Precisando de uns loops de vídeo abstratos para uma sessãozinha de VJ, bateu aquela preguiça de modelar algo, então resolvi animar apenas texturas procedurais no world, que seria o 'fundo' da minha animação. E não é que o resultado ficou muito bacana?
Aqui vão algumas dicas para gerar uns videozinhos abstratos.
Inicie o Blender, remova (x) o cubo e renderize (F12). Deve estar tudo azul certo? Aperte F8 antes de mais nada para passar pelo painel World e já dizer ao Blender que a textura que vc pretende criar é para ele. Então aperte F6 para ir ao painel de texturas e crie alguma clicando no 'Add New'. Escolha algum tipo no 'Texture Type' e renderize.
Epa, mas continua tudo azul!! Isso porque o mapeamento do World vem ajustado para a opção Blend (gradiente). O World pode ser uma cor sólida ou um gradiente entre a cor do horizonte e a do zênite. Você pode escolher isso clicando nas opções 'Real', 'Blend', 'Paper', ao lado do preview. Essa cor azul é, a princípio a cor do horizonte. e o zênite vem originalmente na cor preta. Mude os valores de RGB de Ho e Ze para alterá-las.
Bem à direita do painel F8 há duas abas que definem o mapeamento da texutra: 'Texture and Input' define a ordem, orientação, deslocamento e tamanho da aplicação da textura; e 'Map To' define o sentido e tipo de mistura gerada pela texutra.
As texturas do painel F6 são visualizadas lá em preto e branco, de modo que o preto representa a cor primária da mistura e branco a cor secundária. No caso da aba 'Map To' estar inalterada, ou seja mapeando para o 'Blend', a cor primária é a cor do horizonte e a cor secundária é a cor do zênite.
Se, por outro lado vc optou por mapear a textura para 'Hori', a cor primária é a cor do horizonte e a cor secundária é o valor de RGB indicado nessa aba 'Map To' (a princípio um rosa bem chamativo).
Há ainda a possibilidade de você criar seu próprio gradiente com até 30 valores de RGBA, na aba Colorband do painel das texturas.
Você pode combinar até 10 texturas diferentes para o World, possibilitando imagens bastante complexas. E, o que é melhor, você pode animá-las sem muito esforço. A tecla 'I' no Blender serve para 'I'nserir quadros-chave na maior parte dos parâmetros disponíveis. Cada efeito tem suas próprias variáveis que resultam em variações da textura. É possível, por exemplo, em uma textura como a 'Distorted Noise' 'I'nserir um quadro-chave (com o cursor sobre a janela dos botões), avançar alguns quadros, alterar os parâmetros (como o DistAmount? e NoiseSize) e 'I'nserir novo quadro-chave.
Além de animar os parâmetros de cada textura no painel F6, também é possível animar os parâmetros do mapeamento dessas texturas no painel F8, como a cor do horizonte, a cor do Zênite, o fator de tamanho e deslocamento desse mapeamento, etc.
Dá pra passar um bom tempo explorando as possibilidades!