Blog: Projeto Contestado


Descrição

Última modificação em: 05/07/12 - 05:00     Fonte RSS

Um foco mais Claro

Buenas amigxs de la red. Cá estamos nós a finalizar mais uma reunião muito produtiva da equipe do Projeto Contestado. Embora ninguém tenha blogado nada do que havia se comprometido na última reunião (grunft!), já avançamos, e muito.

Primeiro de tudo, decidimos nosso foco. Sim, porque a Guerra do Contestado tem muitos pontos de vista diferentes, e não há como sumarizar tudo em apenas 15 minutos, tempo previsto para o curta. Na verdade, foi o foco que veio até nós.

Explicamos melhor: Claro Jansson, uma das pessoas que mais fotografaram cenas da questão do Contestado, tem-se feito muito presente desde o início dos projeto, tanto pelas suas fotos quanto pelos contatos quem tem sido feitos através de seu nome e de sua família. O Paulo Moretti, neto do Claro, tem sido super solícito em nos fornecer fontes para nossa pesquisa. Através dele, também pudemos entrar em contato com Rafael Bezerra, professor da UNICENP que está fazendo uma tese de doutorado com foco em fotógrafos com o perfil do Claro e tem muito material para compartilhar também. Além de tudo isso, teve a visão do Fernando Severo, que raramente lembra de seus sonhos, mas acordou com a imagem do fotógrafo muito nítida em sua consciência, pedindo para ser resgatado.

Então por tudo que foi descrito acima, hoje definitivamente optamos por focar o filme na visão de Claro Jansson. É a partir de suas imagens, colocadas em movimento. que retrataremos parte da Guerra do Contestado. Sim, parte da guerra, porque toda ela daria uma mini-série com certeza, e das bem longas! :D


tags: fotografia, projeto contestado, contestado, claro jansson

enviada por: fabs em: 15:51 - 31/03    |    permalink    |    comentar

A Volta dos Que Nao Foram

Enton...

Pues que estamos acah a tentar configurar este teclado cojonudo que nao quer acentuar de jeito nenhum!

Mas isto nao vai nos impedir de relatar o quem tem se passado no projeto. Muit*s devem estar se perguntando em que peh estamos e o que andamos fazendo. Pois bem, hoje, 18/03/2009, eu (fabs) e o daniel3ub, meio tonto pela medicacao que estah tomando para superar a dor em seu ombro (ele jah teve asas, agora os medicos querem cortar uma parte que ficou e aparentemente nao tem mais uso), vamos tentar fazer um breve apanhado dos ultimos acontecimentos desde nossos ultimos posts.

A noticia mais importante eh: decidimos nao ficar na casinha. Ou seja, somos uma equipe fora da casinha (duh). Falando um pouco mais serio agora, decidimos optar por uma parceria com o Projeto Olho Vivo. Menos empenho, espaco mais adequado e acesso urbano mais facil para tod*s da equipe. Logo menos subimos fotitas desse nosso novo cafofo.

Tambem conseguimos configurar nossa rede. O Andre irah escrever um post sobre isso, mas resumindo: temos um servidor de arquivos que farah backups diariamente para um HD externo. E temos duas ilhas de edicao desktop prontas pra produzir. Quer dizer, prontas, prontas, prooooooontas, nao estao. Mas tao prontas.

Alem disso, compramos alguns equipamentos para melhorar a performance de nossas maquinas. O que tem de frankstein aqui nao tah no gibi, hehe... mas no meio de tanta "sucata" util, temos duas tablets novinhas, um monitor comprado usado de 19 polegadas, HDs, filtros de linha, memorias e dois nobreaks. A configuracao deles vai no post do token.

Na parte de pesquisa de softwares, tentamos usar uma ferramenta chamada Automatic Photo Pop-up para fazer alguns table tops previstos. Infelizmente, nao deu certo. A resolucao das imagens ficaram aquem do esperado, e alem disso, nao conseguimos fazer o programa rodar decentemente. O daniel3ub vai fazer um post especifico sobre isso, pois ele ateh tentou entrar em contato com o desenvolvedor para resolver os problemas, mas nao obteve resposta.

Hoje telefonamos pro Fernando Severo, o pai do projeto, e ele nos contou que sonhou com o Claro Jansson e emocionou-se. Segunda-feira ele nos contarah sobre seu sonho e para que novo rumo ele nos levarah.

Entao, ateh segunda, pessoal! Espero que agora a gente consiga engrenar uma marcha de velocidade ao projeto e documentar melhor tudo que se passa por aqui.

Ah, uma observacao pessoal e importante para possiveis expectativas em relacao a documentacao que serah feita DURANTE o processo de producao do curta: nao esperem que entreguemos o roteiro. Li recentemente o livro do Lynch, Em Aguas Profundas, onde ele comenta que muito da magia do filme se perde quando as pessoas sabem antes qual vai ser o enredo, como tudo foi feito, etc. Making-off eh pra depois do filme, senao voce nao mergulha profundamente na viagem. Portanto, muito da documentacao vai aparecer depois do filme pronto, e nao antes.

Pra finalizar, uma dica que o daniel3ub acabou de me dar e que vai nos ajudar em possiveis noites que passaremos em frente aos computers durante o processo:

http://www.stereopsis.com/flux/

um beijo na b... e ateh segunda!

tags: relato, projeto contestado, contestado

enviada por: fabs em: 23:08 - 18/03    |    permalink    |    comentar

Estudo sobre a estética Contestado

Vários filmes possuem a capacidade de evocar nossos sentidos e de despertar inúmeras sensações e interpretações. Um filme sobre o conflito do Contestado tem uma grande responsabilidade porque se trata de um documentário que narra um momento da história do país. As interpretações ficarão a cargo do nosso espectador que julgará os fatos da história conforme sua percepção.

Minha função nesse importante trabalho é a direção de arte, que é a definição da estética do documentário.

Movimentos artísticos da época

Para a história da arte, esse começo de século foi muito fértil. Era um momento de insegurança e de guerras. Muitos movimentos nasceram na Europa e EUA como Fauvismo, Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.
No Paraná e Santa Catarina ainda existia uma sociedade estática em relação aos grandes centros culturais europeus ou mesmo Rio-São? Paulo. Ainda não existia uma estrutura suficientemente aberta para aceitar as novas formas de expressão. Alguns pintores brasileiros retrataram o Contestado, como por exemplo, Déa Catharina Reichmann, Hiedy de Assis Corrêa, Eleutério Nicolau da Conceição, Grupo Cabeça Oca, Meinrad Anton Fridrich Horn, Leandro Vitto, Willy Alfredo Zumblick.
As obras da época possuem características do realismo, impressionismo, tendo a figura de Alfredo Andersen como o pai da pintura paranaense e o mestre da época junto com Mariano de Lima.

Os artistas que retrataram o conflito Contestado:
Déa Catharina Reichmann
Pintou, em pouco mais de um ano, uma série de 50 quadros sobre o Contestado, elaborados através de estudos, relatos de seu pai e notícias dos jornais. Déa pintou os principais acontecimentos que marcaram o conflito. As obras são marcadas pelo expressionismo. Utiliza-se de cores azuladas e tons pálidos.

Eleutério Nicolau da Conceição
Desenhista. Criador dos quadrinhos sobre a guerra do Contestado: "Saga do Contestado Vol 1, 2 e 3". Desenhou com pincel seco e aquarela cada detalhe da narrativa.

Grupo Cabeça Oca
Grupo de Santa Catarina formado por Claudia, Rudnei e Sandra. Realizou painéis em acrílico "Imagens do Contestado". Expressionista, cores intensas e figuras que olham para o nada.

Meinrad Anton Fridrich Horn
Alemão. Morou em Rio Negro e trabalhava com artesanato. Desenvolveu, a partir de uma encomenda de 20 módulos, miniaturas de palha sobre o Contestado. Morreu antes de finalizar a obra deixando apenas 6 finalizados.

Hiedy de Assis Corrêa
Sua obra varia entre telas, painéis, escultura, plástico, papelão e outros materiais. Seu avô Benedito participou do Contestado e através dos seus relatos, de muita pesquisa e de mapas, ele criou um grande painel sobre o conflito "Contestado, Terra Contestada". Atualmente o painel se encontra em Caçador.

Leandro Vitto
Artista, nasceu em Caçador. Possui grande obra sobre o Contestado entre fotos, pinturas, gravuras.

Willy Alfredo Zumblick
Grande artista catarinense, com mais de mil obras, retratou em seu trabalho aspectos da tradição, da história, dos tipos populares, da cultura catarinense como as Bandeiras do Divino, o Contestado, o Boi de Mamão e as Rendeiras.

O Contestado tem característica de obras surrealistas e expressionistas:
• Expressionista pelo contraste de interesses sociais das partes conflitantes (nos filmes expressionistas a temática social sempre esteve presente mostrando a miséria e o desespero) e também pela presença de um mundo sobrenatural, mítico, que distorce atitudes e de personagens da história. Estes transitam entre os limites da normalidade e da loucura através da figura do Monge José Maria e através das virgens.
As virgens que, após a morte de José Maria, dizem sonhar com o monge e receber mensagens e que passam a comandar o exército dos sertanejos com essas visões. É a busca de esperança por um povo carente de referências.

• Surrealista: a existência do universo de sonho e realidade. Imagens de sonhos se misturam e se sobrepõem, tendo um domínio da irracionalidade e de fantasias. O trem que se transforma em uma figura simbólica, como um dragão, que vem para destruir a paz dos sertanejos.



Esse panorama do conflito, vida e morte, contrastes e rupturas, realidades distintas que me levam a pensar em um documentário com um caráter neo-expressionista e neo-surrealista.
A idéia é utilizar esses movimentos de arte da época do Contestado (surrealismo e expressionismo), só que com novas significações, novas possibilidades, que são decorrentes do processo histórico que propõe uma revisão e reavaliação sobre os períodos da história. É uma reapropriação de conceitos.

O conflito do Contestado ocorreu entre 1912 e 1916. Então, através da cenografia, podemos definir o estilo da época e também através do comportamento dos personagens que se mostram em um momento conturbado da história. Tanto do lado dos sertanejos como do lado militar, a tensão existe e é mantida pelo medo, desejo da terra, identidade, incerteza, fome e morte.

O Contestado foi documentado através de fotografias de Claro Jansson. Ele foi o responsável pela maior parte do material fotográfico do conflito. Esse material foi registrado com uma câmera fotográfica que possui duas lentes, e que funciona como dois registros de um único momento. Duas perspectivas: esse enfoque nos servirá de guia para documentar o acontecimento de maneira mais imparcial.

O ponto chave do projeto é a luta por ideais opostos e como transmitir as questões e pontos controversos. Esse capítulo da nossa história é profundamente construído de sentimentos antagônicos. Esses sentimentos e contrastes poderão ser bem retratados através do uso de cores e sons, luz e sombra, uma forma de destacar contrastes e expor emoções.

Explorar esses sentimentos contraditórios através de som e imagens transforma a experiência fílmica muito mais rica e aberta a possibilidades.

A luz das virgens pode também ser a luz que cega todo um povo.

Tanto a luz como a escuridão para o exército pode significar seu fracasso em frente a um bando que conhece muito bem cada palmo de terra onde estão lutando. Esse conhecimento do ambiente pode ser muito bem explorado através do recurso luz e sombra.

O ambiente que se passa o conflito do Contestado é um ambiente rústico, a floresta de Araucária era a paisagem que predominava. O verde e o marrom da madeira, os sertanejos que trabalhavam com a terra, suas mãos, seus rostos, sua estrutura, o sangue das batalhas, a dificuldade de sobrevivência, etc.

Vamos utilizar a rotoscopia para realizar a animação. Segundo Fabs, nosso desafio ao utilizar rotoscopia será não incomodar os olhos do espectador com estética muito distante da época em que ocorreu o Contestado.

Referências
Documetário "Retratos do Contestado - A História através da arte". Pesquisa e organização: Prof. Ms. Rita Inês Petrykowski Peixe.

Araujo, Adalice Maria de. Dicionário das Artes Plástica no Paraná Volume 1.



tags: pesquisa, projeto contestado, contestado, direção de arte

enviada por: lustocco em: 03:00 - 26/08    |    permalink    |    comentar

Ônibus quebrado

Ônibus da UFPR quebrou na volta para Curitiba durante a viagem pela região do Contestado com alunos de mestrado do Prof Nilson Fraga. Ficamos algumas horas na estrada esperando um outro ônibus da UFPR nos buscar.



Clique na imagem para acessar o álbum

tags: contestado, viagem contestado, ônibus ufpr

enviada por: lustocco em: 14:45 - 04/08    |    permalink    |    comentar

Rio das Antas

Rio das Antas, às margens do Rio do Peixe, região do Contestado. A colonização está ligada a construção da estrada de ferro São Paulo - Rio Grande do Sul.




Clique na foto para acessar o álbum

tags: pesquisa, projeto contestado, rio das antas, contestado

enviada por: lustocco em: 01:19 - 04/08    |    permalink    |    comentar

Pinheiro Preto

Pinheiro Preto, localizada na região do Contestado. A construção da Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande do Sul teve relevante papel no surgimento de Pinheiro Preto, iniciado por volta de 1917, quando alguns trabalhadores fixaram-se ao longo da ferrovia. Muitos desses moradores acabaram permanecendo no local, mesmo após à conclusão do trecho construído no Vale do Rio do Peixe. Depois foi a vez da chegada de alguns colonos, de origem italiana que, de posse de pequenas áreas, começaram a explorar a agricultura.


Pinheiro Preto é o maior produtor de vinhos do Estado de Santa Catarina. A produção de uva, sua industrialização e a conseqüente produção de vinho representam a base de sua economia.




Clique na foto para acessar o álbum

tags: pesquisa, projeto contestado, pinheiro preto, contestado

enviada por: lustocco em: 23:38 - 03/08    |    permalink    |    comentar

Peça de teatro "O Contestado"

Fotos da peça cênico musical "O Contestado", escrita pelo historiador, dramaturgo e musicista Romário Borelli. O espetáculo foi remontado em Joaçaba pela Unoesc com direção de Jorge Zamoner no Teatro Alfredo Sigwalt.



Clique na foto para acessar o álbum

tags: joaçaba, pesquisa, teatro, projeto contestado

enviada por: lustocco em: 19:06 - 31/07    |    permalink    |    comentar

A casinha

Salve, pessoas. Eu sou Daniel Trezub, e serei seu animador.

Apresentações feitas, vamos ao que interessa:
A primeira visita à casinha como uma equipe. Eu e a Fabbs estivemos lá hoje, fazendo uma avaliação do local e posso dizer que estamos bastante animados com o potencial. Mil idéias pululam em nossas cabecinhas e, com o tempo, tudo vai ser documentado.
A Casinha, como já está sendo carinhosamente chamada, será nosso quartel-general. Nos próximos dias nos instalaremos e o Projeto Contestado terá um lar. Sejam bem-vindos!



update importante

Não ficaremos mais na casinha, conforme relatado por aqui.

tags: foto, casinha, projeto contestado

enviada por: fabs em: 05:03 - 12/07    |    permalink    |    (1) comentário    |    comentar

Conversas Techies

Opa, meu primeiro post solo por aqui - os outros foram coletivos, por isso escrevemos através do usuário contestado.

Semana passada o André Ruiz veio aqui em casa para discutirmos sobre a parte techie do projeto, mas só estou conseguindo relatar o que rolou neste encontro hoje.

Segue a rima:

* Viabilidade do uso da plataforma do Estúdio Livre para documentar os processos do projeto. Bem, na realidade já estamos utilizando ela, estou escrevendo este post nela, mas precisamos de mais features e do conserto de alguns bugs críticos para que tenhamos um mínimo de produtividade. Além disso, recentemente rolou uma conversa sobre re-re-re fatoração do sistema lá na lista geral. Ou seja, esta é a hora ideal para apresentar o projeto pra galera e propor a parceria no desenvolvimento da plataforma.

* Adequeção do orçamento à nossa realidade atual. Temos R$ 6.000,00 destinados à parte techie do projeto, mas não podemos investir tudo no Estúdio Livre, pois precisamos também de suporte para nossas máquinas de produção e de um servidor local para gerenciamento dos arquivos. O André se propôs a gerir esta parte do projeto e adequa-la às nossas necessidades.

* Sistemas operacionais a serem utilizados. Definimos que por hora utilizaremos Ubuntu, gNewSense e Fedora, que são os sistemas aos quais a maioria d*s membr*s da equipe já estão acostumad*s.

Acho que foi isso. Se eu lembrar de mais alguma coisa, faço um update.

Daqui a pouco, 18:30, vai rolar mais uma reunião de pré-produção com o Thiago Benites e o Fernando Severo. A pauta é o andamento da pesquisa, roteiro e definição do novo local de trabalho, que por enquanto tem sido o apezim, minha casa.

tags: projeto contestado, papo techie

enviada por: fabs em: 15:55 - 06/06    |    permalink    |    comentar

Um pouco da História: A Região do Contestado e Os lideres Rebeldes

Bem agora é minha vez de Blogar algumas informações sobre a viajem, hoje irei deixar aqui 2 textos que explicam um pouco o que foi “A guerra do Contestado”, esses textos foram transcritos de painéis informativos que se encontram no Museu Monge José Maria, localizado as Margens da Br 153 no município de Irani, SC. Na região onde localiza-se o Museu encontra se, o tumulo do Monge José Maria, o campo de batalha onde ocorreu o episódio do combate do Irani, onde morreram, o Monge José Maria e o comandante das tropas federais enviadas do Paraná o Coronel João Gualberto de Sá Filho, e o monumento que virou símbolo da Guerra do contestado.Irani é uma das cidades que mais preserva o valor histórico e cultural da região do Contestado, e foi ali nossa ultima parada durante a excursão.

A região do contestado

Chamou-se de Contestado a área de 40 mil quilômetros quadrados disputada por Santa Catarina e Paraná. Além de terras,. Haviam em jogo grandes florestas de madeira nobres e imensos ervais nativos, que produziam erva-mate.
Santa Catarina já havia ganho três disputas judiciais no Supremo, sem nunca ver cumprida suas determinações.
Poucos Moradores e fazendeiros tinham documentação das terras que ocupavam e exploravam. Essa situação começou a mudar no inicio da República, com os “coronéis” legalizando grandes extensões em seu nome e, depois, com a chegada da estrada de ferro São Paulo-RioGrande?, cujos construtores ganharam 15 quilômetros de cada lado da ferrovia para explorar madeira e erva-mate. Muitos moradores foram progressivamente desalojados, á força, durante anos.
Em 1910, o Sindicato Farqhuar, que construía a ferrovia, inaugurou a segunda maior madeireira da América em Três Barras, para explorar suas concessões. Em seguida também a vender terras – na maioria ocupada por sertanejos brasileiros – para estrangeiros de diversas procedências.
A Southern Brazil Lumber & Colonization Co. Inc., domina o sertão. Dispõe de um exercito de 200homens para pressionar quem fosse preciso. Começa a formar-se o cenário da guerra.

Os Líderes Rebeldes

Durante os quatro anos que Durou a Guerra do Contestado morreram cerca de 20 mil pessoas – equivalente a um terço da população de Santa Catarina, à época. E também milhares de militares.
O movimento revoltoso teve, ao longo desses anos, várias lideranças que comandavam com êxito muitos combates e ofensivas. Entre eles Venuto Baiano, Chico Ventura, Aleixo Gonçalves, Antonio Tavares, Adeodato Ramos, Bonifácio Papudo e Alemãozinho (que traiu o movimento). Atuavam sobe a forma de guerrilha, conseguiam infiltrar espiões regularmente – os bombeiros – nas forças que os combatiam, lutavam com revólveres, espingardas e no corpo a corpo com facões de pau feitos de madeira duríssima da região.
Logo os combatentes sertanejos foram chamados de pelados e seus opressores de peludos. Os pelados formaram tropas de elite nos redutos, os Pares de França, inspirados nas historias de Carlos Magno. Queriam viver numa terra santa onde “tudo era irmão e irmã” e sob o signo de que “quem tem moe, quem não tem moe também” ficando no fim todoas iguais.
Conseguiram forças para uma resistência inédita na história e só foram subjugados pela fome e extermínio sistemático nos redutos invadidos com a degola dos prisioneiros.
Tinham um confuso discurso de fundar uma monarquia, na verdade um sonho de voltar aos tempos em que a vida havia sido mais digna e generosa.

tags: historia, projeto contestado, irani, lideres rebeldes, região do contestado

enviada por: thibenites em: 21:48 - 04/06    |    permalink    |    comentar

Página 2 de 3