www.estudiolivre.org

Visualizando mensagem do blog

Mudanças na Infraestrutura

Ocorreram várias mudanças desde que o último post falando sobre a infraestrutura do projeto foi publicado. Mudamos fisicamente de local, adquirimos hardware novo e tivemos alguns problemas no meio do caminho.

A mudança mais significativa diz respeito a aquisição do hardware novo. Antigamente possuíamos uma máquina que trabalhava como servidor local, provendo o serviço de NFS para máquinas e responsável pelo sistema de backup. A nova máquina adquirida possui dois discos grandes e de mesmo tamanho, então pudemos configurar o sistema utilizando RAID1 e abrimos mão do antigo servidor local. Outra característica interessante dessa nova aquisição é que agora possuímos 2 monitores LCD de 20", que foram configurados utilizando o Xinerama, mas para acertarmos essa configuração nós passamos por maus lençóis...

Esses monitores novos da Samsung não conseguem transmitir as informações do display (EDID) pela interface HDMI, por causa disso o monitor acaba ficando com resolução 640x480 no Linux. No Windows esse problema é ainda pior, o monitor nem sequer sincroniza (aka "liga") e você não consegue utiliza-lo para nada. Nessa altura nós tínhamos 2 monitores de 20" funcionando em resolução 640x480, ao menos o Xinerama funcionava. Foram 2 dias buscando solução para o problema da resolução, até encontrarmos aqui uma forma de fazer com que o Xorg.conf ignore as informações do EDID e utilize apenas as informações configuradas no próprio arquivo. A solução que nós acabamos utilizando é um pouco diferente da existente no link anterior, mas o conceito (forçar configurações, ignorar EDID) é o mesmo. Adicional a versão final (na íntegra) do nosso arquivo Xorg.conf que estamos utilizando atualmente na máquina, esse arquivo possui ainda outras configurações referentes ao Xinerama, a placa de vídeo nVidia, etc.

Esse foi realmente um dos problemas que mais nos deu dor de cabeça na parte da infraesturura. O resto da configuração da máquina foi bastante usual, existem outras pequenas configurações mas que são normais de qualquer instalação, além, é claro, das configurações específicas dos softwares instalados, mas que também não são nada fora do comum. Falaremos disso ainda em outras oportunidades, acho que por hoje é só... :)

tags: Este post não tem tags.

enviada por: fabs em: 04:12 - 07/05