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Transmissão de Áudio pela Internet e Web Rádios: Parte Prática


Esta é a segunda parte do manual Transmissão de Áudio pela Internet e Web Rádios e contém a parte prática. A parte teórica se encontra em Webradio.




Parte Prática


Esta seção contém informações de como ouvir uma transmissão de áudio pela internet, de como fazer uma transmissão assíncrona (ou seja, só com áudio pré-gravado) e de como fazer uma transmissão ao vivo. Todos esses tópicos abordam o uso de programas de computador que rodam nas plataformas GNU/Linux e Windowz.

Nota sobre Sistemas Operacionais


Antes de descrevermos como ouvir ou transmitir áudio pela rede, segue um pequeno esclarecimento.

Pra fazer ou escutar uma transmissão, encorajamos muito para que seja utilizado software livre. O GNU/Linux tem plena funcionalidade para transmissão de áudio em "tempo real". Alguns motivos para utilizar o Linux ao invés do Windows:

  • O GNU/Linux é livre

  • Estabilidade: Se você pretende fazer transmissões durante dias seguidos, é importante estar rodando um sistema operacional estável. O Windows é bem conhecido por não conseguir ficar muitos dias rodando sem travar. Seja sensato.

  • Administração remota: com o Linux você pode controlar remotamente o computador que está fazendo a transmissão, e isso é ideal quando o computador que está fazendo a transmissão está num local distante.

Existem três distribuições de Linux muito fáceis de instalar e de usar, muito fáceis mesmo. Se vocês tem uma boa conexão com a internet e um gravador de cd, é só baixar uma dessas distribuições:

DeMuDi


Á uma outra distribuição de GNU/Linux feita especialmente para lidar com áudio e possui vários programas para sequenciamento e gravação de som.

Dyne:bolic


Á uma distribuição de linux feita para grupos e pessoas que mexam com comunicação em geral. Ele já vem com software pra transmissão de áudio e mp3. A configuração mínima pra rodar o dyne é uma máquina com 64Mb de RAM. Ele vem num arquivo uns 600MB e pode ser baixado nesse endereço:

ftp://ibiblio.org/pub/Linux/distributions/dynebolic

(é só baixar esse arquivo, gravar o cd como "imagem" e reiniciar seu
computador). O dynebolic não precisa ser instaladas no computador: é só colocar o cd no driver e reiniciar sua máquina. Recomendamos o Dynebolic apenas para usuários que já tenham algum contato com a plataforma Linux.

Para maiores informações, consulte o Tutorial de Linux.

Sou cabeça-dura e tenho preguiça


Se por algum motivos você quiser fazer com Windows (tem louco pra tudo, não é verdade?), ou se se você encontrar dificuldades com o Linux, apele pro Oddcast, pro SHOUTcast ou pro m3w, ambos programas que funcionam em conjunto com o popular Winamp. Numa emergência, não perca tempo estudando algo que você não conhece: utilize o que você já tem em mãos.

Como ouvir uma transmissão pela internet


Você pode ter recorrido a esse manual apenas para descobrir como ouvir aquela rádio que você tanto gosta. Claro, isso é o mínimo que se espera desse manual. Então aí vai.

Para se ouvir um áudio pela internet, é necessário pelo menos um:

  • 486DX4 100MHz
  • 12Mb de memória
  • Placa de som de 16 bits

Á necessário também um conexão com a rede de pelo menos 33.6kpbs para se poder ouvir uma trabsmissão de qualidade mediana (24kbps).

Se você não entendeu nada do que está escrito aqui, não se preocupe. Se o seu computador foi fabricado depois de 1997, provavelmente você conseguirá usá-lo para ouvir rádios via internet.

Endereços


Certo. Seu computador deve dar pro gasto. Agora vamos falar sobre como se acessa uma rádio online e em seguida falaremos dos softwares que você usará para isso. Existem duas formas de se acessar uma rádio pela internet utilizando qualquer um dos programas de áudio disponíveis. A primeira consiste em acessar a transmissão diretamente pelo seu endereço; a segunda forma é utilizar uma arquivo playlist (lista de reprodução).

URL


Como dito na seção Protocolo, os endereços de qualquer coisa na internet seguem uma certa sintaxe. Para o caso de uma rádio pela internet, o endereço será algo assim:

    .-----------------------------> protocolo
   /         .--------------------> endereço do servidor
  |        /        .-------------> porta 
  |       |       /        .------> ponto de montagem
  |       |      |       /
http://servidor:porta/mountpoint


Por exemplo, a transmissão da Rádio Muda tem o endereço http://orelha2.radiolivre.org:8080/muda

ATENÁÁO: não tente abrir esse endereço no seu navegador! Apesar de parecer, esse não é o endereço de um site.

O http é o protocolo a ser usado para recebermos a transmissão. O campo servidor é o nome do computador onde está o servidor de rádios. No caso da Rádio Muda, o servidor é orelha2.radiolivre.org. A porta é o número usado para a transmissão de áudio ao vivo, que no caso da Muda é 8080. Normalmente as portas utilizadas para webradio estão na faixa de 8000 a 8100.

Já O mountpoint, ou ponto de montagem, é uma espécie de arquivo áudio que conterá a sua transmissão. Cada rádio que transmite no mesmo servidor tem um ponto de montagem diferente. Por exemplo, a transmissão da Rádio Xiado pode estar no http://orelha2.radiolivre.org:8080/xiado ao mesmo tempo que a da Muda estiver no http://orelha2.radiolivre.org:8080/muda


Assim, para escutar uma transmissão você precisa digitar o endereço no seu programa de áudio.

Playlist


Uma alternativa ao uso dos endereços das transmissões de áudio são as listas de reprodução, ou playlists. Ao invés de deixar no meu site um link pra http://orelha2.radiolivre.org:8080/muda que obrigaria o usuário a abrir seu programa de áudio e entrar manualmente com este endereço, simplesmente deixo um link pra um arquivo muda.m3u. Dentro desse arquivo coloco apenas a linha

http://orelha2.radiolivre.org:8080/muda


Normalmente existe uma integração entre o seu navegador e o programa de áudio. Quando você está no navegador e clica num link para um arquivo m3u, seu navegador pode automaticamente abrir seu programa de áudio e enviar esse arquivo para ele. O programa de áudio então abre o muda.m3u e abre o endereço de está dentro dele. Alternativamente, seu navegador pode perguntar a você o que fazer com esse arquivo m3u:



Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é selecionar para qual programa seu navegador deve enviar esse arquivo e em seguida clicar em Abrir.

Não é mais fácil do que ter que digitar o endereço da transmissão diretamente no programa de áudio? Uma outra vantagem do uso de listas de reprodução existe para que faz a transmissão: se você mudar de servidor para transmitir sua rádio, os ouvintes não precisam ficar sabendo disso: basta colocar na playlist o novo endereço de transmissão e pronto!

As vantagens das playlists não param por aqui. Como o próprio nome diz, uma playlist é uma lista de reprodução. Você pode colocar mais de um endereço de transmissão nessa lista e até mesmo endereços de arquivos mp3!

Por exemplo, um arquivo playlist pode conter as linhas:

http://orelha2.radiolivre.org:8080/muda
http://orelha2.radiolivre.org:8080/submidia
http://orelha2.radiolivre.org:8080/interferencia
http://www.radiolivre.org/files/radiolivre.mp3


Quando seu programa de áudio abre uma lista de reprodução, ele abre o primeiro endereço e deixa os seguintes numa fila. Se por acaso da transmissão da Muda não estiver rolando, o programa passa para o próximo da fila (no nosso caso, a transmissão do Submídia). Se nenhuma das transmissões estiver rolando, ele vai tentar abrir o arquivo radiolivre.mp3. Fazendo uma lista desse tipo previne que uma transmissão fique "fora do ar".

Voltando à questão das listas de reprodução, existem dois formatos (tipos de arquivo) mais utilizados para uma playlist, o m3u e o pls. Apesar do formato pls ser mais completo que o m3u, ele não pode ser considerado como um formato livre (no sentido de software livre) e por essas razões encorajamos que apenas o formato m3u seja utilizado. O formato pls fica citado aqui apenas como curiosidade.

Avancemos agora para os programas de reprodução de áudio.

Programas para ouvir rádios no Linux


Para o Linux, destacaremos o uso do XMMS e do Zinf, dois programas muito fáceis de utilizar. O XMMS tipicamente vem instalado na maioria das distribuições de Linux. Já o Zinf tememos que tenha de ser instalado manualmente.

Zinf


O Zinf é um programa reprodutor de áudio muito interessante, já que ele funciona tanto em ambient Linux quanto Windows, ou seja, se você sabe usar o Zinf você também sabe usar no Windows. Você pode baixá-lo a partir do endereço http://www.zinf.org



Seu uso é muito simples. Se você tem o arquivo m3u correspondente à transmissão da rádio que você quer ouvir, basta clicar em Files e selecionar o arquivo m3u.

Se você não possuir esse arquivo m3u mas souber qual é o endereço da transmissão, clique em My Music. Aparecerá uma janela contendo a sua lista de suas músicas.



No lado esquerdo há a seção My Streams. Clique aí com o botão direito do seu mouse. Aparecerá um menu e você clicará em Add stream.



Na janelinha que aparecer, escreva o nome da rádio no campo Title e o endereço da transmissão no campo URL. Dê OK



Aparecerá, na listagem de suas músicas, um atalho para a transmissão. Basta clicar lá duas vezes para que a transmissão comece!

XMMS


O XMMS (X Multimedia System) é um clone para Linux do Winamp. Á um programa feito para ouvir arquivos de áudio, tanto aqueles que se encontram no seu computador quanto os que estão nesses servidores de stream. O XMMS geralmente já vem instalado na maioria das distribuições de Linux.



Para ouvir uma transmissão de áudio pela internet com o XMMS, clique no menu principal (que é um pequeno botão no canto superior esquerdo da janela) e depois em Open Location. Em seguida digite o endereço da transmissão. Você também pode digitar ao mesmo tempo as teclas Ctrl e L que a janela Open Location também deve aparecer. Na imagem acima, o botão do menu está em vermelho.



Se a transmissão for disponibilizada através de uma playlist do tipo m3u ou pls, basta clicar, a partir do seu navegador de internet, sobre o respectivo link. Por exemplo, é só clicar em http://www.midiaindependente.org/cmibrasil.m3u que o XMMS deverá abrir e tentar baixar a transmissão a partir do endereço contido nesse arquivo. Ou então clique no botão de abrir arquivos (que parece um botão Eject de toca-cds) e selecionar o arquivo m3u, caso este tenha sido salvo por você no seu computador.

Programas para ouvir rádios no Windows


No Windows, recomendamos que você use o Zinf ou o Winamp. Ambos podem ser instalados facilmente no seu computador.

Zinf no Windows


O Zinf é um programa reprodutor de áudio muito interessante, já que ele funciona tanto em ambient Linux quanto Windows, ou seja, se você sabe usar o Zinf você também sabe usar no Windows. Você pode baixá-lo a partir do endereço http://www.zinf.org

Como o uso do Zinf no Windows é semelhante ao seu uso no Linux, veja na seção Usando o Zinf no Linux como escutar uma transmissão pelo Zinf no Windows.

Winamp


O Winamp é um programa feito para ouvir arquivos de áudio, tanto aqueles que se encontram no seu computador quanto os que estão nesses servidores de stream.

O Winamp pode ser baixado de http://www.winamp.com e uma vez instalado é só clicar no menu principal (que é um pequeno botão no canto superior esquerdo da janela), depois em Open Location e em seguida digitar o endereço da transmissão. Você também pode digitar ao mesmo tempo as teclas Ctrl e L que a janela Open Location também deve aparecer.

Se a transmissão for disponibilizada através de uma playlist do tipo m3u ou pls, basta clicar, a partir do seu navegador de internet, sobre o respectivo link. Por exemplo, é só clicar em http://www.midiaindependente.org/cmibrasil.m3u que o Winamp deverá abrir e tentar baixar a transmissão a partir do endereço contido nesse arquivo. Ou então clique no botão de abrir arquivos (que parece um botão Eject de toca-cds) e selecionar o arquivo m3u, caso este tenha sido salvo por você no seu computador.

Real Player


Nós não encorajamos o uso do Real Player. Apesar dele ter suporte à recepção de streaming de mp3, a Real.com não possui uma política muito compatível com a filosofia do Software Livre. Apesar de alguns componentes, como o Helix DNA Server serem distribuídos como Software Aberto, outras partes são comercializadas.

Como fazer uma transmissão


Nesta seção você aprenderá a como fazer tanto transmissões de áudios pré-gravados quando uma transmissão ao vivo.

1 - Transmissão assíncrona (pré-gravada)


Conforme dito na seção Transmissão Assíncrona da Parte Teórica, uma transmissão pré-gravada utiliza arquivos de áudio armazenados nalgum computador.

Gravando o áudio


Antes fazer sua rádio pré-gravada, é preciso gravar o áudio. Para isso você precisará de, no mínimo, um computador com placa de som e um microfone. Para gravar o áudio, sugerimos que você utilize o programa Audacity, que pode ser baixado a partir de http://audacity.sourceforge.net

O Audacity é um programa que funciona tanto em Windows, Linux ou MacOSX. Não descreveremos os detalhes de como fazer as gravações com esse programa, mas você deve encontrar bastante informação de como fazer isso no próprio site do Audacity.

Recomendamos apenas para que você salve seus arquivos de áudio nos formatos mp3 ou ogg usando apenas 1 canal (monofônico) e taxa de 16 a 24kbps, para que os arquivos fiquem pequenos o suficiente para serem baixados sem dificuldade pelos ouvintes.

Sinta-se à vontade para usar o programa de gravação de áudio de sua preferência. Aqui fica apenas uma sugestão. O importante é deixar o áudio com uma qualidade de gravação relativamente baixa (16kbps mono) para que ele ocupe pouco espaço e possa ser baixado rapidamente.

Enviando o áudio para o servidor


O próximo capítulo na história de uma rádio pré-gravada é enviar os áudios para o servidor. Isso pode ser feito da mesma maneira pela qual você usualmente envia os arquivos para o seu site, que pode ser via FTP, HTTP (pelo navegador web) ou via SSH. Em caso de dúvidas nisso, contate as pessoas responsáveis pelo servidor onde está o seu site.

Criando sua rádio


Considerando que você já gravou os áudios e já os enviou para o seu site, só falta juntar o endereço de todos esses arquivos numa única lista, um endereço de arquivo por linha. Essa lista deve ser um arquivo com extensão .m3u (biboca.m3u, por exemplo) que contenha os arquivos a serem executados, um por linha.

Por exemplo, o arquivo pode consistir das seguintes linhas:

http://biboca.sampa.org/campanhas/educacaoalimentar.mp3
http://biboca.sampa.org/campanhas/direitodasmulheres.mp3
http://biboca.sampa.org/campanhas/funk.mp3

Á importante que cada linha contenha o endereço completo do arquivo. Colocar simplesmente funk.mp3 ao invés de http://biboca.sampa.org/campanhas/funk.mp3 não vai funcionar, já que nesse caso programa de áudio do ouvinte tentará acessar o arquivo funk.mp3 a partir do computador do ouvinte, e não do site do biboca. Para maiores detalhes de como funciona essa lista, consulte a seção Playlist.

Em seguida, depois de ter criado a playlist, tudo o que vocês precisam fazer é divulgar o endereço da rádio de vocês, que deverá ser algo do tipo http://biboca.sampa.org/radio/biboca.m3u caso vocês coloquem o arquivo biboca.m3u no diretório radio do site.

Para que isso funcione, não esqueça de contatar o administrador do seu site perguntar a ele se os seguintes MIME types estão presentes nas configurações do servidor web:

audio/x-mpeg .mp3
audio/x-mpegurl .m3u


Lembre-se de coloar os metadados de cada arquivo mp3 ou ogg, que assim a cada música que tocar na rádio o ouvinte receberá em seu tocador o respectivo nome, artista, etc.

Como ouvir essa rádio


Uma vez que você fez todo esse procedimento, basta seguir as instruções de Como ouvir uma transmissão pela Internet para testar se a sua rádio está funcionando.

2 - Transmissão ao vivo


Na transmissão ao vivo, o áudio que toca na sua placa de som é enviado em "tempo real" para um servidor de webrádio e de lá distribuído na hora para todos os ouvintes. No próximo tópico você verá o procedimento geral de como fazer uma rádio pela web e em seguida daremos um pouco mais de detalhamento.

Transmissão ao vivo em 10 minutos


Aqui vai um pequeno e rápido roteiro pra fazer uma webrádio em alguns minutos, sem se perder com considerações teóricas.

1. Você precisará de computador, placa de som e conexão à internet

2. Você tem que decidir que tipo de rádio será a sua. Será só de mp3? Será mp3 + áudio externo (toca-discos, mixer, microfone, etc)?

3. Se a rádio tiver áudio externo, você deve ligá-lo à placa de som com cabo de áudio. Se você tem um microfone, mesa de som ou outra fonte de áudio, ligue-a na entrada de linha (line in) da placa de som.

4. Ajuste o volume do som do seu computador utilizando um controle de volume.

5. Teste fazer uma gravação de áudio no computador com o programa que você costuma usar, apenas para saber se a placa de som está funcionando corretamente.

6. Em seguida, você precisará de um programa de webrádio e os dados do servidor para o qual você vai mandar o sinal. Você precisa das seguintes informações sobre o servidor:

  • a) endereço do servidor
  • b) porta da conexão
  • c) tipo de servidor
  • d) ponto de montagem
  • e) senha

7. Além disso, você precisa saber qual será a qualidade do áudio da sua transmissão. para que ele não fique muito pesado pra baixar, sugiro algo como 16kbps Mono ou 24kbps Mono.

8. Agora escolha qual programa você usará. Aqui listamos as possibilidades:

  • a) Se você usa Linux, tente primeiro o ((DarkSnow | Darkice/Darksnow))
  • b) Se você usa Linux e achou o Darkice dificil, tente o Oddcast
  • c) Em último caso, se você usa Linux tente o MuSE
  • d) Se você usa Window$ e não pretende utilizar músicas em mp3 na sua transmissão, use o m3w
  • e) Se você usa Window$ e quer utilizar arquivos de mp3, use o Oddcast
  • f) Em último caso, use o SHOUTcast, que é muito limitado quanto aos tipos de servidor que ele suporta.

9. Se você não tem um servidor para sua rádio, não se desespere! Em muitos casos, é possível encontrar servidores livres na Internet que permitem que você envie seu stream para ele servir. Nesse caso, para se realizar o stream só é necessário ajustar o encoder para transmitir para esse servidor, poupando a parte da configuração do servidor.

Não é o objetivo deste manual indicar quais são os provedores e sites que oferecem o serviço de transmissão por áudio via internet. Isso você terá de fazer por conta própria ou então dar uma olhada na seção Montando um servidor de Webradio. Lembre-se que se sua rádio tiver poucos ouvintes e sua conexão é de banda larga, então muito provavelmente você poderá rodar seu próprio servidor. Você pode inclusive rodar vários servidores em conexões diferentes para distribuir o uso da bada, e com isso ser capaz de suportar mais ouvintes :)

10. Como instalar e configurar cada um desses programas pode ser visto nas seções específicas. O que é importante você saber é quais são as opções de servidor existentes.

  • a) Endereço do servidor: pode ser qualquer coisa, tipo http://provedor.radios.net
  • b) Porta da conexão: normalmente fica na faixa de 8000 a 8100
  • c) Tipo de servidor: pode ser Shoutcast, Icecast ou Icecast2
  • d) Ponto de montagem: esse será o arquivo em que sua transmissão será acessada pelos ouvintes. Normalmente pode ser qualquer nome escolhido por quem faz a transmissão. Por exemplo, se o seu ponto de montagem for minharadio, seu servidor for http://meu.servidor.net e a porta for 8000, possivelmente sua transmissão será http://meu.servidor.net:8000/minharadio
  • e) senha: bom, pode ser qualquer coisa... o administrador do servidor deverá passá-la pra você.

Consulte o administrador do servidor para saber quais as informações você precisa.

11. Configure seu programa de acordo com suas especificações, com os dados do servidor e com a qualidade do áudio desejada (16 ou 24kbps Mono). Depois, é só se conectar ao servidor e enviar o endereço da sua transmissão para todo mundo ouvir!

Boa Sorte!

Requisitos de Hardware:


Lembramos que os softwares de encoder e o servidor podem rodar na mesma máquina. Se for o seu caso, utilize uma máquina que seja superior tanto como encoder quanto como servidor.

Abordaremos somente os pré-requisitos necessários para um PC ou compatível, mas grande parte, senão todo este Manual pode ser aproveitado para outras plataformas (como Macintosh, Sparc, Alpha, etc), desde que não rodem Windowz, claro :)

Para se fazer uma transmissão com qualidade média (24kpbs, 22050Hz, stereo) é necessário no mínimo:

  • Pentium 133MHz ou compatível
  • 24Mb de memória
  • Placa de som de 16 bits

Á necessário também que a máquina tenha conectividade. Caso se queira transmitir para um servidor na internet, é altamente recomendado um conexão de banda larga, como ADSL, mas é possível fazer uma transmissão utilizando conexão discada (56kbps).

Transmissões low-fi e hi-fi


Se você possui internet banda larga, alguns programas permitirão que você faça mais de uma transmissão a partir do mesmo sinal de áudio, permitindo que você faça uma transmissão de alta qualidade (56kbps, por exemplo) para usuários de banda larga e outra com qualidade menor, digamos 24 ou 16kbps, para usuários de linha discada.

Montando seu estúdio


Você pode estar planejando colocar sua Rádio Livre ou Comunitária transmitindo também pela internet, pensando em apenas fazer transmissões caseiras ou querendo um verdadeiro estúdio de webrádio. Existem estúdios para todos os gostos e bolsos. Neste tópico vão algumas dicas de como ligar a aparelhagem já existente na sua rádio para transformá-la também numa rádio via internet.

O primeiro fator determinante nisso é a qual distância fica a conexão à internet do estúdio da sua rádio FM. Se no estúdio há conexão, então o problema está resolvido e você pode deixar o computador bem perto da mesa de som ou do mixer e aí você poderá tanto fazer transmissões pela internet quando baixar transmissões de outras rádios. Se a conexão fica longe do estúdio, a única possibilidade que você tem é captar sua transmissão FM com um receptor comum e inserí-la na entrada de sua placa de som para que ela possa ser veiculada na rede.

Outro fator é a capacidade da sua conexão. Muitas rádios encontram-se constantemente em dificuldades financeiras e não tem como pagar uma conexão de banda larga. Isso não é o fim da linha. Por preços mais em conta é possível fazer transmissões usando conexão discada (telefone) nos horários nos quais as tarifas são mais baratas. Não importa se sua rádio só tem transmissões pela net aos sábados à tarde, domingos ou madrugadas: o que importa é que ela faz transmissões.

Em seguida, você pode definir a quantidade de computadores que seu estúdio vai precisar. Com um computador mediano (Pentium II 233MHz, 64MB RAM) já dá para fazer tranquilamente a transmissão e em alguns casos (dependendo do programa de stream) tocar mp3 ao mesmo tempo. Se você conseguir um outro computador de menor capacidade (como um Pentium 133MHz, 32MB RAM) você terá mais liberdade ainda: no computador mais lento você roda o programa de stream e com o mais rápido você toca e edita áudio. Com três computadores então, você pode fazer transmitir pela internet, receber transmissões e ainda tocar mp3 ou ogg! Á ainda possível ter apenas um computador com duas placas de som ligado à internet. Uma placa de som mandar áudio para a estação de rádio e outra recebe o áudio da estação para fazer a transmissão pela internet.

Abaixo colocaremos diagramas de tipos de estúdio que você pode montar.


O esquema mais batato



O esquema com internet longe do estúdio.



O esquema "remediado", com internet no estúdio



Um esquema caro, com dois computadores.



O esquema inteligente, com apenas um computador com duas placas de som e internet no estúdio.


Ligando o cabo de áudio na sua placa de som


Não importa como será a montagem do seu estúdio, você terá que ligar seu mixer, seu aparelho de som ou apenas um microfone na entrada de áudio da placa de som. Olhando atrás do seu computador, você deverá ver pequenas entradas circulares, normalmente coloridas:




Se você viu algo do tipo, é a sua placa de som. Na foto, o buraco azul é onde você colocará o sinal a ser transmitido e no buraco verde (saída sem amplificação) ou preto (saída amplificada) você ligará suas caixas de som.

Agora vamos às ligações. Existem três tipos de plugues que você precisa conhecer:


Plugue P2 ("Bananinha")



::Plugue P10 ("Banana" ou "Universal"):


Plugue RCA




As entradas e saídas da sua placa de som são do tamanho P2, então é esse tipo de cabo que você vai precisar (P2 stereo). Mas pode acontecer que a saída do seu aparelho de som, do seu mixer ou do microfone não seja P2. Saídas de mixer costumam ser RCA e então você precisará comprar ou montar um adaptador ou cabo híbrido. Utilize sempre cabos stereo mesmo que sua transmissão pela web seja mono. Cabos stereo são aqueles com duas borrachinhas ao redor da parte metálica. Cabos monofônicos possuem apenas uma borrachinha ao redor da parte metálica.

ATENÁÁO: jamais ligue a saída de um amplificador na sua placa de som, isso poderá danificá-la.

Softwares de transmissão


Antes de começar essa seção, é bom esclarecer logo de cara que atualmente não existe o software ideal de transmissão de áudio pela internet. Nenhum deles reúne todas as opções disponíveis, o que um faz outro não faz. A seguir falaremos de cada um desses softwares, suas características e limitações, para que você possa escolher o que é melhor para sua rádio. Na dúvida, instale todos esses programas ou peça para alguém que entenda do assunto instalar para você. Nenhum desses programas ocupa muito espaço no computador e podem tranquilamente ficar instalados.

E antes de começar a testar esses programas, coloque um sinal na placa de som e experimente gravar algum áudio utilizando seu programa favorito. Aproveite para deixar os volumes regulados, utilizando para isso um mixer. Agora sim, vamos aos programas!

Usando o Linux


O Linux tem um bom suporte à tecnologia de streaming de áudio. Destacaremos aqui apenas qutaro programas diferentes para fazer sua estação: o Darkice, que será usado em conjunto com o Darksnow, o Oddcast e o MuSE.

Usando o Darksnow

O Darksnow é uma interface gráfica para o programa Darkice e que permite facilmente transmitir um áudio pela internet. O Darksnow cuida da configuração da sua rádio e o Darkice faz a transmissão. Para transmitir arquivos de audio armazenados no seu computador, ou para mixar entradas da placa de som com audio armazenados ou produzidos em tempo real no computador é necessário usar o Jack.

Abaixo estão fotos do Darksnow em ação.










A instalação do darksnow é muito simples num sistema Debian. Basta que você baixe o pacote mantido por Alexandre Amorim da Rádio FACED e instale-o. Pra isso, abra um terminal e digite:

 
wget http://twiki.ufba.br/twiki/pub/RadioFACED/ComoFunciona/darksnow_0.5.2-1_i386.deb
su # em seguida digite sua senha de administador
apt-get update
apt-get install darkice
dpkg -i darksnow_0.5.2-1_i386.deb


Para iniciar o darksnow, basta executar o comando

 
darksnow




Darkice + Darksnow + Jack


O Jack é um servidor de áudio para a plataforma GNU/Linux que permite conectar diversas entradas de áudio com todas as saídas de áudio do seu computador. No Jack, as entradas e saídas não são apenas as disponíveis na sua placa de som, mas sim também as entradas e saídas de qualquer programa de áudio que possua suporte ao Jack. Desse modo, é possível com apenas uma placa de som transmitir mp3 do computador, a entrada de áudio da sua placa de som e ainda a saída de algum programa de sequenciamento de batidas, como o Hydrogen, por exemplo.

A instalação do Jack ainda não é uma tarefa muito simples, porém existem algumas distribuições de GNU/Linux que já vem com ele instalado e configurado, como o DeMuDi.

Para rodar o darksnow/darkice com o Jack e ter todos os benefícios associados à essa combinação, é necessario ter o jack instalado, o qjackctl, o darkice 0.15 ou superior compilado com suporte ao jack, e o darksnow 0.5.1 ou superior.

Para você poder transmitir audio de um arquivo do teu disco, é necessario que um programa de audio externo reproduza o arquivo e, através do jack ele irá se conectar ao darksnow/darkice, portanto, instale pelo menos o plugin xmms-jack, ou xmms-jackasyn para o xmms, por exemplo.


darksnow transmitindo a música do xmms


O único problema de fazer o streaming a partir do jack é que a transmissão deve usar o mesmo samplerate que o Jack está usando e a mesma razão de bits da placa de som.

Você encontra nestes endereços informações mais detalhadas de como instalar o Darksnow e o Darkice: http://darkice.sourceforge.net e http://darksnow.radiolivre.org

Oddcast









MuSE

O MuSE - Multiple Stream Engine - é um software que essencialmente mistura até seis canais de áudio com regulagem de volume independente - tanto áudio da placa de som quanto mp3 e ogg ou até mesmo de outra webradio - e permite que o sinal resultante seja transmitido pela internet. O MuSE pode ser considerado um software muito promisso por causa de toda essa integração num único programa. Hoje ele ainda se encontra num estágio de desenvolvimento, o que deixa o MuSE um programa ainda muito instável, isto é, ele pode travar bastante. Mesmo assim encorajamos as pessoas a tentarem usar o MuSE.



Usando o Windows


Para transmitir via Windows (argh!) você precisará do programa m3w ou do Winamp usado em conjunto com o Oddcast ou com o SHOUTcast.

Usando o m3w

1. Baixe o m3w em http://www.informatik.fh-muenchen.de/%7Eruckert/m3w/ e instale-o.


Janela principal do m3w


2. Abra o m3w e vá no menu Options - Soundcard e selecione sua placa de som como entrada de áudio



3. Vá no menu Options - Broadcast e preencha os campos conforme a outra imagem em anexo. No campo senha, digite a senha do servidor.



4. Faça o mesmo para Options - Encoder



5. Agora coloque algo para tocar: Vá em Options - Add Input e escolha um arquivo mp3 pra tocar.

5. De volta à tela principal do programa, clique no ícone que é uma antena transmitindo ondas vermelhas. Isso fará com que o programa conecte-se ao servidor.

6. Quando o programa estiver conectado (vide barra de status na parte de baixo da janela), clique no botão Play da seção Soundcard. Isso fará com que o áudio da sua placa de som comece a ser enviado para o servidor.

OBSERVAÍÁO: O m3w é um ótimo programa e tem uma única limitação, que é a incapacidade de fazer o que chamamos de re-sampling de arquivos de áudio. Isso quer dizer que se você estiver fazendo uma transmissão a 16kbps mono e deseja tocar um arquivo de 192kbps stereo, o m3w simplismente vai ignorar sua configuração de 16kbps mono e irá transmitir a 192 ao invés de converter esse arquivo de áudio para um formato adequado. Por isso só recomendamos utilizar o m3w quando sua transmissão não usará arquivos mp3, mas apenas a entrada de sua placa de som. Se você quiser insistir, uma solução para contornar este problema é, antes de começar sua transmissão, selecionar previamente os arquivos de áudio a serem usados e convertê-los para o formato wav na taxa de amostragem e número de canais desejado (no nosso exemplo, 16kbps mono). Alternativamente você pode converter seus áudios originais em wav e logo em seguida codificá-los em mp3 na taxa de amostragem e número de canais desejado.

Oddcast no Windows

Um plugin é um pequeno programa ou acessório que, quando adicionado ao programa principal, possibilita este de executar algumas tarefas que ele não foi programado para fazê-las. Em especial, plugins para programas de áudio funcionam como sistemas de som. Você pode comprar um toca cds humilde e juntá-lo a um bom equalizador e a caixas de som e amplificadores, não pode? Com os plugins é a mesma coisa.

Existem dois plugins pro Winamp que fazem transmissão via internet: o SHOUTcast DSP e o Oddcast que transforma o Winamp, além de reprodutor, um cliente que envia o áudio para o servidor de stream.

Para instalar o Oddcast, siga as instruções:

  1. Primeiro baixe o LAME, software que faz mp3: http://www.mp3-tech.org/software/encoders/lamewin32.exe
  2. Para usar o Oddcast, baixe-o no endereço http://www.oddsock.org/tools/oddcastv2_wa2/ e instale-o no mesmo diretório que o seu Winamp 2 está instalado (não use o Winamp 3!).
  3. Abra o menu de preferências do Winamp e selecione o plugin do oddcast.
  4. Abra as configuraçòes do Oddcast e configure sus três seções (geral, encoder e server).

SHOUTcast

Considerando que você esteja com o Winamp 2.x instalado, baixe o plugin SHOUTcast DSP a partir de http://www.shoutcast.com. Agora vamos executar o programa de instalação do SHOUTcast passo a passo:

  • Rode o programa de instalação do Plugin SHOUTcast DSP
  • Depois que o plugin foi instalado, abra o Winamp
  • Em seguida, entre na janela de Preferências digitando as teclas Ctrl e P.. Aparecerá a janela de Preferências.
  • Clique na seção DSP/Effect que está no painel esquerdo dessa janela.
  • Selecione o Plugin SHOUTcast Source DSP. Quando você fizer isso, deverá aparecer uma janela com o nome SHOUTcast source.
  • Feche o menu de preferências do Winamp clicando no botão Close na janela de preferências.
  • Volte para a janela SHOUTcast source e clique na seção Input.
  • Clique na seção Input e certifique-se que o *Input Device* (Dispositivo de Entrada) correto esteja selecionado (normalmente é o próprio Winamp ou então a placa de som do seu computador).
  • Vá na seção Encoder, selecione Encoder 1 e selecione a taxa de bits (bitrate) apropriada. Normalmente 16 ou 24 kbps são bons valores. As opções para uma transmissão mono estão abaixo das de *estéreo*.
  • Clique na seção Output e então selecione Output 1.
  • Clique no botão Connection para entrar com as informações sobre o servidor de webradio no qual você irá se conectar. Preencha os campos Address, Port number, Password e selecione Encoder 1.
  • Opcionalmente, selecione o campo _Automatic Reconnection on Connection Failure__, para que a transmissão seja automaticamente estabelecida caso ela tenha sido quebrada.
  • Clique no botão Yellowpages e entre com a descrição da sua transmissão. Nesses campos você pode colocar qualquer coisa, como o nome da sua rádio, etc.
  • Se você quiser que o SHOUTcast conecte ao servidor quando o Winamp é iniciado, selecione a opção _Connect at Startup_.
  • Pronto, agora é só clicar em Connect que a transmissão deverá começar!

Durante a sua transmissão


Quando você iniciar a transmissão, entre nalgum bate-papo, como por exemplo bate-papo do CMI, e peça pra alguém testar pra você. Pergunte qual música a pessoa está ouvindo, pois geralmente quando a transmissão não funciona os clientes são redirecionados pra próxima que esteja na mesma porta. Pergunte também se o volume, equalização, ganho, etc estão ok. Se você não puder entrar no bate-papo, peça para alguém tentar escutar a transmissão a partir de outro computador.

Montando um servidor de Webradio


Muito provavelmente você procura por um servidor de webradio para usar na sua transmissão e apesar de fazer uma busca não encontrou muita coisa. Realmente existem muitos servidores desse tipo, quase nenhum deles oferecendo serviço gratuito de transmissão.

A solução, no seu caso, é rodar um servidor na sua conexão com a internet ou então rodar vários servidores em várias conexões com a internet diferentes e juntá-los numa mesma rede, possibilitando que mais ouvintes consigam acessar seu sinal. Para isso, leia nosso guia Montando um Servidor de Webradio, disponível manual ((Icecast | Montando um servidor de Webradio)).

Maiores informações


Se você está com dúvidas ou dificuldades para fazer sua prórpia rádio, escreva para a lista de discussão do Coletivo Técnico do projeto http://www.radiolivre.org, tech@radiolivre.org.

Sobre este manual


Este texto foi retirado de http://docs.indymedia.org/view/Sysadmin/WebRadiosPt na revisão 1.73 (09/09/2005). A versão mais atualizada sempre se encontra no local original da documentação. Se a revisão atual do documento for muito maior que a 1.73, por favor contate-nos pra que possamos atualizar a cópia que está aqui no estudiolivre.org.

Este manual foi escrito por Rhatto (rhatto@riseup.net) com a colaboração de Rafael Diniz (rafael@riseup.net).


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike? 2.0 Brazil License.



Todo para o estudiolivre.org


Esta seção lista as necessidades de adequação deste documento para o estudiolivre.org:

  • adicionar links
  • copiar imagens
  • quebrar em várias páginas
  • trocar seção sobre o darksnow pelo link Darkice e Darksnow
  • retirar seção de softwares pra windoze?

Última alteração: 02/11/2005 às 23:51, por: rhatto