Histórico
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Fonte da versão: 8

!!::Estúdio Livre - Midiativismo em Código Aberto::

__::Fabianne B. Balvedi, Guilherme R. Soares, Adriana Veloso, Angelo Moscoso::__

::Instituições - PSL-PR + ??::

::fabs(at)estudiolivre.org, glerm(at)estudiolivre.org, drica(at)estudiolivre.org, pixel(at)estudiolivre.org::


This presentation intends to approach the evolution of the Estúdio Livre project in Brasil.

Born from an insight about free media tools necessities for research, development and production, the project has its cradle in the Programa Software Livre Paraná - a non-profit organization that promotes FOSS initiatives.

The goals are: to stimulate local production of free/open media; to analyze the professional potential of free/open media tools; to collaborate with the multimedia FOSS community; to experiment the use of artistic meta languages, mixing new technological processes and contemporary concepts; to build new interface possibilities using technologies once considered obsoletes.

Estúdio Livre is unique as a collaborative Brazilian Portuguese speaking network. The interaction with its environment are presented through personal weblogs, medias for download, manuals for users, forums, research groups, discussion lists and other unique collaborative work tools.

Last year, a partnership with the Brazilian government - Ministry of Culture - delivered a support to the whole implantation process of Cultural Hotspots, a project that uses free media tools in creative processes as a way to improve the circulation of cultural 'goods'. Through an interface to estudiolivre.org, each Hotspot is now becoming mediactive in the network.

This initiative is still restricted to the Portuguese language yet, but intends to interact very soon with the world wide net that also researches and develops professional and experimental media production softwares.

__resumo__

Uma das grandes inovações do mundo digital está na estrutura de divisão de trabalho que ocorre em uma rede aberta e que encontra no software livre seu melhor exemplo de funcionalidade.


__1.Introdução__



O Software Livre é um fenômeno que, a cada dia, ganha mais espaço tanto na mídia quanto na prática, sendo considerado como instrumento privilegiado para a inclusão digital e desenvolvimento tecnológico. Difunde-se a imagem dos sistemas abertos como defensores da liberdade na Era da Informação, capazes de vencer o monopólio proprietário. Nessa perspectiva, o software livre é apropriado como bandeira e arma estratégica de uma luta contra-hegemônica, que o coloca em oposição aos modelos fechados de sistema de informação. Dessa forma, costuma-se afirmar e defender que os sistemas operacionais livres são superiores tecnicamente, mais seguros e proporcionam uma imensa economia por não cobrarem licenças de uso.

Entretanto este discurso, ainda que leve à grande mídia certas questões, como a desigualdade do desenvolvimento tecnológico mundial e as conseqüências das leis de patente, falha por ignorar o que talvez sejam as características mais importantes do fenômeno do Software Livre: a sua dinâmica de produção, suas regras de circulação de produtos e a mudança de comportamento diante dos meios operada por sua lógica de utilização. Ele difere do proprietário não só quanto à natureza de sua materialidade, mas, principalmente, quanto às relações sociais em que está inserido. Ou seja, não é correto afirmar que software livre é melhor que software proprietário, e sim que ele é de outra ordem, esta, sim, mais justa e melhor que a proprietária.

Enquanto um modelo proprietário é motivado pela competição, o livre é motivado pela colaboração e generosidade. Em qualquer dos níveis de interatividade, estabelece-se uma relação horizontal entre produtores e usuários, que é completamente diferente da relação produtor/consumidor ou provedor/cliente, que são relações sociais de naturezas qualitativamente desiguais. Diferente dos softwares de código fonte fechado, a publicação com o código fonte aberto faz parte do processo de desenvolvimento, por ser o momento em que outros desenvolvedores participarão de sua construção.

Portanto, o novo paradigma colaborativo que apresentamos inspira-se no modo de produção do software livre e na estrutura de circulação de informação da Internet, devendo ser compreendido como um novo PROCESSO cultural emergente e não como novo PRODUTO cultural. Este PROCESSO pode ser definido como um ciclo de realimentação cumulativo, que faz a rede pensar e baseia-se no compartilhamento de informação como força motriz do processo de inovação tecnológica e da PRODUÇÃO de bens culturais.

Vale observar que a coexistência das variáveis PROCESSO e PRODUTO (ou PRODUÇÃO), em um fluxo contínuo de acontecimentos, só é possível de ser compreendida através da lógica difusa. A lógica tradicional ocidental, de Aristóteles, baseia-se em valores "verdade" das afirmações, classificando-as como verdadeiras ou falsas. Rejeita, portanto, a coexistência citada acima quando implica que um PRODUTO é o RESULTADO de um PROCESSO. Ou seja, quando o PROCESSO chega ao fim, tem-se o PRODUTO. Já a lógica difusa suporta os modos de raciocínio que são aproximados, ao invés de exatos, com os quais estamos naturalmente acostumados a trabalhar. Muitas das experiências humanas não podem ser classificadas simplesmente como verdadeiras ou falsas, sim ou não, branco ou preto. Já que o aspecto humano é chave de todo o processo
acima descrito, é desse modo que também que funciona e opera o Estúdio Livre.

__2.Estudio Livre__

''lembrar de não citar o Cultura Digital do MinC''

Histórico, desenvolvimento, depoimentos


__3.Comunidade__

A comunidade envolvida no estudiolivre.org percebe que o uso do software livre, no processo criativo, resulta no meio ideal para aumentar e melhorar a circulação de bens culturais.

__4.Considerações Finais__


KEYWORDS

Media Activism, Collaborative Environment, Free Culture, Open Knowledge


REFERENCES

http://www.estudiolivre.org

http://www.estudiolivre.org/videos

http://culturadigital.estudiolivre.org

https://lists.riseup.net/www/info/estudiolivre

http://estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Compila%C3%A7%C3%A3o+-+Textos+da+Cultura+Digital+2005


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