTAl. Em Conserto: Toscolão, Computambor, NBP.

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tags: arduino, instrumentos musicais, geada, computambor, toscolao, npb

Toscolão Digital

autor: Vanessa Santos enviado por: vass
em: 08/09/07
tipo: Video

Processo de (re)construção de instrumentos musicais. Toscolão: um bojo de violão com potenciometros e duas caixas de som acopladas; um braço de resitores e uma corda; um circuito com um microprocessador, uma protoboard e uma bateria de 5 volts.

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tags: violão, arduino, instrumentos musicais, geada, potenciometro, toscolão, resistor

Da mais alta costela a melhor árvore de curitiba

autor: lucio de araujo enviado por: vitoriamario
em: 26/12/08
tipo: Video

Geada e/ou orquestra organismo em curitiba.

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tags: orquestra organismo, geada, e/ou




Sons


álbum NBP






Última alteração: 09/04/2010 às 00:44, por: vitoriamario