PONG
O que é?
O projeto PONG é um processo de experimentação com interfaces expandidas para jogos. A jogabilidade foi pensadas em cima da idéia de construir um jogo no estilo
http://wikipedia.org/wiki/PONG usando apenas ferramentas de software livre e novos protocolos de integração de mídia.
No decorrer dos encontros os participantes são convidados a trazer diversos tipos de abordagens quando na criação de interfaces analógico/digitais tanto como na utilização de softwares livres para programação do jogo em 3D interativo através de movimentos corporais.
O trabalho dialoga simultâneamente sobre linguagem, programação, relações óticas com o espaço físico e posturas comportamentais humanas que procuraram extrapolar o meio pseudo-asséptico do computador para elevar o grau de imersão do Gamer durante a experiência em jogo.
Para tanto, visando subverter a lógica tecnocrática do dias de hoje, utiliza-se de resignificações de materiais tecnológicos providos pela indústria do consumo de massa, como PCs, webcams e projetor multimidia.
Do que precisa?
-partes físicas
computador com linux e interfaces USB
placa de aceleração 3D
2 Webcam
1 Projetor
sala com pé direito alto (5 metros é suficiente)
iluminação controlada
prolongadores para cabos USB (macho e fêmea no mesmo cabo)
-parte lógica
linux 2.6
webcam v4l
captura e perseguição do movimento do jogador via visão computacional, PD+PDP+PDopenCV
?.
envia o resultado para o
Blender através de protocolo
OSC pela rede local.
Construção e Desenvolvimento
Patch no PD com tracking no eixo X das 2 cameras e envio de dados via OSC
Ambiente 3D no Blender com texturas e formas de um campo de futebol
Script em python para leitura dos OSC no Blender que o PD envia contendo os dados do movimento da camera