www.estudiolivre.org

Visualizando mensagem do blog

11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social

11a


Compartilhar e debater mecanismos de participação social bem como estratégias e projetos de políticas públicas de inclusão digital no Brasil e na América Latina, tendo como eixo fundamental a participação social através do acesso às tecnologias da informação. Esses são os objetivos da 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, que há mais de uma década vem resultando nas principais ações e projetos compartilhados entre governo e sociedade civil em torno da inclusão digital.

Organizada historicamente por entidades da sociedade civil em parceria com o Governo Federal, a cada ano em uma região diferente do país, em 2012 a Oficina acontece em Porto Alegre (RS), entre 27 e 29 de novembro.

Porto Alegre já sediou, em 2006, a 5ª Oficina para Inclusão Digital, em uma edição histórica que revitalizou o evento com a presença de telecentristas de todas as regiões do Brasil e com integrantes do movimento Cultura Digital. Foi na capital gaúcha que se estabeleceu o formato atual do encontro, com debates, oficinas práticas e uma carta da sociedade civil dirigida ao Governo, com demandas orientadoras de políticas públicas para o setor.

A edição de 2012 será marcada por mais um avanço, ao incluir a Participação Social, preocupação que sempre perpassou a Oficina, no seu título e temática, explicitando assim sua importância fundamental para assegurar políticas públicas de inclusão digital.

Assim, a escolha por Porto Alegre tem reforçado seu significado, já que a cidade carrega um histórico de vanguarda em processos de participação social, incluídos aí o Orçamento Participativo, a vitalidade do Fórum Social Mundial e o significativo Fórum Internacional Software Livre, além de facilitar, por sua localização geográfica, um evento com convidados internacionais expondo as experiências de outros países da América Latina sobre a temática do evento.

Agentes e ativistas de iniciativas de inclusão digital; gestores públicos e privados; autoridades e legisladores; representantes da sociedade civil (ONGs, entidades e associações); professores da rede pública de ensino; estudantes, pesquisadores, especialistas e desenvolvedores e demais interessados em tecnologias da informação e da comunicação (TIC)

Saiba mais em: http://softwarelivre.org/oid

tags: Este post não tem tags.

enviada por: marcelosoaressouza em: 12:52 - 30/10