Treinar uma turma professores da rede pública do estado do Paraná no uso básico e intermediário da suíte Blender para fomentar as produções de imagens, vinhetas, animações e composições da TV Paulo Freire e também estimular a produção de jogos educacionais.
Foi ministrado de 27 de Junho a 23 de Julho pela instrutora Fabianne Balvedi no Setor de Multimeios do CETEPAR - Centro de Excelência em Tecnologia Educacional do Paraná, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
Fabianne, Elciane, Fernanda, Andréa, Juliana, Andreas, Arnoldo, Márcio, Paulo e Will
Módulos
Módulo 3D Básico (30 horas)
Objetivos: compreender o espaço tridimensional; navegar e interagir com a ferramenta 3D; criar cenas e animações simples.
Conteúdo:
Introdução à terceira dimensão;
Interface - conceito, sistema de janelas, tipos de janelas, telas, cenas, configuração, layers, contextos, menus, painéis, botões e controles, navegação, carregar e salvar arquivos, preferências;
Iluminação - tipos e configurações de luminárias, mapas de sombra, halos;
Materiais - configurações básicas de shaders, transparências e reflexões;
Texturas - configurações básicas de mapas e canais;
Câmera - foco e perspectiva;
Animação - blocos Ipo, keyframes e caminhos.
Renderização - previews, tipos de arquivo de saída, configurações gerais.
Documentação - wiki, blogs e gerenciadores de arquivos.
Módulo 3D Intermediário (20 horas)
Objetivos: criar cenas e animações mais elaboradas; editar vídeos.
Conteúdo:
Modelagem - modelagem avançada com malhas, meta objetos, nurbs;
Materiais - transparências e reflexões, materiais mistos;
Texturas - procedurais, mapas de rugosidade e opacidade;
Animação - rigging, curvas e chaves Ipo, lattice;
Ambiente - nevoeiro, estrelas;
Renderização - editor de sequência de vídeo (VSE).
Módulo Interativo Básico (20 horas)
Objetivo: criar cenas interativas.
Conteúdo:
Painel de sensores, controladores e atuadores;
Física - gravidade, atrito e colisão;
Materiais - configurações especiais;
Texturas - mapeamento UVW.
Metodologia
“Aquilo que eu escuto, eu esqueço. Aquilo que eu vejo, eu lembro. Aquilo que eu faço, eu aprendo.” — Confúcio
Módulos ministrados através da metodologia do aprender fazendo, através de tutoriais focados na utilização dos recursos da ferramenta e nas necessidades específicas do participante e de seu setor de atuação. Os participantes também são incentivados a interagir com a rede de cultura livre, não só para busca de informações, mas também para compartilhar seus conhecimentos através da documentação e publicação de seus trabalhos.
Equipamentos Utilizados
Módulos 3D:
1 projetor datashow;
1 computador por aluno (ideal) ou até 2 (máximo), com Blender, GIMP e Inkscape instalados, conectados à internet e com a seguinte configuração mínima:
CPU de 300 MHz;
Memória (RAM) mínima de 128Mb;
Hard Drive (HDD) com no mínimo 20Gb de espaço livre;
Monitor com resolução 1024 x 768 px e cores 16 bit;
Mouse de 3 botões;
Placa de vídeo com 16Mb (RAM).
Módulo Interativo:
1 projetor datashow;
1 computador por aluno (ideal) ou até 2 (máximo), com Blender, GIMP e Inkscape instalados, conectados à internet e com a seguinte configuração mínima:
CPU de 300 MHz;
Memória (RAM) mínima de 128Mb;
Hard Drive (HDD) com no mínimo 20Gb de espaço livre;
Monitor com resolução 1024 x 768 px e cores 16 bit;
autor: Fernanda P. E. Gonçalves
enviado por: ferpaula
em: 23/07/07
tipo: Imagem
Esse foi meu primeiro carrinho modelado no ((Blender)).
Estou tentando torná-lo interativo com a game engine, assim que conseguir mostro pra vcs. Para quem quiser, o arquivo .blender está [el-gallery_view.php?arquivoId=4555|aqui]. Inté!
Foto de parte da Turma de Blender do Cetepar. Da esquerda para direita em cima: Juliana, Will, Elciane, Paulo e Arnoldo. Da esquerda para direita em baixo: Andreas e Fabianne.
Foto da Turma de Blender do Cetepar. Da esquerda para direita em cima: Fabianne, Elciane, Fernanda, Andréa e Juliana. Em baixo: Andreas, Arnoldo, Márcio, Paulo e Will