Blog: Blog#13


Descrição

Última modificação em: 17/05/07 - 18:31     Fonte RSS

VJing e software livre

É isso ae galera!

Dessa vez resolvi blogar sobre como andam o nivel das ferramentas de software livre para vjing. Após minha migração para o software livre e consequentemente para linux, percebi que essa brincadeira de manipulação de mídias digitais tem uma interface muito mais ampla e conversa de perto com outras artes como a música, as artes plásticas e mesmo na conceituação em torno do entendimento de diversos conceitos que explicam a multimídia e os novos meios digitais.

Hoje considero que existe uma grande necessidade de se projetar multidisciplinarmente todos os projetos e para que isso é um reflexo de comos todas as coisas no mundo acontecem simultanêamente e que numa hora ou outra irão obrigatóriamente se cruzar! VJ vire DJ, DJ vire Produtor!

A questão no uso do linux, ou qualquer outro sistema operacional livre, não está no esse é melhor o outro é pior, e sim que nesse é possivel fazer coisas que no outro não era! Por exemplo, para tudo que é live (ao vivo) no linux você tem uma abertura muito maior para configuração e customização, já para interfaces mais amigáveis para iniciantes ele perde se for comaprado a ferramenas proprietárias.

Atualmente, o ubuntu é um dos sistema operacionais de código aberto mais instalados no mundo todo, isso em grande parte se dá pela facilidade de uso nos processos "mais caseiros", como instalação de softwares e configuração de serviços básicos, como rede e despositivos. Devo dizer, para a felicidade dos VJs, que a maioria dos softwares disponiveis para a manipulação de mídias em tempo real estão rolando fortemente.





tags: Este post não tem tags.

enviada por: habib em: 22:42 - 22/03    |    permalink    |    comentar

VLC como Streamer de DV

O vlc, alem de ser um potente player de video também faz stream!

http://wiki.videolan.org/Documentation:Streaming_HowTo/Stream_from_a_DV_Camcorder

Isso mesmo, podemos utilizar ele como servidor e como transmissor de filme da web!

confira os links na pagina do VLC no El
http://estudiolivre.org/vlc


tags: Este post não tem tags.

enviada por: habib em: 22:55 - 02/03    |    permalink    |    (1) comentário    |    comentar

O Demonio de Maxwell

Criatura virtual que poderia inverter a logica de funcionamento de um sistema. Foi idealizado pelo fisico inglês James Clerk Maxwell



Analogamente ele é utilizado para descrever o fluxo das informações nos sistemas de comunicar.


Desde ontem to pirado nas idéias de fazer um demonio em PD (3D?) que colaboraria com a manutenção da entropia nos sistemas de comunicação... ainda nao sei como!

tags: Este post não tem tags.

enviada por: habib em: 07:38 - 20/01    |    permalink    |    comentar

TOSCO_PAD

Ontem ficamos ateh as 5 da matina pirando na interface TOSCO_PAD, um tipo de instrumento musical DIY para manipulacao do navalha e, posterirormente de um motor de video que pretendo fazer com PD!

TOSCO_PAD

Voltando de BH, apos ter conhecido o RUDE_PAD, fiquei pilhado de botar o meu Arduino (the open hardware) pra funcionar sampleando video e som...

Para isso rolar, primeiramente eu deveria comprar os componentes eletronicos necessarios para montar a interface, uma ida ateh a sta. efigenia mais 20 reais resolveu, depois certificar-se que meu PD (programa escolhido para ser manipulado com a interface) estaria OK para conversar com o arduino (que ja estava com o firmware do SimpleMessageSystem), oq nao ocorreria logo de cara, pois eu nao tinha diversas bibliotecas do PD necessarias para "arduinar" :)... a partir dai fui pesquisar quais objetos o PD nao abria para saber qual era a biblioteca q faltava, descobri q eram mtas e que a grande maioria estava no pacote PD-Extended, como os externals Comport e Coll.. foi qdo o glerm a parece on line e fez o favor de instalar o NAVALHA, que ja vem com todos os externals necessarios, alem de prover uma interface de samplers de som simplesmente fantastica. com gravador e efeitos.

Mto obrigado por botar o NAVALHA na naquela maquina via rede glerm, e tbm por ter feito o script instalador pra Ubuntu Edgy q eu publiquei aki no EL, vc eh mto foda mano!! ((;

Pra completar me chega o Palm pilhado pra fazer o lance acontecer, foi qdo nos comecamos a testar e soldar varios componentes ja pensando em uma interface para manipular um sampler do NAVALHA, mto parecido com o RUDE_PAD..

o resultado foi uma interface q, eh verdade, sofre de OSMAR, os mar contato... mas q tbm ta ficando mto boa pra manipulacao do navalha!!

TOSCO_PAD


depois disso fomos montar a Radio Feira...

tags: Este post não tem tags.

enviada por: habib em: 20:36 - 21/12    |    permalink    |    comentar

Estou de volta...

O segundo semestre de 2006 foi um dos mais conturbados.. desde que voltei da espanha, vaarias coisas legais aconteceram e nao bloguei pq sei la... vacilei.. mas a fabs me empolgou com suas blogadas entaum eu vou tentar ser conciso e lembrar de algumas coisas legais...

No trampo dentro do Cultura Digital, rolaram varias oficinas e a novidade ficou por contar dos DVD`s que a galera vem fazendo usando 100% software livre..

A possibilidade de reautorar videos e informacoes que ja aconteceram -ie q foram editadas e publicadas no acervo - num outro formato, mais especifico para divulgacao, para visualizacao fora do computador, como o eh o DVD, definitivamente abriu novos horizontes...

Uma nova media eh um novo modo de recaptular... essa eh a funcao dos media.

A minha pesquisa hoje continua abrangindo a parte tecnica de se trabalhar o audio-visual em ambiente digital, porem agora me preocupo mto mais com o carater socio-cultural de tudo aquilo que falamos. Eh inegavel, oq diz o B Negao: O que tu criticas, eh bem parecido com vc.
Pesquisamos a criacao de midia (multi, hiper, livre) pq consideramos que os meios pelos quais esse processo se da hj nao eh nada democratico, mas eh um fato dado, construido historicamente pelas necessidades daqueles que a influenciaram de algum modo.

Falar sobre midia eh sempre mto perigoso, pq ao falar nos transformamos em meio - e o meio eh tao gostoso, parece ser mais quentinho aki dentro do que la fora... ta ligado? - e qdo falamos de midia de massa entaum, piorou, pq para se compreender o conceito de midia de massa devemos compreender a historia que levou o conceito ao patamar que ele se encontra hj... falamos sempre de brasil de rede globo, por ser o exemplo mais proximo, mas nao percebemos que em outros lugares eh igual.. que a globo compra noticias das agencias internacionais que vendem as mesmas noticias mentirosas sobre a guerra do Iraque, para a europa, asia, africa e oceania, como se fossem uma verdade, a unica verdade.
Agora com o crescente escalada das ferramentas livres para transmissao de midia ao vivo pela web, somos jogados de cabeca num mundo de possibilidade mto semelhante ao que vamos contra, e que vem se mostrando de dificil assimilacao, e consequente sub-utilizacao..
O broadcast via web eh sim possivel e ja vem sendo realizado com maestria por alguns "grupos" no mundo todo, mesmo os metodos de aglutinacao de audiencia que dispomos nao se compara em quantidade aos da midia classica... onde cifras e mais cifras garantem um alcanse realmente em massa... tal imposicao possibilitada pelo dinheiro e poder eh mto bem disfarcada em consecoes publicas legalmente sacramentadas, o que nos da abre parte de um espectro de analise, sob a otica de quem consume em massa mas nao de quem produz pra massa...

Mas somos todos bem vindos a esse novo desafio....
pra quem vamos falar e como vamos falar? sera que o mundo conectado entende nossa lingua???

:)

relamente, eh bem legal blogar...

tags: Este post não tem tags.

enviada por: habib em: 13:45 - 25/11    |    permalink    |    comentar

Sintezando EL na Espanha, ou pelo menos tentando...

Qdo soube que o coletivo EL viria para espanha, fiquei muito contente mas logo me veio na cabeça: Puuta qq nos vamos falar pra se eles sao referencia pra quase tudo que fazemos???
Com o passar do tempo percebi q nao estamos aqui pra ensinar nada pra ninguem mas, para trocar informaçoes, conhecimentos, sentimentos, enfim, experiencia de vida!
Em extremadura, demonstramos um dos possiveis processos de construçao de um ambiente multimidia feito 100% com software livre, e falamos um pouco do que vinahmos fazendo no Brasil, tanto como coletivo independente Estúdio Livre como com Pontos de Cultura, como trabalho para o governo. Foi muito bom!
Ainda em almendralejo, extremadura, conhecemos o Pablo de Soto, que estava presente do Fadaiat tendo participado do lance do stream que fizemos de Sampa no Brasil pra ca no Hangar e vice-versa.

continuação da experiencia

autor: habib enviado por: habib
em: 09/08/06
tipo: Video

bah

baixado: vezes comentários: 0 licença:

tags: hangar, barcelona, habib

Vinheta Estudio Livre

autor: habib enviado por: marialu
em: 26/09/06
tipo: Video

...

baixado: vezes comentários: 0 licença:

tags: casinha, gephex, habib, labvideo, vinheta el

folder LaMiMe SESC Paulista

autor: palm + habib enviado por: ricardopalmieri
em: 09/01/07
tipo: Texto

folder com a programação do 1.o LaMiMe - lab. de midias metarecs, no sesc avenida paulista, sp, em jan/fev/ de 2007. arquivos em formato pdf e png

baixado: vezes comentários: 0 licença:

tags: metareciclagem, software livre, tecnologia, habib, oficinas, palm, lamime, sesc

folder LamIMe SESC Avenida Paulista. fundo png

autor: palm + habib enviado por: ricardopalmieri
em: 09/01/07
tipo: Imagem

imagem png do folder LaMiMe.

baixado: vezes comentários: 0 licença:

tags: metareciclagem, software livre, tecnologia, habib, oficinas, palm, lamime, sesc

folder LamIMe SESC Avenida Paulista. frente png

autor: palm + habib enviado por: ricardopalmieri
em: 09/01/07
tipo: Imagem

imagem png do folder LaMiMe?.

baixado: vezes comentários: 0 licença:

tags: metareciclagem, software livre, tecnologia, habib, oficinas, palm, lamime, sesc

habib

autor: habib enviado por: kram3r
em: 28/05/07
tipo: Video

um filme do habib

baixado: vezes comentários: 0 licença:

tags: habib, filmes




O Pablo é du caralho, segundo o pessoal daqui do hangar (pedro e galera..) ele é junto comigo mais o caedes um dos únicos tres usuários do DelVJ (:
Barcelona, terra das ocupas, logo chegando ao aeroporto, a Vale foi nos pegar (essa mina é fera) e fez o favor de nos mostrar um pouco mais da city, numa viajem de trem um tanto quanto imprevista..
Chegamos na ocupa, nossa casa pelos proximos dias! Nome: Bahia :). Uma das pessoas que mora la é a Tati ou Acracia, como queiram. Mina muito foda, gente finissima, desenvolveu um path do PD pra VJ o BitchVj?, cuja primeira pessoa q ouvir dizer q havia utilizado foi o Igor do Media Sana, du caralho. A ocupa (ou squat, como se chama aqui) é algo que me impressiou muito, pois considerava ter uma relaçao proxima com esse movimento, dado o trampo que eu ja havia desenvolvido com uns muleke da ocupa do Prestes Maia em sampa. Vir aqui foi perceber o que é o primeiro mundo de verdade, algo que nao se limita ao poder financeiro de uma naçao mas, como ela lida com questoes socias, de vida e direitos humanos. Aqui a policia nao tira as pessoas das ocupas pq o direito de privacidade é respeitado. Mas tambem, nao por isso, a situaçao para eles (pessoas que moram no squat) é mais facil. Dado a referencia que eles tem na sociedade, sao pessoas que vivem numa situaçao bastante defasada, mas nem se compara a situaçao da galera no Brasil.
Bahia eh o nome de uma balada antiga que havia por aqui, tipo um cabare dos anos 40, 50, 60 e 70 o unico lugar que era permitido dar beijo na boca, hehe. Mas junto ao Bahia tem a antiga fabrica de torrones, hoje desativada, que eh onde a galera dorme mesmo. Outro lugar mais alucinante ainda, com um maquinario de uns cem anos de idade misturados com material de escritorio tambem das antigas como maquinas de escrever telefones, e computadores pre-históricos mesclados com os novos do lab da tati.. Tem uma ilha de ediçao gigante com uns HD SCSI externo.. tentamos botar linux nela mas nao rolo, subiu um live do Dyne:bolic hehe bizarrao...











Hangar.
O pico é referencia master em termos de centro cultural! Funciona dentro de um hangar :) num bairro que esta em plena demoliçao para reconstruçao em forma de centro comercial :| o mais curioso eh que o lugar é famoso por abrigar gente esquerdista em bares boemios e predios abandonados, dizem que durante a guerra civil saiam daqui caminhoes com galera armada pra ih brigar pelos seus direitos.. Muito forte mesmo.
O hangar, alem de toda carga historica e cultural, tem projetos de residencias entao sempre tem uma galera mto massa por aki como o pessoal da performance que nos mostrou um material muito bom deles onde questionam a noçao de espetaculo.
No hangar sao desenvolvidos trabalhos de arte, midia e tecnologia, o evento mais recente que eles organizaram foio fadayat, onde o tema central é o direito pelo movimento.
Ainda, nao estava compreendendo muito bem o porque da espanha ser um lugar que agrega tantas coisas bacanas, como arte arquitetura, "libertinagem" civil, muita gente que mexe com multimidia em software livre assim como nos, mas logo percebi que o que faz o lugar sao as pessoas que vivem nele. Conhecer essas pessoas é algo que nunca mais vou me esquecer.
Logo no primeiro dia no hangar, estavamos todos ja imersos no lance que ia rolar conversando com o Alex que desenvovle trabalhos com Arduino um hardware livre, que converte entradas analogicas para digital, derrepente chega o Lluis, que é um cara que tbm tem um trampo muito massa com video e PD. Depois no outro dia me aparece o caedes, e estavamos falando no irc com o Yves, pensei: caralho, to no meio da galera que eu estudo, isso é muito loko!

O Lluis junto com outro cara ta desenvolvendo uma interface pra VJ muito loko no PD que por enquanto tem o nome de EVE, Elite Vj Engine, tem uns botoes muito lokos retornos em video, efeitos FreeFrame..
O caedes ta pensando em mudar a engine do DelVj de PD pra CrytalSpace3D?, dado o fato que o desenvolvimento de um esta muito mais resolvido e promissor do que o outro.

Aqui no hangar estou fazendo stream de video, configurando maquinas para rodar os pacotes de software multimidia, experimentando outros modos de stream, experimentando com textos no stream do PD e muitas outras coisas..

Agora msm esta rolando 2 stream de video, estamos no canal de chat do estudiolivre no indymedia..

A ideia hj e amanha é fazer muitos streams, chamar o maximo de gente para participar tanto assitindo os streams quanto nas performances que estaremos fazendo com PD, tem uma galera massa no Brasil pra interagir com a gente.


Essa rede ta produzindo muito coisa massa, e mostrando que o lance é imersao, troca de ideias e desenvolvimento de conhecimento livre!!

É isso ae galera ateh mais!!


--
Jean Habib
Surf the Edges
numero de usuario Linux: 382823
http://habib.estudiolivre.org
..coletivo aberto..

tags: Este post não tem tags.

enviada por: habib em: 13:04 - 27/07    |    permalink    |    (2) comentários    |    comentar

CAVE

Desde o ano passado, esta configurada uma equipe pra trabalhar com interatividade em tempo real com softwawre livre e audio-visual. Foi quando surgiu a idéia de montar uma CAVE em Blender e PD, um ambiente 3D que será projetado em 3 telões e aceitará interatividade através da rede...

Agora este projeto esta tomando corpo :)

Durante a imersao pre_EL na espanha estiveram reunidos em campinas diversos atores desse processo colaborativo mto doido que esta sendo a construção do know-how de montar uma CAVE em Blender+PD... entrem no link da imersão para ter uma noção do que foi abordado!!

Ficaram definidos alguns elementos que podem compor esse ambiente imersivo colaborativo que eh a CAVE:

- A CAVE precisa de um ambiente 3D que não necessáriamente é feito em Blender, pode ser tbm em PDP 3Dp? ou GEM? - libs do PD.
- Um cenário para se contextualizar o ambiente 3D
- Objetos (sonoros, visuais...) para interagir no ambiente
- Modelos de interação sensoria com a CAVE (objetos/animações/vídeos/áudios) - ie disparar ações através de som, sensores sensores espalhado pelo ambiente, por rede...
- Vídeos Demos - para serem disparados nas 3 telas sincronizadamente, tanto em esquema blender qto em esquema PD

--
Concordando com o glerm, foi brain storm pra mais de um ano!!!

Depois do direcionamento que os estudos e desenvolvimentos tiveram, fui procurar mais referencias sobre trabalhos de interatividade do tipo PD envia sinal pro blender e cheguei em projetos interessantíssimos, como os do Julian do /var/log/sysblog que desenvolveu o OSC.py que faz o Blender conversar com PD via OSC, além de outros projetos de performance áudio-visual muitíssimo doidos com PD.
Além disso tive a sorte de participar das oficnas de PD e python do glerm e nosklo, respectivamente

mais bloga, mais informação..


tags: Este post não tem tags.

enviada por: habib em: 22:17 - 12/07    |    permalink    |    comentar

2006

Mais um registro!
oque merece ser registrado?

das ultimas pesquisas que tenho feito com Multimidia em softwares livres so tenho um acoisa a dizer: funciona que eh uma beleza!
Audio e Video em tempo real (LIVE), sao altamente factiveis e contam com programas ja mto bem desenvolvidos, outros deixam transparecer o processo de criaçao e programaçao por tras do computador...

ediçao, criaçao, transmissão e distribuição
Nesse ambiente de hacker, o estilo que brota eh o um ready-made digital, como existem basicamente duas posturas relacionadas ao desenvolver da midia (livre?) no software Livre (instalar e usar o programa em si) o simples fato da realização bem sucedida nesse meio ja é motivo de documentaçao e publicação.
A ediçao multipista tbm gera um produto linear, os recursos sao vaaarios o mais importante é o conteudo a ser editado.... a ferramenta eh secundaria! a criaçao de presets é ponto crucial no ver, deve haver uma compatibilidade maior entre os formatos gerados dentro do linux, para isso basta saber o valor das compactaçoes e os codecs usados nas mais diversas funções

Com o PD fiz Stream, VJzei, e pirei :)


Estou criando interfaces para performance que possibilitam interatividade entre o movimento da imagem capturada pela camera e o computador que podem ser direcionados para disparar video mudar um mixer ou disparar um efeito... esta tudo mto experimental ainda...

Agora vou focar um pouco mais nos formatos, e necesidades dos circuitos independentes de difusao e circulaçao de midias.. cineclubismo, midiativismo, vcd dvd...

comentem
[]s

tags: Este post não tem tags.

enviada por: habib em: 19:54 - 24/02    |    permalink    |    comentar

DVD 25h

to levando umas 25h pr aprodizu ess DVD mais vai q vai

capturei diversas imagens de fontes diferentes, usei o Kino... tava tudo .dv
converti pra Quicktime4Linux e abri no Cinelerra,
to exportando loops pra monta a interface do DVD e o DVD em si, q nao vai ser a peça em sua intega mas, uma demostração do espetaculo. todos em .mov encodados em MJPEG....

amanha tem mais...

tags: Este post não tem tags.

enviada por: habib em: 01:43 - 17/08    |    permalink    |    (2) comentários    |    comentar

Report ultimas semanas

Oi

faz tempo q nao escrevo, tentarei ser o mais direto possivel!

as atividades no Piolim estao deslanchando finalmente, com as reunioes dos coordernadores as atividades para mim ficaram mutio mais organizadas! agora o trampo ta dividido em: pesquisa, produçao e oficinas.

pesquisas: integraçao de midi no gephex, midi usb no lap, stream server de video, video no linux, setup do live
produçao: ediçao de videos do mapeamento, loops para o live, comunicaçao externa, banco de video livres
oficinas: comunicaçao e video, open VJ,

alex mando uma parada mto loka na lista sobre ediçao de video em linha de comando
cat video1.mpeg video2.mpeg video3.mpeg >> videofinal.mpeg
vc junta 3 video em 1

o cris precisava transferir arquivos da maquina de audio do piolim para o lap, eu tava com problemas com o ftp e ssh, o jeff deu a letra do "fish" pelo konqueror, interface grafica para ftp e ssh :))

rolando oficina de audio em sotware livre no SESC Pinheiros todas quartas do mes de julho

tags: Este post não tem tags.

enviada por: habib em: 16:54 - 14/07    |    permalink    |    comentar

Página 1 de 2