Blog: Documenta


Descrição

Última modificação em: 07/02/14 - 00:15     Fonte RSS

Como ripar vídeo de DVD com legenda (arquivo em AVI)

O comando utilizado é o seguinte:

$ mencoder dvd://1 -alang en -slang pt -ass-color FFFF0000 -forceidx -oac mp3lame -lameopts cbr:br=128 -ovc xvid -xvidencopts bitrate=1200 -vf lavcdeint,scale=720:480 -o "$(basename "$i" .mpg).avi"

Para alterar o áudio ou as legendas para outras língua basta modificar o "en" ou "pt" para a língua desejada.

tags: legenda, áudio, ripar, mencoder, conversão, subtitle, comando

enviada por: lucio_araujo em: 17:09 - 17/09    |    permalink    |    comentar

Submidialogia - Baía de Paranaguá - Ilha dos Valadares

submidialogia

Nos dias 04 a 08 de setembro de 2010 acontece em Paranaguá a 7ª edição do Submidialogia (Sub>Baía de Paranaguá) - A arte de re:volver o logos do conhecimento pelas práticas e desorientar as práticas pela imersão no sub-conhecimento

local: Ilha dos Valadares - Paranaguá

Segue o link com mais informações: http://submidialogias.descentro.org/about/subvaladares/

até lá,

tags: descentro, submidialogia, orquestra organismo, paranaguá, ilha dos valadares, baía de paranaguá, casa mandicuera

enviada por: lucio_araujo em: 20:49 - 30/08    |    permalink    |    comentar

Dicas de como pesquisar no Google

OR: Uma coisa ou Outra

Normalmente quando você faz uma busca no google ele realiza uma varredura por páginas que contenha todas as palavras digitadas. Você pode pesquisar utilizar a opção OR para pesquisar sites que tenham uma palavra OU a outra, está dica funciona também com “”|” (sem aspas).
Exemplos:
dinheiro OR investimento
amor | paixao

Citações entre Aspas

O Google realizará a busca utilizando todas as palavras pela qual você buscou, se utilizar aspas, ele vai procurar exatamente o que está dentro delas.
Exemplos:
Vencedor Aprendiz 4
“Vencedor Aprendiz 4″

NOT: Negação

Se quiser procurar por uma página e deseja que nela não contenha uma palavra específica, use o símbolo de menos “-”
Exemplo:
-motorola modelos celulares
Exibirá páginas que contém modelos de celulares, porém não exibira nenhum que contenha a palavra motorola

Termos Similares

Para trazar páginas com contéudo semalhantes utilize o simbolo “~” (til).
Exemplo:
~tecnologia faculdade

Wildcard: caractere curinga

Utilizado para encontrar pedaços de texto que não recorda, ou mesmo uma música, nome de site na internet. Use o asterisco (*) para especificar qualquer coisa entre as palavras.
Exemplos:
mundo * tribos
h* potter

Definições

Utilize define:oquerosaber para aprender mais uma com o oráculo.
Exemplo:
define:iphone
define:mulheres (resposta muito boa no Google)

Calculadora

Isso mesmo, você pode realizar somas, subtrações, multiplicaçõs e divisões, usando +,-,* e /.
Exemplo:
50 * 599

Número intermediário

Retorna valores especificados entre o valor inicial e final. Utilize dois pontos (“..”) entre um número e outro, e o Google vai trazer apenas resultados que tenham números dentro do intervalo que você definiu
Exemplo:
oscar 2005..2007
Retorna páginas com contéudo faladno do Oscar entre os anso de 2005 e 2007

Site específico

Busca por alguma termo dentro do site, a maioria dos sites oferece busca interna, mais para aqueles que não possuem utilize o comando “site:” junto do domínio onde você deseja buscar
Exemplo:
site:mundodastribos.com

Encontre páginas que fazem link para uma outra

Imagine que você encontrou um texto bem interessante, e deseja saber se outros sites fazem link para esta. O Google irá mostrar o contéudo relacionado ao dela.
Exemplo:
link:google.com.br

Encontre determinados tipos de arquivos

Utilize o comando “filetype:” acompanhado da extensão que deseja encontrar, documentos em PDF, documentos do Word, planilhas do Excel são algumas das extensões suportados pelo Google.
Exemplos:
curriculo filetype:doc
investimentos filetype:xls

tags: pesquisa, google, search, dica

enviada por: lucio_araujo em: 16:07 - 04/08    |    permalink    |    comentar

Chomsky e as dez estratégias de manipulação midiática

O linguista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das “10 estratégias de manipulação” através da mídia:

1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO.

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.

Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.

Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.

Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE.

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê?“Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO.

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.

Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto…

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE.

Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.

No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

Nota: O texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas” pode ser lido no link - http://www.syti.net/ES/SilentWeapons.html Está em espanhol, ingles e franceses.
Fonte: Lista dos pontos de cultura.

tags: mídia, chomsky, estratégias de manipulação, armas silenciosas

enviada por: lucio_araujo em: 20:11 - 02/08    |    permalink    |    comentar

Comando para gerar lista recursiva (.txt) com nome e tamanho de arquivos

Com o comando abaixo é possível gerar uma lista recursiva com o nome e tamanho dos arquivos.

$ ls -sRh > lista.txt


tags: linux, lista, comando, ls, recursivo

enviada por: lucio_araujo em: 17:24 - 13/07    |    permalink    |    comentar

Como verificar a duração do vídeo via linha de comando - Tcprobe, grep e cut

O tcprobe é muito útil para visualizar as informações contidas no vídeo. Ao emitir o comando:

$ tcprobe -i nomedovideo.mpg

obtêm-se como resposta as seguintes linhas:

[tcprobe] RIFF data, AVI video
[tcprobe] summary for de09ef_1.avi, (*) = not default, 0 = not detected
import frame size: -g 720x480 [720x576] (*)
frame rate: -f 29.970 [25.000] frc=4 (*)
audio track: -a 0 [0] -e 48000,0,2 [48000,16,2] -n 0x55 [0x2000] (*)
bitrate=128 kbps
length: 38417 frames, frame_time=33 msec, duration=0:21:21.847

Para obter como resultado somente a duração é necessário adicionar alguns filtros no comando, usaremos no exemplo o grep e o cut:

$ tcprobe -i nomedovideo.mpg | grep 'duration=' | cut -d = -f3

obtêm-se como resultado:

[tcprobe] RIFF data, AVI video
0:21:21.847


tags: vídeo, linha de comando, tempo, audiovisual, tcprobe, duração, grep, cut, filtro

enviada por: lucio_araujo em: 15:41 - 23/06    |    permalink    |    comentar

Configuração de rede - ip estático ou dhcp

Arquivo /etc/network/interfaces

# This file describes the network interfaces available on your system
# and how to activate them. For more information, see interfaces(5).

# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback

# The primary network interface
auto eth0
iface eth0 inet dhcp
#iface eth0 inet static
# address 192.168.0.20
# netmask 255.255.255.0
# network 192.168.0.0
# broadcast 192.168.0.255
# gateway 192.168.0.1
# # dns-* options are implemented by the resolvconf package, if installed
# dns-nameservers 10.74.54.8
# dns-search lucio

tags: rede, ip, interfaces, network, dhcp, static

enviada por: lucio_araujo em: 15:54 - 31/05    |    permalink    |    comentar

Configuração de rede - ip estático - Conexão 3g Claro - Aparelho e226

Conexão 3g Claro - Aparelho e226

Edição /etc/wvdial.conf
# nano /etc/wvdial.conf

Insira esses dados no arquivo e salve
[Dialer Defaults]
Carrier Check = off
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Password = claro
Ask Password = 0
Check Def Route = 1
Phone = *99***1#
Idle Seconds = 0
Modem Type = Analog Modem
Stupid Mode = 1
Compuserve = 0
Baud = 961200
Auto DNS = off
Dial Command = ATDT
Modem = /dev/ttyUSB0
ISDN = 0
Username = claro

[Dialer claro3g]
Stupid Mode = on
Password = claro
Auto Reconnect = off
Username = claro
Phone = *99***1#

Editando o resolv.conf
# nano /etc/resolv.conf.bkp

insira os seguintes dados
200.169.117.14
200.255.121.39

na sequencia substitua o 'resolv.conf' atual pelo recém editado 'resolv.conf.bkp'
# cat /etc/resolv.conf.bkp > /etc/resolv.conf

para conseguir a rede basta aplicar o comando do wvdial
# wvdial -C /etc/wvdial.conf

Compartilhando rede via ip estático - ip do servidor de rede: 192.168.0.1
# ifconfig eth0 192.168.0.1

ainda no servidor de rede
# iptables -F

# iptables -F INPUT

# iptables -F OUTPUT

# iptables -F POSTROUTING -t nat

# iptables -F PREROUTING -t nat

# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

# iptables -P FORWARD ACCEPT

# iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

Obs: Se a conexão não for ppp, substitua ppp0 pela conexão que recebe a internet.

Na máquina cliente

# ifconfig eth0 192.168.0.2 (as outras tem que ser 3, 4,5, etc...)

# route add -net default gw 192.168.0.1


tags: rede, configuração, route, ifconfig, iptables, wvdial, resolv.conf

enviada por: lucio_araujo em: 15:44 - 18/05    |    permalink    |    comentar

Como juntar arquivos pdf

Segue a sequência de procedimentos:

$ cd /pasta_onde_estao_os_pdfs

$ ls -1 *.pdf >relacao.txt

$ gs -sDEVICE=pdfwrite -dSAFER -dBATCH -dNOPAUSE -sOutputFile=/tmp/juntar_tudo.pdf @relacao.txt -c -q

$ rm relacao.txt

$ cd /tmp

$ evince juntar_tudo.pdf


fonte: http://hamacker.wordpress.com/2008/01/31/juntando-pdfs-na-linha-de-comando/

tags: pdf, juntar, comando, gs, evince, ghostscript

enviada por: lucio_araujo em: 15:33 - 18/05    |    permalink    |    comentar

Como copiar todos os vídeos de um dvd para o computador

Este comando copia todos os vídeos contidos na mídia DVD, exatamente na mesma qualidade e formato.
Observação: São necessários o lsdvd e o transcode instalados em sua máquina.

Basta usar a seguinte linha de comando:
$ t=$(lsdvd /dev/dvd | grep ^'Title: ' | wc -l); for i in `seq $t`; do tccat -i /dev/dvd -T $i,-1 -P > video_$i.mpg; done

Se preferir use o shell script desenvolvido especificamente para isso:

#!/bin/bash

#copia todos os títulos da mídia DVD para o computador
#requer lsdvd e transcode instalados


#path to dvd or dvdiso e.g. /media/dvd.iso or /media/cdrom0
#NOT required if always ripping from CD/DVD Drive
DVDPATH=/dev/dvd

#output name
echo "Digite o nome do vídeo: " ; read VIDEONAME

#counts number of titles in dvd
#again remove $DVDPATH if only ever ripping from CD/DVD Drive
TITLES=$(lsdvd $DVDPATH | grep ^'Title: ' | wc -l)

for i in `seq $TITLES`

do
tccat -i $DVDPATH -T $i,-1 -P > "$VIDEONAME"_$i.mpg
done

tags: mpg, dvd, autoração, conversão, cópia, tccat, lsdvd, copy

enviada por: lucio_araujo em: 17:27 - 25/03    |    permalink    |    comentar

Página 2 de 3