www.estudiolivre.org

Visualizando mensagem do blog

Vídeos abstratos sem nenhum 3D

Precisando de uns loops de vídeo abstratos para uma sessãozinha de VJ, bateu aquela preguiça de modelar algo, então resolvi animar apenas texturas procedurais no world, que seria o 'fundo' da minha animação. E não é que o resultado ficou muito bacana?

Procedural Abstrato

autor: Ângelo Brandão Benetti enviado por: gelo
em: 11/02/08
tipo: Video

Padrões de cores e formas gerados com texturas procedurais no Blender.

baixado: vezes comentários: 0 licença:

tags: blender, procedural



image

Aqui vão algumas dicas para gerar uns videozinhos abstratos.

Inicie o Blender, remova (x) o cubo e renderize (F12). Deve estar tudo azul certo? Aperte F8 antes de mais nada para passar pelo painel World e já dizer ao Blender que a textura que vc pretende criar é para ele. Então aperte F6 para ir ao painel de texturas e crie alguma clicando no 'Add New'. Escolha algum tipo no 'Texture Type' e renderize.

image

Epa, mas continua tudo azul!! Isso porque o mapeamento do World vem ajustado para a opção Blend (gradiente). O World pode ser uma cor sólida ou um gradiente entre a cor do horizonte e a do zênite. Você pode escolher isso clicando nas opções 'Real', 'Blend', 'Paper', ao lado do preview. Essa cor azul é, a princípio a cor do horizonte. e o zênite vem originalmente na cor preta. Mude os valores de RGB de Ho e Ze para alterá-las.

image

Bem à direita do painel F8 há duas abas que definem o mapeamento da texutra: 'Texture and Input' define a ordem, orientação, deslocamento e tamanho da aplicação da textura; e 'Map To' define o sentido e tipo de mistura gerada pela texutra.

As texturas do painel F6 são visualizadas lá em preto e branco, de modo que o preto representa a cor primária da mistura e branco a cor secundária. No caso da aba 'Map To' estar inalterada, ou seja mapeando para o 'Blend', a cor primária é a cor do horizonte e a cor secundária é a cor do zênite.

image

Se, por outro lado vc optou por mapear a textura para 'Hori', a cor primária é a cor do horizonte e a cor secundária é o valor de RGB indicado nessa aba 'Map To' (a princípio um rosa bem chamativo).

image

Há ainda a possibilidade de você criar seu próprio gradiente com até 30 valores de RGBA, na aba Colorband do painel das texturas.

image

Você pode combinar até 10 texturas diferentes para o World, possibilitando imagens bastante complexas. E, o que é melhor, você pode animá-las sem muito esforço. A tecla 'I' no Blender serve para 'I'nserir quadros-chave na maior parte dos parâmetros disponíveis. Cada efeito tem suas próprias variáveis que resultam em variações da textura. É possível, por exemplo, em uma textura como a 'Distorted Noise' 'I'nserir um quadro-chave (com o cursor sobre a janela dos botões), avançar alguns quadros, alterar os parâmetros (como o DistAmount? e NoiseSize) e 'I'nserir novo quadro-chave.

image

Além de animar os parâmetros de cada textura no painel F6, também é possível animar os parâmetros do mapeamento dessas texturas no painel F8, como a cor do horizonte, a cor do Zênite, o fator de tamanho e deslocamento desse mapeamento, etc.

image

Dá pra passar um bom tempo explorando as possibilidades!

tags: Este post não tem tags.

enviada por: gelo em: 17:53 - 24/01