www.estudiolivre.org

Visualizando mensagem do blog

Cultura Digital: Cartografias Colaborativas 11 e 12 de Dezembro no Museu Naciona

Transmissão Ao Vivo
http://culturadigital.br/cartografiacolaborativa/2012/12/10/transmissao-do-seminario/

Sobre o Evento

José Murilo

Nos últimos anos, a cartografia tem se tornado estratégia-chave para analisar e comunicar questões de saúde pública, planejamento urbano, justiça ambiental e direitos humanos. Ao realizar o mapeamento de suas próprias comunidades, e refletir sobre as informações organizadas visualmente nos mapas criados, a cidadania se capacita para formular as próprias soluções, e também para argumentar e defender sua visão sobre as questões.

Os recentes desenvolvimentos em GIS (Sistemas de Informação Geográfica), as aplicações de mapeamento baseadas na Internet, e a maior acessibilidade aos conjuntos de dados digitais (dados abertos de governo) tornaram o mapeamento viável para pessoas com poucos recursos e treinamento técnico. Podemos dizer, também, que está em curso um processo de crescente valorização do pensamento geográfico, e do valor de olhar para os problemas sociais e ambientais através de uma lente geográfica. Por estranho que pareça, na contexto da (desterritorializada?) cultura digital, conceitos como espaço e lugar ganham relevância estratégica.

E nós com isso?!

ABERTURA, transparência e participação na formulação, no acompanhamento e na avaliação das políticas públicas — estes são elementos que compõem a proposta colocada à mesa pelo paradigma digital. Frente a isso, reconhecemos o papel estratégico do Estado de organizar espaços públicos de colaboração e de incentivar o potencial inovador da sociedade.

No momento atual, a Secretaria de Políticas Culturais (SPC) trabalha com a implementação e divulgação do Plano Nacional de Cultura, que teve suas metas pactuadas em dezembro de 2011. Também vem sendo desenvolvido pela SPC o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC. Enquanto o primeiro é a consolidação de uma política cultural definida em conjunto pelo governo e pela sociedade, dialogado e firmado por meio dos processos das Conferências de Cultura; o segundo está sendo desenvolvido em um modelo de dados abertos públicos, no qual a sociedade está convidada a participar na coleta e na organização das informações – Data Crowdsourcing. Além disso, o SNIIC será fonte para uma plataforma pública de monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Cultura para os órgãos e entidades públicos, o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e a sociedade civil.

É nesse contexto que estamos construindo a iniciativa entitulada “Cartografia Colaborativa”. Primeiramente realizamos um edital com o objetivo de promover a identificação de projetos de mapeamento colaborativo espontâneos, ou com apoio de órgãos ou entidades públicas, universidades e empresas privadas. Oito projetos foram selecionados, e agora iremos realizar o seminário “Cultura Digital: Cartografias Colaborativas”, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, no Museu Nacional em Brasília.

Cartografias Colaborativas, o evento

O objetivo desta iniciativa em torno das “Cartografias Colaborativas“ é conhecer, divulgar e facilitar a sintonia entre os projetos de mapeamento colaborativo que vêm surgindo pelas cidades do Brasil. Temos interesse especial também em explorar modos inovadores pelos quais tais iniciativas podem se conectar ao SNIIC, por um lado facilitando a utilização da base consolidada em suas aplicações, e por outro lado impulsionando ações distribuídas de coleta de informação e registro da cultura brasileira pelo mundo. Por isso, a programação do evento contempla a apresentação dos conceitos de implementação do SNIIC (‘Dados Abertos e Participação Cidadã‘), e ainda indicações de como os dados do sistema estarão disponíveis para utilização pelos projetos parceiros.

No decorrer do evento, os representantes dos projetos selecionados farão apresentações de suas iniciativas contemplando a concepção da idéia, modos de mobilização dos colaboradores, e ainda padrões e plataformas tecnológicas utilizadas na concretização dos projetos. Algumas iniciativas de mapeamento convidadas pela Secretaria de Políticas Culturais do MinC também irão apresentar seus projetos, e debates técnicos específicos completam a programação do evento. É da troca de dados e informações entre as diferentes iniciativas que, esperamos, irá emergir o debate e as propostas de soluções compartilhadas para os desafios apresentados.

Nosso objetivo é, ao final da jornada, haver promovido uma conversa pertinente sobre os aspectos que envolvem a mobilização da sociedade em torno da disponibilização aberta de dados públicos pelo estado, e também sobre a utilização efetiva de padrões, tecnologias e plataformas abertas para coleta e disponiblização de dados cartográficos colaborativos.

Se você se interessou pelo tema, acompanhe o evento, pessoalmente ou por intermédio do blog “Cartografia Colaborativa“, aqui mesmo na nossa rede CulturaDigital.br. O evento em si é apenas a primeira etapa de um processo de formulação compartilhada no qual esperamos contar com a participação ampla de todos os que se dedicam ao tema.


Fonte: http://culturadigital.br/blog/2012/12/05/cultura-digital-cartografias-colaborativas/

tags: Este post não tem tags.

enviada por: marcelosoaressouza em: 12:09 - 11/12