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Projeto Olido Digital





Projeto Olido Digital


O projeto Cultura Olido Digital está sendo desenvolvido em parceria entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Cultura. Esta parceria foi firmada por um convênio que consiste na implantação de um estúdio multimídia dentro do Centro Cultural Olido, espaço reformado pela PMSP, e deverá funcionar com uso de sofwares livres.
A opção pelo uso de software livre se dá não só por ser uma orientação do Governo Federal, como também por permitir plena apropriação das tecnologias e autonomia de atuação das comunidades. Além disso, o uso de software não proprietário não tem custo de aquisição, proporcionando assim uma grande economia, já que licenças de softwares de edição de vídeo, áudio e de produção gráfica custariam valores exorbitantes.


O Cultura Olido Digital deverá funcionar como um grande centro de pesquisa multimídia em software livre. Este conceito, inédito no mundo, tem por objetivo tornar-se referência de uma política de apropriação de tecnologia para o social. Nesse sentido, ele foi concebido para poder servir, num primeiro momento, como o projeto-piloto de uso de tecnologia digital para a rede dos Pontos de Cultura, e para funcionar como um grande laboratório, um centro de referência técnica, irradiador da política de cultura digital que o MinC busca implantar nos Pontos.
Trata-se, pois, de um projeto de inclusão digital que considera que o estúdio multimídia conectado por banda larga é seu ponto de partida. O conceito é que o estúdio multimídia conectado permita interatividade em 1) texto, 2)imagem gráfica, 3) áudio, 4) audiovisual, 5) programação de software livre.


No nosso conceito, a inclusão digital deve permitir alfabetização nessas cinco linguagens. Este conceito é novo no campo da inclusão digital, que normalmente só pensa no computador como ferramenta de acesso e não de produção de conhecimento.
A viabilização desse projeto, porém, necessita de realização de testes documentados, de formulação de oficinas e de tutoriais, de especificação dos equipamentos que comporão os laboratórios, de criação de uma estratégia de replicação e colaboração em rede e de arquitetura de uma infra-estrutura de software livre necessária para tudo isso.
Em planejamento preliminar realizado pela Secretaria de Programas e Projetos Culturais, os estúdios multimídia foram divididos em laboratórios e unidades de ação que estão listados e conceituados abaixo, e que precisam ser desenvolvidos de forma a poder trabalhar de maneira integrada.

1 - Laboratório Hacker

Hacker é o nome de quem tem expertise em tecnologia da informação. Os software livres, por terem seu código aberto, permitem a apropriação da tecnologia e a construção de ferramentas para necessidades das pessoas e das comunidades.
No laboratório hacker, as pessoas devem ter a possibilidade de serem alfabetizadas em linguagens de programação e entender que a filosofia colaborativa pode gerar autonomia tecnológica. A proposta é que ele trabalhe em conjunto com os outros laboratórios aperfeiçoando os softwares utilizados.

2 - Laboratório de Internet

Acesso pleno à internet é o primeiro passo para entrar no mundo da cultura digital. Esse laboratório deve ter a capacidade de mostrar que a internet é a porta da autonomia do conhecimento e que os portais comerciais somente replicam as injustiças e desigualdades da sociedade de consumo.
Os caminhos para discussão e formatação das identidades digitais das comunidades devem ser aqui estimulados.

3 - Laboratório de Vídeo

Aqui deve-se promover a alfabetização em linguagem audiovisual para estímulo da criatividade dos que serão estimulados a registrar e manipular suas próprias imagens.
O laboratório de vídeo deve possibilitar uma nova forma do garoto e a garota se verem, trabalhar a identidade e a auto-estima dos indivíduos, e ajudar a construir um novo olhar e uma nova imagem do cidadão e de sua comunidade.

A gramática do audiovisual deve ser ensinada, para fomentar a criação de espaços virtuais de luz e imagem.
Os softwares de captação, edição, manipulação, armazenamento e distribuição de vídeo devem ser usados e aperfeiçoadas em conjunto com os hackers.

4 - Laboratório de Áudio

O laboratório de áudio deve prever estúdios de gravação que possibilitem o registro das diversas manifestações musicais da comunidade, desde bandas acústicas e plugadas até re-mixagens e pesquisas de novas sonoridades digitais. A tecnologia deve ser apresentada como uma ferramenta a ser apropriada pelo artista.
Os softwares de captação, edição, manipulação, armazenamento e distribuição de áudio devem ser usados e aperfeiçoadas em conjunto com os hackers.

5 - Laboratório Gráfico

Aqui deve ser produzida mídia impressa, gráficos, imagens e textos para web; imagens em duas e três dimensões. Também a mídia local, a distribuição e circulação de notícias, de acontecimentos, deve ser aqui repensada.

O Laboratório Gráfico deve permitir a criação de todas identidades visuais através do uso de aplicativos de edição que poderão ser aperfeiçoados junto ao Laboratório Hacker.

6 - Laboratório de Articulação em Rede

A partir de uma auto-estima restaurada, com o nascimento de uma cidadania individual e coletiva, o que se espera é que existam articulações. Cidadãos articulam. Nesse laboratório deve-se passar o conceito de uso da internet como meio para articulação em rede.

7 - Laboratório de Reciclagem Tecnológica

O mundo do consumo, produz lixo tecnológico permanentemente a partir de novas demandas supérfluas. Esta cadeia, por um lado faz crer que os produtos são realmente "ultrapassados" e, portanto, inúteis. É a obsolescência programada. Por outro lado, esta desenfreada correria por tecnologia supostamente de ponta, exclui permanentemente a grande maioria das pessoas, já que os produtos "de ponta" custam muito caro.
O laboratório de reciclagem deve funcionar como uma oficina onde a sucata se transforma em tecnologia.

8 - Internet sem fio - Wi-Fi?

Wi-Fi? é uma tecnologia de ponta. Permite a transmissão de internet sem fio. O uso dessa tecnologia talvez possa possibilitar a propagação do acesso a internet em banda larga para a comunidade. Deve-se estimular a fabricação de instrumentos que viabilizem essa possibilidade revolucionária.

9 - Laboratório de Rádio

Rádios Digitais serão uma realidade em breve. Rádios Locais se multiplicarão. Rádio é uma mídia de construção simples e barata.
Aqui deve-se estimular a produção do laboratório de áudio e promover a redescoberta da linguagem do rádio, atualmente resumida às rádios comerciais.

10 - Laboratório de Mídia

Mídia tática é um conceito de mídia alternativa que surgiu nos anos 90, fruto de uma série de práticas de ativistas de mídia e festivais de novas mídias pela Europa e EUA. O fundamento básico do conceito de mídia tática é um uso diferenciado das potencialidades midiáticas, tornado possível graças à crescente acessibilidade aos materiais e equipamentos de produção de mídia, e à conseqüente explosão de produção faça-você-mesmo (DIY). O termo tática vem como oposto a estratégia, no sentido de não efetuar confrontos diretos com o sistema, mas sim atuar através de falhas nesse sistema, taticamente.

O conceito de mídia tática, que vai da reutilização das mídias tradicionais como tv, rádio, vídeo e meio impresso à novas mídias como web sites, produção de softwares open source e todo tipo de mídia eletrônica, incluindo teatro de rua, DJs e performance, deve permear as produções midiáticas dos laboratórios.

11 - Laboratório de Licenciamento e Distribuição Digital

A tecnologia digital abre oportunidades inéditas para a distribuição e circulação da produção multimídia. Os modelos tradicionais de proteção dos direitos autorais tornaram-se insuficientes para estas novas formas de distribuição. Assim, é de fundamental importância que a juventude que no Cultura Olido Digital e nos Pontos de Cultura tome conhecimento das novas possibilidades de licenciamento, como o Creative Commons, o re:combo etc.

Nestas oficinas, o jovem deverá poder entrar em sintonia com o novo modelo de gestão da música, do vídeo, da imagem, da publicação e do software livre.

Pontos de Cultura


O projeto prevê a criação de 100 Pontos de Cultura até o fim do ano. Os grupos locais interessados em receber um ponto - selecionados por edital - receberão um kit de equipamentos multimídia com softwares livres, formulado a partir do piloto desenvolvido no Olido.

Para isso, deverá ser feita a especificação dos equipamentos e softwares livres que irão fazer parte de cada kit de cultura, a concepção de uma metodologia de implantação dos kits multimídia, através da formação de equipes de instalação e equipes de socorro aos pontos, da formulação das oficinas a serem realizadas nas instalações, da criação de uma infra-estrutura lógica de comunicação em rede e da criação de uma documentação e metodologia de suporte on-line para auxílio e comunicação contínua com os pontos.

A rede formada deverá funcionar de forma que as atividades produzidas no Centro Cultural Olido sejam estimuladas nos Pontos de Cultura. Dessa forma, os laboratórios e unidades de ação concebidos e implementados no Olido devem ser adequados à escala dos Pontos de Cultura para poder ser levada às comunidades selecionadas por edital.
O ineditismo destas iniciativas, porém, exige expertise que o Sistema MinC não possui. Portanto, para a consecução destes objetivos, é imprescindível a contratação de consultoria técnica especializada. Durante o processo de exeucução dos serviços ora contratados, será garantida a transferência de conhecimentos a equipe técnica do MinC.

Escopo do Projeto


Desenvolver as atividades apresentadas nos quatro módulos a seguir:

Módulo I - Pesquisa e estruturação conceitual


4.1 Pesquisar formas de ação colaborativa apoiadas por redes telemáticas;

4.2 Pesquisar a viabilidade e consequências, na Lei Brasileira, da produção de obras culturais e tecnologia com direito autoral compartilhado (copyleft);

4.3 Elaborar o projeto conceitual, reunindo referências de variadas fontes de informação sobre cultura digital (incluindo as informações levantadas nos itens 4.1 e 4.2) e estabelecendo os princípios norteadores de todo o projeto, dos Pontos de Cultura e Cultura Olido Digital;

4.4 Criar a identidade visual e conceber a campanha de divulgação dos Pontos de Cultura e para o Cultura Olido Digital;

Módulo II - Experimentação de tecnologia de informação e comunicação para os Pontos de Cultura


4.5 Realizar testes comparativos de hardware e dispositivos digitais multimídia, analisando suas performances em plataforma Linux;

4.6 Realizar testes comparativos entre distribuições Linux, analisando suas performances em variados perfis de hardware;

4.7 Realizar testes comparativos na plataforma Linux das seguintes categorias de software livre: (a) produção multimídia, (b) produção de software e (c) socialização em rede; analisando suas performances em variados perfis de hardware;

4.8 Realizar testes comparativos de conectividade entre computadores na plataforma Linux, analisando infra-estruturas de rede compatíveis com o Sistema GESAC e a Internet comercial;

Módulo III - Concepção de plataforma tecnológica em rede para compartilhamento cultural e apropriação tecnológica


4.9 Desenvolver, com base no edital de divulgação número 1 da SPPC, os critérios para a avaliação técnica dos candidatos a Pontos de Cultura, analisando seus espaços e respectivas bases tecnológicas, e as especificidades dos contextos onde estão inseridos;

4.10 Especificar metodologia e conceber soluções tecnológicas viabilizadoras do intercâmbio de obras culturais e métodos de produção tecnológica a partir de redes telemáticas interconectadas na plataforma Linux, em compatibilidade com o sistema GESAC e a internet comercial;

4.11 Especificar metodologia e conceber solução tecnológica de acompanhamento, registro e solução, presencial e remoto, de problemas técnicos envolvendo o uso e manutenção da solução tecnológica especificada no item 4.9;

Módulo IV - Estruturação das atividades dos Pontos de Cultura e Cultura Olido Digital


4.12 Realizar oficinas para especificação de base metodológica e instrumental para o ensino da produção de obras culturais com direito autoral compartilhado;

4.13 Realizar oficinas para especificação de base metodológica e instrumental para o ensino da produção de obras culturais na plataforma Linux;

4.14 Realizar oficinas para especificação de propostas de diretrizes para o projeto logístico de um Ponto de Cultura, envolvendo distribuição espacial de equipamentos, materiais e gerenciamento destes recursos , em função das metodologias elaboradas nos itens 4.11 e 4.12;

Módulo V - Estruturação da implantação e gestão coordenadas dos Pontos de Cultura e Cultura Olido Digital


4.15 Realizar oficinas para especificação de base metodológica e instrumental das seguintes atividades de gestão dos Pontos de Cultura e Cultura Olido Digital: (a) gerenciamento das diversas equipes e recursos para instalação de redes telemáticas na plataforma Linux e suas devidas interconexões através de infra-estruturas compatíveis com o Sistema GESAC e a Internet comercial, (b) planejamento coordenado de atividades em geral (oficinas, eventos, etc.), (c) auxílio posterior, presencial e remoto, ao uso e manutenção de tais redes instaladas.

Produtos Esperados


Para a efetivação da contratação da organização, faz-se necessário que a mesma apresente um Plano de Trabalho, contendo metodologia e cronograma para o desenvolvimento das atividades. O mencionado documento constitui peça fundamental para a seleção da organização, e será considerado como o primeiro produto que viabilizará o início das atividades. Além desse, os produtos esperados, a partir do escopo no projeto são os seguintes:

5.1 Produtos do Módulo I

Produto I.1 - Plano de Trabalho, contendo metodologia e cronograma para desenvolvimento de todas as atividades do escopo do projeto;

Produto I.2 - Documento de referência. Projeto conceitual que detalhe a visão de cultura digital embutida nos Pontos de Cultura e no Cultura Olido Digital, contendo os princípios, as referências e a apresentação de trabalhos utilizados na construção do conceito de cultura digital, além de visualizações da dinâmica de ação colaborativa em rede que unirá as atividades nos Pontos e no Olido, bem como um manual jurídico indicando procedimentos e práticas de produção de obras culturais e tecnológicas (multimídia) com direito autoral compartilhado, que estejam de acordo com a lei brasileira;

Produto I.3 - Manual do projeto de identidade visual e guia de estilo para caracterização, em todos os aspectos, dos Pontos de Cultura e Cultura Olido Digital, contendo: (a) logomarca, (b) manual de aplicação da marca para diversos os usos;

Produto I.4 - Criação de cartaz contendo o resumo das idéias-chave de todo o projeto, visando o esclarecimento da sociedade em geral;

Produto I.5 - Produção de vídeo contendo o resumo das idéias-chave de todo o projeto, visando o esclarecimento da sociedade em geral;

Produto I.6 - Criação de website contendo o resumo das idéias-chave de todo o projeto, visando o esclarecimento da sociedade em geral;

Produto I.7 - Criação de plataforma na web para apoiar os procedimentos de documentação e interação envolvidos nas atividades dos módulos do Escopo do Projeto;

5.2 Produtos do Módulo II

Produto II.1 - Relatório reunindo os resultados dos testes comparativos (descritos nos Produtos de 4.4 a 4.7 do Módulo II) de hardware e dispositivos digitais na plataforma Linux, diferentes categorias de software livre, e conectividade na plataforma Linux compatibilizada com sistema GESAC e a internet comercial, bem como especificações de redes telemáticas (combinando produtos de cada um dos itens acima dispostos) para os Pontos de Cultura e Cultura Olido Digital, seguindo os critérios: custo/benefício, performance, compatibilidade na plataforma Linux com o sistema GESAC e a internet comercial;

Produto II.2 - Documento de referência dos testes realizados, contendo descrição técnica e metodologia utilizada, de forma a permitir a replicação dos processos de testes;

5.3 Produtos do Módulo III

Produto III.1 - Documento de especificação técnica dos equipamentos, softwares e recursos que formarão a rede telemática que será instalada em cada um dos Pontos de Cultura selecionados no edital de divulgação número 1 da SPPC, contendo a descrição e a metodologia de construção de uma rede telemática operacional a partir desta especificação técnica, com conectividade compatível, na plataforma Linux, com o sistema GESAC e a internet comercial.

Produtos III.2 - Relatório técnico contendo diretrizes e especificações técnicas de interconexão entre a rede dos Pontos de Cultura, a rede do sistema GESAC e a internet comercial;

Produto III.3 - Relatório de critérios técnicos para seleção das instituições candidatas a Pontos de Cultura, nas suas várias especificidades, dos candidatos ao edital de divulgação número 1 da SPPC;

Produto III.4 - Pacote de softwares contendo a versão mais recente de uma distribuição do sistema operacional Linux e aplicações em software livre compatíveis para produção multimídia. Os softwares devem permitir conectividade com o sistema GESAC e a internet comercial, serem otimizados para rede telemática especificada no Produto III.1 e estarem configurados com suporte à internacionalização, permitindo o uso da língua portuguesa;

Produto III.5 - Software livre na plataforma Linux, em sua versão mais recente, específico para a restauração automatizada da estrutura de software da rede telemática especificada no Produto III.1;

Produtos III.6 - Documento contendo a especificação técnica de uma estrutura de suporte presencial e remoto que atenda os problemas técnicos decorrentes da instalação e uso da rede telemática de um Ponto de Cultura, incluindo um manual com procedimentos de atendimento ao usuário;

Produto III.7 - Documento contendo metodologia de capacitação de atendentes de suporte ao usuário segundo a especificação e procedimentos descritos no Produto III.6;

Produto III.8 - Software livre na plataforma Linux, em sua versão mais recente, específico para a interação entre os atendentes capacitados pela metodologia gerada no Produto III.7, e tendo por finalidade o acompanhamento remoto e a implementação de soluções técnicas nas redes telemáticas especificadas no Produto III.1;

Produtos III.9 - Documento contendo a especificação conceitual de uma plataforma de compartilhamento distribuído de conteúdo multimídia e métodos de produção tecnológica em redes telemáticas interligadas em arquitetura compatível com o sistema GESAC e a internet comercial;

Produto III.10 - Software livre na plataforma Linux, em sua versão mais recente, específico para interação e compartilhamento de conteúdo multimídia e métodos de produção tecnológica com direito autoral compartilhado, de arquitetura distribuída e funcionamento compatível com o sistema GESAC e da internet comercial;

Produto III.11 - Códigos-fonte, em suas versões mais recentes, dos softwares livres utilizados nos Produtos III.4, III.5, III.8 e III.10, incluindo documentação de apresentação, instalação, uso, manutenção e desenvolvimento destes softwares, visando o fácil acesso e compreensão pelos usuários e pessoal técnico, e seu posterior desenvolvimento compartilhado na rede dos Pontos de Cultura e Cultura Olido Digital;

5.4 Produtos do Módulo IV

Produto IV.1 - Documento contendo a metodologia das atividades que compõem as oficinas descritas pelo anexo I, além de suas respectivas ementas e listas de material necessário para sua realização;

Produto IV.2 - Material didático específico para cada oficina descrita pelo Anexo I, em acordo com as metodologias elaboradas no Produto IV.1;

Produto IV.3 - Material de referência específico para cada oficina descrita pelo Anexo I, em acordo com as metodologias elaboradas no Produto IV.1;

Produto IV.4 - Documento contendo propostas de diretrizes logísticas para o desenvolvimento das atividades descritas no Produto IV.1, visando melhor aproveitamento do espaço do Ponto de Cultura para: (a) a integração social e cultural dos envolvidos nas atividades referidas (b) o exercício de atividades operacionais do Ponto de Cultura (c) o manuseio e acesso aos diversos recursos utilizados nas atividades;

5.5 Produtos do Módulo V

Produto V.1 - Documento contendo metodologia para a coordenação remota e presencial, das seguintes atividades: (a) instalação simultânea de redes telemáticas dentro da especificação do Produto III.1, por múltiplas equipes em diferentes localidades, (b) planejamento e agendamento de atividades segundo as especificações no Produto IV.1, e a alocação de equipes nos Pontos de Cultura e Cultura Olido Digital para desenvolvê-las, (c) auxílio remoto e presencial à resolução de problemas, manutenção dos equipamentos e recursos nos Pontos de Cultura e Cultura Olido Digital;

ANEXO I - PLANO DE TRABALHO 2/3


4 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE)

META ETAPA/ ESPECIFICAÇÃO INDICADOR FÍSICO VALORES - R$ DURAÇÃO
FASE UNIDADE QUANTIDADE UNITÁRIO TOTAL
1.1 Formação 1 Infra-estrutura Aquisição de equipamentos para os espaços: - convivência e articulação; - laboratório de hacker; - laboratório gráfico. equipamentos 83 - DAÍ 730ddDAI

1.1 Formação 1 Mobiliário Aquisição e Instalação mobiliários 269 -

1.1 Formação 2 RH – Oficineiros oficineiros 5 -

1.1 Formação 2 Treinamento e instalação. Oficinas (internas) de treinamento e instalação - montagem do espaço, introdução ao linux, desmistificação da máquina, metareciclagem, áudio básico, rádio livre, vídeo básico, gráfico básico. 10h semanais = 80hs/aula durante 2 meses. horas/aula 80 -

1.1 Formação 3 Oficinas de produção multimídia. Oficinas abertas ao público (1 mês e meio) - (1) metareciclagem e introdução ao linux (2) áudio básico, (3) rádio livre, (4) vídeo básico, (5) gráfico básico. 10h semanais = 160hs/aula durante 4 meses. 20 pessoas por turma – 100 pessoas) horas/aula 160 -
2.1 Produção 1 Infra-estrutura Aquisição de equipamentos para os espaços: - laboratório de áudio (estúdio de gravação, salas de ensaio, salas de controle). equipamentos 63 -
2.1 Produção 2 RH – Produtores pessoas 3 -

2.1 Produção 2 Início dos projetos de produção material de consumo 3380 -

2.1 Produção 3 Continuidade dos projetos de produção material de consumo 3380 -

3.1 Difusão 1 Infra-estrutura Aquisição de equipamentos e montagem dos espaços: - rádio; - laboratório de vídeo. equipamentos 74 -

3.1 Difusão 2 RH - Oficineiros pessoas 5 -

4.1 Articulação 1 Material de divulgação: - Criação e produção de material gráfico folders 100.000 -

4.1 Articulação 2 RH - Articuladores oficineiros 3 4.500,00 54.000,00 12 meses
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5 - PLANO DE APLICAÇÃO R$ (1,000)
NATUREZA DA DESPESA DESPESAS CORRENTES DESPESAS DE CAPITAL TOTAL
CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO CONCEDENTE PROPONENTE CONCEDENTE PROPONENTE
Outros serviços de terceiros pessoas jurídicas 18.000,00 18.000,00
33903600 Outros serviços de terceiros pessoas físicas 47.360,00 125.000,00 172.360,00
Material de Consumo 42.830,20 42.830,20
Despesas com passagens e locomoção
Material permanente 391.809,80 391.809,80
Obras e instalações
TOTAL GERAL - R$ 500.000,00 125.000,00 625.000,00

-=

Última alteração: 28/09/2006 às 23:33, por: criscabello