www.estudiolivre.org

Visualizando mensagem do blog

Do Sonho à Realidade

Oi pessoal. Sou o Fernando Severo, roteirista e co-diretor do Projeto Contestado e este é o meu primeiro post sobre a documentação do mesmo.

A vontade de fazer um filme sobre o tema do Contestado remonta aos anos 80 quando tentei realizar um documentário em parceria com Rui Vezzaro. Desanimado pelas dificuldades em conseguir verba para o filme abandonei esta ideia durante muito tempo. Mas o desejo de abordar o tema continuou presente em meu espírito.

Quando conheci Fabianne Balvedi fiquei entusiasmado com a qualidade de seu trabalho em animação e vislumbrei a possibilidade de retomar o tema Contestado dentro dessa técnica. Fabianne aderiu imediatamente à ideia, agregou um grupo de jovens realizadores e fomos à luta, conseguindo o aval da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba e seus investidores. Outro fator que se revelou fundamental neste processo foi descobrir quase que acidentalmente o riquíssimo acervo fotográfico de Claro Jansson, que naturalmente se impôs como o atual fio condutor de nosso trabalho de realização deste filme.

Em um próximo post irei comentar sobre minha metodologia na evolução do roteiro do projeto.

tags: Este post não tem tags.

enviada por: fernandosevero em: 15:05 - 03/08