Vários filmes possuem a capacidade de evocar nossos sentidos e de despertar inúmeras sensações e interpretações. Um filme sobre o conflito do Contestado tem uma grande responsabilidade porque se trata de um documentário que narra um momento da história do país. As interpretações ficarão a cargo do nosso espectador que julgará os fatos da história conforme sua percepção.
Minha função nesse importante trabalho é a direção de arte, que é a definição da estética do documentário.
Movimentos artísticos da época
Para a história da arte, esse começo de século foi muito fértil. Era um momento de insegurança e de guerras. Muitos movimentos nasceram na Europa e EUA como Fauvismo, Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.
No Paraná e Santa Catarina ainda existia uma sociedade estática em relação aos grandes centros culturais europeus ou mesmo Rio-São
? Paulo. Ainda não existia uma estrutura suficientemente aberta para aceitar as novas formas de expressão. Alguns pintores brasileiros retrataram o Contestado, como por exemplo, Déa Catharina Reichmann, Hiedy de Assis Corrêa, Eleutério Nicolau da Conceição, Grupo Cabeça Oca, Meinrad Anton Fridrich Horn, Leandro Vitto, Willy Alfredo Zumblick.
As obras da época possuem características do realismo, impressionismo, tendo a figura de Alfredo Andersen como o pai da pintura paranaense e o mestre da época junto com Mariano de Lima.
Os artistas que retrataram o conflito Contestado:
Déa Catharina Reichmann
Pintou, em pouco mais de um ano, uma série de 50 quadros sobre o Contestado, elaborados através de estudos, relatos de seu pai e notícias dos jornais. Déa pintou os principais acontecimentos que marcaram o conflito. As obras são marcadas pelo expressionismo. Utiliza-se de cores azuladas e tons pálidos.
Eleutério Nicolau da Conceição
Desenhista. Criador dos quadrinhos sobre a guerra do Contestado: "Saga do Contestado Vol 1, 2 e 3". Desenhou com pincel seco e aquarela cada detalhe da narrativa.
Grupo Cabeça Oca
Grupo de Santa Catarina formado por Claudia, Rudnei e Sandra. Realizou painéis em acrílico "Imagens do Contestado". Expressionista, cores intensas e figuras que olham para o nada.
Meinrad Anton Fridrich Horn
Alemão. Morou em Rio Negro e trabalhava com artesanato. Desenvolveu, a partir de uma encomenda de 20 módulos, miniaturas de palha sobre o Contestado. Morreu antes de finalizar a obra deixando apenas 6 finalizados.
Hiedy de Assis Corrêa
Sua obra varia entre telas, painéis, escultura, plástico, papelão e outros materiais. Seu avô Benedito participou do Contestado e através dos seus relatos, de muita pesquisa e de mapas, ele criou um grande painel sobre o conflito "Contestado, Terra Contestada". Atualmente o painel se encontra em Caçador.
Leandro Vitto
Artista, nasceu em Caçador. Possui grande obra sobre o Contestado entre fotos, pinturas, gravuras.
Willy Alfredo Zumblick
Grande artista catarinense, com mais de mil obras, retratou em seu trabalho aspectos da tradição, da história, dos tipos populares, da cultura catarinense como as Bandeiras do Divino, o Contestado, o Boi de Mamão e as Rendeiras.
O Contestado tem característica de obras surrealistas e expressionistas:
• Expressionista pelo contraste de interesses sociais das partes conflitantes (nos filmes expressionistas a temática social sempre esteve presente mostrando a miséria e o desespero) e também pela presença de um mundo sobrenatural, mítico, que distorce atitudes e de personagens da história. Estes transitam entre os limites da normalidade e da loucura através da figura do Monge José Maria e através das virgens.
As virgens que, após a morte de José Maria, dizem sonhar com o monge e receber mensagens e que passam a comandar o exército dos sertanejos com essas visões. É a busca de esperança por um povo carente de referências.
• Surrealista: a existência do universo de sonho e realidade. Imagens de sonhos se misturam e se sobrepõem, tendo um domínio da irracionalidade e de fantasias. O trem que se transforma em uma figura simbólica, como um dragão, que vem para destruir a paz dos sertanejos.
Esse panorama do conflito, vida e morte, contrastes e rupturas, realidades distintas que me levam a pensar em um documentário com um caráter neo-expressionista e neo-surrealista.
A idéia é utilizar esses movimentos de arte da época do Contestado (surrealismo e expressionismo), só que com novas significações, novas possibilidades, que são decorrentes do processo histórico que propõe uma revisão e reavaliação sobre os períodos da história. É uma reapropriação de conceitos.
O conflito do Contestado ocorreu entre 1912 e 1916. Então, através da cenografia, podemos definir o estilo da época e também através do comportamento dos personagens que se mostram em um momento conturbado da história. Tanto do lado dos sertanejos como do lado militar, a tensão existe e é mantida pelo medo, desejo da terra, identidade, incerteza, fome e morte.
O Contestado foi documentado através de fotografias de Claro Jansson. Ele foi o responsável pela maior parte do material fotográfico do conflito. Esse material foi registrado com uma câmera fotográfica que possui duas lentes, e que funciona como dois registros de um único momento. Duas perspectivas: esse enfoque nos servirá de guia para documentar o acontecimento de maneira mais imparcial.
O ponto chave do projeto é a luta por ideais opostos e como transmitir as questões e pontos controversos. Esse capítulo da nossa história é profundamente construído de sentimentos antagônicos. Esses sentimentos e contrastes poderão ser bem retratados através do uso de cores e sons, luz e sombra, uma forma de destacar contrastes e expor emoções.
Explorar esses sentimentos contraditórios através de som e imagens transforma a experiência fílmica muito mais rica e aberta a possibilidades.
A luz das virgens pode também ser a luz que cega todo um povo.
Tanto a luz como a escuridão para o exército pode significar seu fracasso em frente a um bando que conhece muito bem cada palmo de terra onde estão lutando. Esse conhecimento do ambiente pode ser muito bem explorado através do recurso luz e sombra.
O ambiente que se passa o conflito do Contestado é um ambiente rústico, a floresta de Araucária era a paisagem que predominava. O verde e o marrom da madeira, os sertanejos que trabalhavam com a terra, suas mãos, seus rostos, sua estrutura, o sangue das batalhas, a dificuldade de sobrevivência, etc.
Vamos utilizar a rotoscopia para realizar a animação. Segundo Fabs, nosso desafio ao utilizar rotoscopia será não incomodar os olhos do espectador com estética muito distante da época em que ocorreu o Contestado.
Referências
Documetário "Retratos do Contestado - A História através da arte". Pesquisa e organização: Prof. Ms. Rita Inês Petrykowski Peixe.
Araujo, Adalice Maria de. Dicionário das Artes Plástica no Paraná Volume 1.