www.estudiolivre.org

Visualizando mensagem do blog

Photopopup: um update importante

Revisando o texto do último post antes da publicação, não pude deixar de sentir-me um tanto frustrado, como vocês podem imaginar.

Porém, um detalhe incomodou-me muito durante o processo de teste do photoPopup: um aviso na página do tutorial sobre os visualizadores VRML para Linux.

Sempre desconfiei de duas coisas que poderiam ser responsáveis pelo fracasso das tentativas:

Uma era o fato do Gimp não salvar no formato .pbm, apesar de saber que o formato salvo por ele poderia simplesmente ser renomeado sem problemas.

A outra era que talvez o visualizador de VRML não estava conseguindo ler os arquivos corretamente.

Munido dessa segunda dúvida, fiz uma nova busca por "VRML viewer linux" e descobri um tal de Octaga Player, indicado num blog como o único visualizador VRML para linux que funcionava realmente.

Ok, ele não é software livre, eu sei. Mas e se o problema fosse realmente apenas a visualização dos arquivos, e se o photoPopup estivesse realmente popando, mas nós é que não conseguíssemos ver?

Baixei e instalei. Tentei abrir o arquivo gerado na minha última tentativa. Ao invés de uma tela preta e uma mensagem de erro, eis que o rio de Florença aparece na tela, com prédios ao lado, e o céu acima. Achei que o programa havia carregado a foto original, achei que pudesse ter clicado no arquivo errado por engano. Cliquei e arrastei o mouse, e a imagem moveu-se em um espaço 3D.

O photoPopup funciona desde o início! O problema era o visualizador! Estávamos cegos criticando o quadro na parede.

Fiz outro teste rápido com uma das fotos do Claro:
http://estudiolivre.org/el-gallery_view.php?arquivoId=6818&

tags: Este post não tem tags.

enviada por: daniel3ub em: 19:10 - 01/04