www.estudiolivre.org

Visualizando mensagem do blog

NORDESTINOS CONTADORES DE HISTÓRIA


O Programa Liberdade de Expressão apresentado por Miguel Farias dia 23 de abril de 2008, para falar sobre CORDEL, sob o título NORDESTINOS CONTADORES DE HISTÓRIA, contou com a presença de Filipe Junior, poeta, cordelista e declamador, da jornalista e investigadora cultural Maria Alice Amorim, Altair Leal, também poeta, cordelista e declamador e da Selma do Samba, que faz samba e gosta de cordel e é a cara do artista e do povo na TV.

Selma do Samba e Altair Leal
Fiipe Junior, Maria Alice Amorim e Miguel Farias
Grupo de Selma do Samba

Selma do Samba, amiga e convidada do Programa Liberdade de Expressão
Para conhecer sobre Selma, entre nas suas páginas
Para ouvir suas músicas:
http://selmadosamba.palcomp3.cifraclub.terra.com.br/
veja reportagens
http://www.cultstgo.cult.cu/caribe/Casa/boletin052006.htm
http://www.alepe.pe.gov.br/inicio.php?idnoticia=3557&secao=1371
Blogshttp://selmadosamba.blogspot.com/
ou
http://selmadosamba.musicblog.com.br/
http://selmasantos1.vilabol.uol.com.br/

Para falar sobre Cordel e sobre estes nordestinos contadores de história, tínhamos que convidar o pessoal da Unicordel, União dos Cordelistas de Pernambuco – UNICORDEL
Histórico


Criada na manhã de 16 de abril de 2005, em reunião de poetas realizada no Mercado da Boa Vista, a União dos Cordelistas de Pernambuco - Unicordel que se propõe a ser um movimento em defesa e promoção da poesia popular nos seus mais variados matizes, e não somente na forma impressa, também conhecida por literatura de cordel, atuando em rede com parceiros identificados com os seus objetivos.

Congregando poetas, declamadores, folheteiros, editores e apologistas da poesia popular, a Unicordel vem baseando suas ações na retomada da oralidade do cordel, realizando recitais em mercados públicos, escolas, universidades, bares e restaurantes, e diversos eventos culturais, além de oficinas, palestras e debates sobre a poesia popular nordestina. Atualmente a Unicordel conta com cerca de trinta integrantes mais assíduos e partícipes de seus projetos, dentre os quais podem ser citados Adiel Luna, Altair Leal, Cícero Lins, Davi Teixeira, Felipe Júnior, Gerson Santos, Geraldo Valério, João Campos, José Augusto (Lampião), José Evangelista, José Honório, Luiz Esperantivo, Meca Moreno, Mauro Machado, Paulo Moura, Severino Melo, Marcelo Soares, Alice Amorim e Pedro Américo. Destaque-se a presença feminina na Unicordel, representada pelas cordelistas e/ou declamadoras Mariane Bigio, Lourdes Alves, Madalena Castro, Neluce Vanessa, Susana Morais e Ângela Paiva.

Diante da heterogeneidade do grupo, a produção poética dos integrantes da Unicordel apresenta uma temática bastante diversificada, contemplando cerca de 600 títulos e focando os mais variados temas, a exemplo de CRÍTICA SOCIAL, de ACONTECIMENTOS, POLÍTICA, IMAGINÁRIO SERTANEJO, LAMPIÃO, RELIGIOSIDADE, MEIO AMBIENTE, CONSCIENTIZAÇÃO POPULAR (DST, AMAMENTAÇÃO, COMBATE A DENGUE E AO TABAGISMO, ETC.), HISTÓRICOS, BIOGRÁFICOS, CULTURA POPULAR EM GERAL, GRACEJO, dentre outros.

Nestes tres anos de existência a Unicordel firmou-se como verdadeiro movimento cultural na cidade do Recife, conquistando adeptos, admiradores e parceiros que ajudaram-na a viabilizar inúmeras ações em prol da promoção da poesia popular, dentre as quais podem ser citadas: Lançamento do CD “CORDAS E CORDÉIS” (2006); Recital no evento de abertura dos festejos juninos da cidade do Recife do ano de 2005, no Pátio de São Pedro; Recital na Assembléia Legislativa de Pernambuco por ocasião do Dia Internacional da Mulher (2006); Recitais CORDEL EM CANTORIA, em diversos locais do Recife, Olinda e Palmares; Participação nos Festivais de Literatura do Recife(2005/2006) com recital, debate e venda de folhetos; Participação na V Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2005); Recitais QUINTA DE CORDEL, no Bar Caboclo de Lança (desde 2006); Festa carnavalesca CORDEL EM FOLIA(2006/2007/2008); Edição do cordel “O frevo não deveria/ser refém do carnaval”; Participação em eventos diversos realizados na FAFIRE-Faculdade Fracinetti do Recife, UNICAP-Universidade Católica de Pernambuco, no CEFET-Centro de Formação Tecnológica, Mercado da Boa Vista, Mercado da Madalena, dentre outros, além de participação em programas como Sopa Diário (TVU), Liberdade de Expressão (TV Nova), Ivan Ferraz (Universitária FM) e Saulo Gomes (Rádio Folha).

Os principais produtos disponibilizados pela Unicordel aos interessados, são:
Folhetos de cordel, contemplando cerca de 600 (seiscentos títulos) com temas e assuntos variados
Xilogravuras criadas pelo gravador Marcelo Soares, impressas em diversos suportes (papel, camisas, cerâmica, etc.)
CD Cordas e Cordéis produzido por alguns dos integrantes da Unicordel
Recital poético-musical
Palestra focando o cordel na arte-educação
Oficinas de literatura de cordel

Entre colaboradores mais atuantes, destacam-se:
ALTAIR LEAL FERREIRA – poeta-declamador e cordelista, além de facilitador de oficinas Literatura de Cordel. Nascido na cidade de Limoeiro-PE no ano de 1960. Integrante também da Academia de Letras e Artes de Paulista e do grupo Invenção da Poesia do Recife. Tem diversos folhetos publicados, dentre os quais “A História do Homem que Adorava Bacon com Feijões”, “Cordel do Combate a Dengue”, “Cordel da Água - Preservar Pra Não Faltar” e “Cordel do Leite Materno”.
ALLAN SALES – Cantor, músico, compositor e poeta, começou como cordelista em 1997 e já conta com cerca de 300 folhetos publicados. Seu trabalho autoral o tem levado a se destacar em concursos de música e no circuito musical do Recife. Na Unicordel, além da articulação, atua na produção, condução e acompanhamento musical dos recitais, bem como a realização de oficinas de poesia popular.
CÍCERO LINS – Cordelista olindense. Já publicou cerca de 80 folhetos de cordel explorando os mais variados temas, com destaque para os cordéis A Rola Misteriosa, O Pijama Suspeito e Você me Lascou, Tereza.
FELIPE JÚNIOR – Poeta-declamador natural da Paraíba, mas criado em São José do Egito. Autor de diversos folhetos de cordel e do livro RELICÁRIO, lançado recentemente e que reúne poemas de construídos dentro da estética da poesia popular.
JOSÉ HONÓRIO – Cordelista desde 1984, destaca-se pelo pioneirismo na utilização dos recursos da informática a serviço da poesia popular, seja na composição e impressão dos folhetos, seja utilizando a internet para construção e divulgação dos poemas. Tem cerca de 50 títulos publicados, e além de recitar seus versos, participa de debates e realiza palestras sobre poesia popular, como as realizadas na Suíça no ano de 2005. Idealizador e um dos principais articuladores da Unicordel.
MAURO MACHADO – Cordelista nascido em Brasília e radicado no Recife. Tem inúmeros cordéis publicados, destacando-se O Matuto no Shopping, O Pife Encantado, O Exemplo do Ladrão de Galinhas que Botou um Ovo e O Encontro do Capitão Nascimento com Lampião no Inferno.
MECA MORENO – Estudioso da poesia popular, também poeta, nascido na cidade de Palmares-PE, é um dos ativos colaboradores da Unicordel e constantemente é chamado para palestras e oficinas de cordel e outras vertentes da poesia nordestina. É autor do livro Giramundo – O Expectador do Fim & Gêneros da poesia Popular.
PAULO MOURA – Pesquisador do cangaço e cordelista, procura unir as duas paixões e nos seus poemas é comum a referências ao universo do banditismo rural nordestino, notadamente a figura de Lampião, que lhe inspirou um livro com sua biografia em versos, e também aparece em vários dos folhetos já publicados.
SUSANA MORAIS – Jovem cordelista, integra a ala feminina da Unicordel. Iniciou-se no cordel em 2006 e já conta com cerca de 10 folhetos publicados, dentre os quais Sombras do Cangaço, Consciência Negra e Festejos Juninos.


tags: Este post não tem tags.

enviada por: programaliberdadedeexpressaonatv em: 19:43 - 11/05