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Manual do Ardour: 5. Edição Avançada


Esta seção do manual mostra várias técnicas de edição que vão além de recortar/organizar/rearranjar regiões em uma playlist.




5.1. Trabalhando com Crossfades


Crossfades

Sempre que você combinar quaisquer duas regiões de áudio, de modo que se sobreponham, você cria o potencial para um crossfade entre elas: uma transição suave de uma região a outra. Crossfades no Ardour são gerados em tempo real e não são armazenados em disco. Eles são objetos dentro de uma playlist assim como regiões, exceto aquelas que a única maneira de criar um crossfade é pela sobreposição de duas regiões, e a única maneira de remover um crossfade é mover uma ou ambas regiões de modo que elas não se sobreponham. Note que crossfades não são sempre audíveis (eles podem ser mudos ou não, como desejar), e podem ser editados de várias formas. Nós pensamos em crossfade como algo que consiste de uma sobreposição entre duas regiões, mais duas curvas de controle de ganho que controlam o volume das entradas e saídas durante o crossfade.

Tipos de crossfades

O Ardour vem com dois tipos básicos de crossfades, denominados short crossfades e full crossfades. Um crossfade full (cheio) é a transição entre duas regiões que medem a sobreposição inteira entre elas. Se a sobreposição tiver 2 segundos de comprimento, então o crossfade terá 2 segundos de comprimento. Um crossfade short (curto) é uma transição entre duas regiões que duram uma quantidade fixa de tempo, e serve simplesmente para evitar falhas de áudio no limite das duas regiões. O comprimento de um crossfade curto é um parâmetro de sessão-completa, que pode ser ajustado via opções de edição. O padrão é 15ms, e o comprimento pode variar de 1 milisegundo para 0.5 segundos. Na versão atual do Ardour, não é possível alterar o comprimento de um crossfade curto após ele ter sido criado, mas é possível alterar a maioria dos crossfades curtos para um completo (ou cheio) e vice-versa. Crossfades cheios podem ter seu comprimento alterado, modificando a extensão da sobreposição entre as duas regiões.

Note que, mesmo que o comprimento absoluto do crossfade seja fixado, crossfades podem ser editados com completa liberdade, permitindo você alterar o comprimento eficaz modificando as formas das curvas do fade in e fade out.

Overlaps (Sobreposições)

Há várias formas diferentes para sobrepor duas regiões e resultam em diferentes tipos de crossfades, sendo colocados nos limites das duas regiões:

Sobreposições externas

Uma sobreposição "externa" ocorre quando uma região inicia com outra região, mas se estende além da outra extremidade.

Sobreposições como esta causarão um xfade sendo colocados no início da região mais atrasada. Caso seja um crossfade completo ou curto, é controlado pelo tipo de preferência do crossfade atual. Se crossfades curtos forem selecionados, o crossfade irá durar pelo crossfade curto atual; do contrário, o crossfade completo irá durar pela sobreposição inteira. O status mudo do crossfade irá depender do estado atual da configuração "Novos crossfades são mutados".

No exemplo acima, a região mais atrasada está acima da mais adiantada. Também é possível criar uma sobreposição, onde a região mais adiantada está em uma camada mais alta:

Para uma sobreposição deste tipo, a preferência do crossfade atual afeta a colocação do crossfade. Se crossfades completos tiverem sido escolhidos, o crossfade será colocado no início da região mais atrasada e irá durar pela sobreposição inteira. Se crossfades curtos tiverem sido escolhidos, o crossfade irá iniciar somente antes do final da região mais adiantada e irá durar pelo crossfade curto escolhido. O estado mudo do crossfade vai depender do estado atual da configuração "Novos crossfades são mutados".

Sobreposições internas

Uma sobreposição "interna" ocorre quando o início e o final de uma região ocorrem ambas dentro da duração de outra.

Sobreposições deste tipo irão causar dois crossfades curtos a serem colocados no início da região mais atrasada e próximas do final. Ambos os crossfades irão durar pelo crossfade atual curto, e são criados em um estado não-mudo. Estes crossfades não podem ser convertidos para crossfades completos. É importante compreender que a finalidade destes dois crossfades é um pouco diferente daqueles criados para as sobreposições de final-único, como os casos acima. Eles são criados unicamente para evitar falhas de áudio nas transições entre as duas regiões, e não pretendem facilitar interessantes crossfades entre a região mais baixa e mais alta.

Observe que no exemplo acima, a região mais curta está acima da mais longa. Também é possível criar o seguinte tipo de sobreposição, onde a região mais curta está abaixo da mais longa:

Sobreposições deste tipo não ocasionam criação de crossfades. A região mais alta será audível durante toda sua duração; a região mais baixa não será audível.

Criando Crossfades

Para criar um crossfade entre duas regiões, mova-os de forma que se sobreponham. Um crossfade é automaticamente criado dentro da sobreposição (possivelmente dois, dependendo do tipo de sobreposição, como explicado acima). Se o crossfade for mudo ou não depende de duas coisas:

  • se o tipo de crossfade atual estiver ajustado para "Short" (curto), o novo crossfade será criado em um estado não-mudo
  • se o tipo de crossfade atual estiver ajustado para "Full" (cheio), o status mudo o novo crossfade é controlado pelo option editor no painel de controle "Layers&Fades". Se "novos crossfades forem não-mudos", o novo crossfade será não-mudo.

Um crossfade mudo não fica visível diretamente na janela de edição, mas pode ser acessado pelo contexto clicando dentro da sobreposição que o relaciona. Um crossfade não-mudo tem um plano de fundo amarelo, que cobre a sobreposição inteira (para fazer sua presença óbvia, o tempo todo), e um par de curvas visíveis que mostram as curvas do controle de ganho para o fade. Estas curvas podem não ficar visíveis em determinado nível de zoom, principalmente para crossfades curtos.

Editando Crossfades

Para realizar operações em um crossfade, clique em qualquer lugar da sobreposição. Para as crossfades curtos, no caso de sobreposição "interna", você precisará aumentar o zoom até que o crossfade se torne visível, e então clique nele. Cada crossfade sob o ponteiro do mouse (normalmente apenas um) aparecerá no menu, e conduzirá a um submenu oferecendo as seguintes opções:

  • Mute/Unmute the crossfade
  • (mutar/desmutar o crossfade) Edit the crossfade
  • (Editar o crossfade) change the crossfade from short to full ou vice versa
  • (alterar o crossfade de curto para cheio ou vice-versa)

A última opção não está disponível para os crossfades curtos no caso de sobreposição "interna".

5.2. Trabalhando com Layers

É possível organizar regiões em uma (trilha) de modo que elas se sobreponham - uma inicia antes da outra terminar, por exemplo. Devido a isso, é importante que haja uma regra clara e compreensível para o que você escutará quando reproduzir estes tipos de arranjo da região.

Cada região em uma playlist é atribuída a um layer (camada). Sempre pode haver somente uma região em uma dada camada, embora rearranjando a playlist (trilha) possa alterar qual região está em qual layer. Em qualquer ponto dado ao longo do timeline, você ouvirá a região mais alta nesse ponto.

Naturalmente, nada em um áudio digital é sempre tão simples, há algumas complicações:

Crossfades

Sempre que duas regiões se sobrepõe, há o potencial para um crossfade entre elas. Se o crossfade não estiver mudo, então você irá ouvir o conteúdo do crossfade durante a sobreposição, não apenas a região mais alta.

Opacidade da Região

Em um perverso nó de programas de manipulação de imagens, o Ardour permite a criação de regiões transpartentes. Por padrão, todas as regiões são criadas como opacas, o que significa que quando elas são tocadas, nenhuma região abaixo delas fica audível. Entretanto, se você alterar a região para transparente, ela ficará audível junto com quaisquer outras regiões abaixo dela. Esta capacidade não deve, provavelmente, ser abusada - se você realmente quer mixar sons desta forma, eles provavelmente devem ficar em suas próprias trilhas. Embora, ocasionalmente, este seja um truque muito útil.

Para alterar a opacidade de uma região, popup o editor de regiões, accessível pelo clique na região. Então clique no botão "opaco", mudando-o para on ou off, como desejar.

Estilos de Camadas

Quando você está gravando um novo material para uma trilha, você pode querer que o novo material seja gravado "sobre" um material existente na trilha a ser ouvido na reprodução. Chamamos isso de OVERDUB. Por exemplo, se fizer um overdub de parte de uma guitarra solo, você normalmente quer que overdub fique audível e não oculto pela versão antiga que já estava lá. Em comparação, quando editar usando splitting/trimming/moving de regiões para criar um arranjo particular junto à timeline, muitas pessoas encontram que querem regiões que iniciam mais tarde no timeline para serem as únicas audíveis.

Para facilitar estas duas contradições desejadas, o Ardour possui três características de estilos diferentes para atribuir regiões a camadas.

As regiões adicionadas mais recentemente são elevadas:

Use este estilo quando grabar/overdubbing novo material. Edição de qualquer tipo não modifica a camada.

As regiões adicionadas/movidas/trimmed são elevadas:

Use este estilo quando gravar/overdubbing novo material, mas você quer edição básica para fazer com que as regiões levantem-se até o topo.

Regiões mais atrasadas são elevadas:

Use este estilo quando rearranjar e editar regiões.

Uma nova sessão tem estilo de camada configurado para "Regiões mais recentemente adicionadas/movidas/trimmed são elevadas". Para alterar o estilo de camada, abra o option editor e selecione a página "Layers&Fades". Há uma opção aqui para selecionar o estilo que quiser. Estilos de camada podem ser alterados a qualquer hora. A camada existente de todas as playlists não são alteradas quando alterar o modelo de camada.

Modificando Camadas Manualmente

Se você quiser alterar uma região em particular para ficar mais acima quando o estilo de camada atual tiver colocado-a em uma camada mais baixa, clique na região. Selecione a região do menu que aparece, e no submenu que aparecer, escolha "Move region to lowest layer" (Mover região para a camada mais baixa) ou "Move region to upper layer" (Mover região para a camada mais alta). A camada para a playlist será recalculada para garantir que a região está na camada escolhida. Nota: estas operações somente têm efeito se for usado o "Mais recente .." modelo de camada.

Você pode ver a camada precisa de uma região atribuída no popup do editor de região, acessível apenas clicando na região.

Nota: nessa hora, o Ardour oferece controle mais explícito sobre a camada, permitindo que você mova regiões para cima ou para baixo para camadas específicas. Isso foi encontrado como problemático, confuso, e geralmente oferecido desnecessariamente por ambos os estilos de camada que o programa oferece agora.



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Última alteração: 16/03/2007 às 07:39, por: criscabello