Blog: Testelivre


Descrição

Última modificação em: 12/02/11 - 15:38     Fonte RSS

Montando um Servidor de Webradio rhatto - sex, 01/04/2005 - 02:00 Tags: * T

Montando um Servidor de Webradio
rhatto - sex, 01/04/2005 - 02:00
Tags: Tutoriais
Muito provavelmente você procura por um servidor de webradio para usar na sua transmissão e apesar de fazer uma busca não encontrou muita coisa. Realmente existem muitos servidores desse tipo, quase nenhum deles oferecendo serviço gratuito de transmissão.

A solução, no seu caso, é rodar um servidor na sua conexão com a internet ou então rodar vários servidores em várias conexões com a internet diferentes e juntá-los numa mesma rede, possibilitando que mais ouvintes consigam acessar seu sinal.

Existem vários softwares de servidor. Aqui cobriremos o Icecast, por ser um software livre e com desenvolvimento avançado, permitindo inclusive o streaming de vídeo. Uma alternativa ao icecast é o SHOUTcast, desenvolvido paralelamente com o Winamp, mas ele não é o objetivo do presente texto.

O Icecast permite que se façam transmissões tanto em mp3 quanto em ogg e estas podem ser ouvidas com qualquer tocador. O Icecast roda nas plataforma GNU/Linux, Windows, Solaris, OpenBSD e FreeBSD. Por comodidade, abordaremos a instalação do Icecast no GNU/Linux e no Windows.

Há uma explicação teórica do funcionamento do modelo cliente-servidor no guia Transmissão de Áudio pela Internet e Web Rádios, sendo essa leitura um pré-requisito para o entendimento da instalação e uso de um servidor deste tipo. A maioria das informações aqui contidas foram extraídas da documentação do Icecast.

O texto foi escrito pensando na instalação e uso do icecast em ambiente unix. Se você é um usuária ou usuário Windowz, as diferenças e procedimentos específicos em relação ao resto deste manual são apontados na seção Icecast no Windows. A versão mais atualizada deste texto você encontra em http://docs.indymedia.org/view/Sysadmin/IceCastPtBr (esta cópia representa a versão 1.17 do tutorial).

fonte: http://www.radiolivre.org/node/657

tags: radio

enviada por: denilsonneves em: 15:38 - 12/02    |    permalink    |    comentar

Página 1 de 1