Estúdio Livre | Estúdios Livres : O photoPopup que não popou

O photoPopup que não popou

CTRL+S, pessoas. Daniel aqui, e esse post é sobre nossa tentativa frustada de usar uma ferramenta que nos pareceu sensacional, o photoPopup.

Resumidamente, o photoPopup gera um arquivo VRML a partir de uma foto, tornando possível a visualização em 3D dessa foto, de forma automática e indolor. Como grande parte das nossas fontes iconográficas são as fotos de Claro Jansson, pensamos que poderíamos aproveitar a ferramenta com elas. Imaginem um passeio 3D por uma cena do Contestado!

Armados com o mais puro entusiasmo, jogamo-nos a testar o photoPopup. A seguir, os vários passos dados por mim nesses testes:

Primeiro de tudo, baixamos o software em si, e mais as dependências necessárias, linkadas diretamente da página do projeto.

As instruções são dadas por outra pessoa, em outra página. Passos 1 e 2 ok, sem problemas, apenas algumas alterações em variáveis de ambiente do Linux e a instalação propriamente dita. Mas cuidado! Essas alterações podem fazer alguns de seus aplicativos deixarem de funcionar corretamente!

No passo 3 enfrentamos nosso primeiro problema. O software precisa que a foto a ser processada esteja em formato PBM (Portable BitMap). Abri o GIMP, escolhi uma foto do Largo da Ordem aqui em Curitiba, encontrada na internet, e procurei a extensão .pbm para salvar. Negativo. O GIMP não salva em .pbm. O arquivo tem que ser salvo em .pnm e depois renomeado para .pbn (que, de acordo com alguns sites e fóruns, é a mesma coisa).

Passo 4: compilar e instalar outro software (segment) para geração de um arquivo usado no processo. Para isso fez-se necessária a instalação do pacote g++.

O passo 5 é o uso do software instalado no passo 4 (segment) para a geração do arquivo. Por algum motivo, o segment só completava a tarefa quando rodado como root (prática altamente desaconselhável, crianças)! O arquivo gerado, então, devia ter suas permissões alteradas para poder ser utilizado pelo photoPopup: $chmod 666 arquivo_gerado.pnm

Passo 6: photoPopup fazendo sua mágica (em teoria). Ao contrário do segment, o photoPopup não pode ser rodado como root. Após algumas tentativas, descobri também que endereços absolutos não funcionam com ele. Os argumentos da linha de comando devem ser dados como endereços relativos (../teste).

Passo 7: Como descrito na página de instruções: "Veja"! Bom, não é tão fácil assim. Tínhamos os arquivos VRML gerados pelo photoPopup, mas não conseguimos visualizá-los em nenhum dos navegadores VRML encontrados na web. Sempre a mensagem "warning: The axis component of a rotation must be a normalized vector", e uma tela preta aparentemente vazia, sem objeto algum. Fui atrás de alguma maneira de ver o resultado e o blender foi a próxima parada. O arquivo VRML pôde ser aberto com ele, mas o resultado é ininteligível. Existe uma geometria, mas as texturas não são aplicadas automaticamente e a própria geometria é indecifrável para humanos normais.

Assim, sem conseguir fazer o programinha gerar resultados satisfatórios, tentei entrar em contato tanto com o desenvolvedor (que não respondeu, infelizmente) quanto com a pessoa que escreveu a página de tutorial utilizado. Ela respondeu, mas a única vez em que havia usado o programa foi no dia em que escreveu a página, e depois disso nunca mais precisou dele. Portanto, não podia oferecer muita ajuda a não ser "tente entrar em contato com o desenvolvedor".

Abandonamos, pois, o photoPopup. Assim que chegar no Olho Vivo posto os arquivos que utilizamos para esses testes, com o resultado final. Se alguém tiver alguma idéia ou sugestão, acho que ainda dá tempo de pensarmos em utilizá-lo.

tags: Este post não tem tags.

enviada por: daniel3ub em: 00:58 - 01/04    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar

Enviar a mensagem para estes endereços


Lista de endereços de email separados por vírgulas