Blog: Hackeando a música


Descrição

Última modificação em: 28/06/12 - 19:47     Fonte RSS

Edição de Vídeo no Linux, do amador ao profissional

Post muito bom no blog Pare de Bater Cabeça! de Edu Carrega.




Assim como os Messengers, o Linux ganhou muito terreno na edição de vídeo, do amador ao profissional.

Muitos exemplos podem ser conferidos no site brazuca www.estudiolivre.org, contendo centenas de tutoriais de como utilizar vários softwares, e criar edições avançados, mas como tudo tem uma pitada técnica, aqui vai minha dica para o usuário normal, que quer apenas jogar os vídeos de sua câmera digital no seu linux, juntar tudo e gerar um DVD para galera ver naquele churrasquinho de fim de semana.

Com foco no usuário final, esta abordagem somente avalia e indica softwares com interface gráfica, deixando os de terminais para os mais radicais de lado.



Link do post original: http://educarrega.wordpress.com/2009/11/05/edicao-de-video-no-linux-da-caseira-a-qualidade-profissional/

tags: vídeo, software livre, linux, programas, edição

enviada por: lucasa em: 16:25 - 06/11    |    permalink    |    comentar

SLTV, um sistema de captura, codificação e stream de mídia livre

Faz alguns meses que estou envolvido no projeto do "publisher" sltv. Atualmente estamos na fase de prototipação e definição das funcionalidades desejadas para a primeira versão. O sltv é um programa desenvolvido em Java que faz uso do framework gstreamer-java para prover as funcionalidades de captura de áudio e vídeo, codificação em Ogg vorbis/theora e transmissão para servidores Icecast2. Gstreamer é um framework multimídia suportado em Linux, Windows, Mac Os e OpenSolaris?, é o suporte padrão para aplicações multimídia do ambiente Gnome.

No uso da TV Software Livre, foi identificada a necessidade de um software que reúna as tarefas de captura de áudio e vídeo, transcodifcação de formatos e transmissão de vídeo (stream) para servidores Icecast 2. Há diferentes métodos de transmissão, utilizando e combinando programas que realizam cada uma das tarefas supracitadas, cada método possui vantagens e desvantagens, a decisão de qual método utilizar não é trivial, contribuindo assim para a baixa penetração das ferramentas livres nesta área.

Atualmente na TV SL são utilizados scripts baseados em gstreamer e ffmpeg, os quais, mesmo sendo úteis e estáveis, estão longe das facilidades proveninentes dea uma interface GUI elaborada especialmente para a configuração e monitoração do processo de transmissão de mídia.

Estamos desenvolvemos o sltv como o programa principal para o setup de transmissão da TVSL, de forma a possibilitar a captura e codificação em tempo real de diferentes entradas de vídeo e áudio, desde dispositivos externos de captura como câmeras miniDV firewire, webcams USB, até placas PCR e DVB. O sltv se utiliza das facilidades de execução multiplataforma e distribuição trazidas pelo ambiente livre Java OpenJdk, e das centenas de plugins da plataforma gstreamer.

O código-fonte do projeto, licenciado em GPLv3, está hospeado no Launchpad. Para contato, contribuições ou dúvidas favor acessar a página do grupo sltv. Os hackers podem navegar no código do protótipo que está no sistema de versionamento distribuído Bazaar do Launchpad.

As funcionalidades da última versão são: captura de vídeo de webcam através do driver V4L2?, abertura de arquivos de vídeos de outros formatos, codificação em ogg e transmissão para servidor Icecast2. Vários parâmetros podem ser configurados como, a taxa de frequência de áudio, taxa de frames por segundo do vídeo, qualidade da codificação theora, dimensões do vídeo, etc. Também está disponível a aplicação de overlay de texto e o uso de efeitos de vídeo do pacote effectv.

Os próximos passos são a refatoração do código do protótipo para se adequar a uma arquitetura distibuída, sobre a qual falarei mais num próximo post.

Para executar o sltv no Linux, basta ter instalado os pacotes básicos do gstreamer (padrão no Ubuntu/Gnome) baixar o sltv.jar do diretorio lib/ do repositório bazaar e executar:

java -jar sltv.jar

A interface gráfica do sltv abrirá em seu sistema.

Algumas screenshots:

sltv transmitindo um arquivo de vídeo

sltv transmitindo um arquivo de vídeo para o Icecast do estudiolivre.org


capturando webcam
capturando webcam e transmitindo para servidor Icecast


tags: ogg, vídeo, áudio, stream, theora, java, fisl, mídia livre, icecast, transmissão, sltv, tvsl, associação software livre

enviada por: lucasa em: 03:39 - 01/11    |    permalink    |    comentar

Relato do Festival de Cultura Livre do fisl10 - Parte 4

Dando seguimento aos posts sobre o Festival de Cultura Livre do Fisl10.

Não posso deixar de falar das apresentações culturais que tivemos em nosso Festival, pela primeira vez tivemos intervenções culturais dentro do espaço do FISL. Todas as atrações foram artistas da cidade de porto alegre e região. Na quarta-feira 24/06 tivemos a apresentação do Grupo Bonecos da Gente, com o Nego Omar, um boneco gigante vestido de pirata e defendendo a liberdade na internet. Na sexta dia 26 se apresentou o grupo de dança AfroSul? acompanhado de tambores. O espetáculo do guro Afrosul incluiu a participação do público. O sábado dia 27 foi um dia animado, no fim da manhã abrimos espaço para uma roda de capoeira Angola, em pleno espaço do grupo de usuários. Abriram a roda os grupos de capoeira Zimba e Africanamente. À tarde quem animou o evento foi o grupo de dança de rua Hackers Crew que fez uma apresentação memorável.


Roda de capoeira Angola no Fisl10, mais fotos no álbum do Festival Cultura Livre fisl10


Depois da cerimônia de encerramento do fisl10, fomos para Festa Livre de Encerramento no Bar Ocidente. A festa reuniu o maior público dos eventos externos, muita gente apareceu para dançar e se despedir dos amigos, alguns palestrantes estavam por lá também. O povo estava em clima de despedida, muitos iriam viajar no domingo, de volta pra sua rotina diária. Na festa a maioria do público era de homens, como esperado, mas as mulheres estavam em quantidade acima da média para eventos de tecnologia, revelando o crescente avanço dos últimos anos do público feminino no Fisl.

No comando da festa estavam os DJs pernambucanos Ricardo Brasileiro e Felipe Machado, as projeções visuais ficaram a cargo do VJ pixel. Como o propósito da festa é ser também colaborativa, contamos com a contribuição de outros DJs e VJs que apareceram na hora e ajudaram a animar o público até alta madrugada. Eu mesmo montei um mini set em meu notebook \o/.

Chegamos ao fim da série de posts sobre o Festival de Cultura Livre, mas outros posts podem surgir refletindo sobre assuntos e debates gerados no Fisl10.

Pesquisando na rede podemos encontrar fotos da Festa Livre de Encerramento.














tags: software livre, maracatu, samba, porto alegre, fisl, festa, barcamp, relato, fisl10, festival de cultura livre

enviada por: lucasa em: 02:55 - 14/07    |    permalink    |    comentar

Relato do Festival Cultura Livre - parte 3

Continuando com o relato sobre o Festival de Cultura Livre do fisl10.

Na sexta-feira, dia 26 de Junho, aconteceu mais uma atividade descentralizada, o Encontro Cultural no ponto de cultura Afro Sul Odomodê. Nesse encontro tivemos a apresentação de dois grupos musicais de Porto Alegre, a Central do Samba e o Macaratu Truvão. Estes grupos resgatam importantes gêneros musicais da cultura brasileira, o samba de raiz e o maracatu de baque virado. Este resgate é importante pois o Samba de raiz e o Maracatu não estão atualmente representados na indústria da cultura nacional. Além do que, sendo o FISL é um evento internacional, essa atividade cultural foi uma importante vitrine da genuína cultura brasileira para os estrangeiros que vieram nos prestigiar.


Central do Samba



Grupo Truvãozinho, meninos e meninas que aprendem persussão no Afro Sul Odomodê


Durante a festa, além da música, tivemos a participação do VJ pixel, que veio diretamente de SP para se apresentar em nossas festas noturnas. O VJ pixel, utilizou seu equipamento, formado por notebooks, mixer e câmera de vídeo, para projetar uma arte de texturas nas paredes do Odomodê. Esta apresentação foi um ensaio para o show de imagens que aconteceria no dia 27 na Festa Livre de Encerramento.

Neste mesmo dia no Odomodê aconteceu uma oficina de Estêncil, técnica de arte gráfica de rua "prima" do Grafite. Na oficina, o público foi incentivado a aplicar desenhos na parede interna do ponto de cultura. Eu também participei, cortei um molde em folha de papel com a palavra "NERD". Aprendi uma técnica de corte de "pontes" nos moldes, permitindo criar desenhos mais complexos. Quem for ao Odomodê poderá ver meu estêncil NERD lá. O oficineiro também criou um grafite muito legal no muro externo do Afro Sul Odomodê. A oficina de estêncil e o grafite foram uma parceria do gt-cultura e o CUCA - Pontão de Cultura da UNE.







tags: software livre, maracatu, samba, porto alegre, fisl, festa, barcamp, relato, fisl10, festival de cultura livre

enviada por: lucasa em: 00:26 - 14/07    |    permalink    |    comentar

Relato do Festival de Cultura Livre do fisl10 - Parte 2


Foto da desconferência: Encontro Comunitário dos Pontos de Cultura



Continuando com o relato do Festival de Cultura Livre do fisl10.

Desconferência


Este ano organizamos uma desconferência dentro do FISL, reservamos um espaço para que discussões aflorassem num modelo diferente das clássicas palestras onde o palestrante fala e o público só participa nos últimos 10 minutos através de perguntas. Na desconferência o modelo de interação é muito mais horizontal, não há a figura do palestrante. A 1ª desconferência do FISL aconteceu nas manhãs do dia 24 e 24 de Junho, no auditório da Faculdade de Comunicação da PUC-RS.

A iniciativa de promover a desconferência foi prover um local capaz de agregar pessoas dos mais variados perfis técnicos, desenvolvedores, ativistas, estudantes, professores, etc; e desta forma possibilitar a troca de conhecimento. Todavia a participação do público nos dois dias de desconferência ficou muito aquém do desejado, e existem alguns motivos para isso.

Na desconferência, foram explorados dois temas, no primeiro dia éramos um grupos de mais ou menos 6 pessoas, conversamos sobre a pedagogia Libertadora do Software Livre, tema proposto por Wilkens Lenon S. de Andrade, paraibano estudante da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba e funcionário do Ministério Público do Estado da Paraíba. O tema foi do agrado dos presentes e a conversa rolou solta, discutimos sobre os aspectos pedágógicos, culturais e sócio-políticos propostos pela filosofia GNU, espcialmente no que diz respeito à socialização do conhecimento, ao desenvolvimento da cibercultura e suas riquezas humanas produzidas em rede. No papo, Wilkens invocou a pedagogia de Paulo Freire e fez um paralelo com a filosofia por trás do movimento software livre.

No segundo dia de desconferência a participação foi ainda menor, 3 pessoas. A temática da conversa foi sobre sistemas de agregação de conteúdo na web em tempo real, como o SocialCamp, LiveStream?, Twittercamp, etc...

Recebemos muitos elogios sobre a iniciativa da desconferência e alguns participantes se ofereceram para ajudar na organização do espaço no próximo FISL.

O principal dos motivos que podem justificar a baixa participação na desconferência é o desconhecimento sobre o que é este tipo de evento. São comuns no exterior (EUA,Europa), eventos nos moldes de desconferência, e aqui no Brasil os Barcamps são um exemplo já relativamente popular em algumas capitais.

Nos Barcamps (modelo de desconferência) nacionais podemos encontrar, principalmente (peço licença pra generalizar), blogueiro(a)s, jornalistas, web-designers e ativistas de movimentos 'ciber-sociais', ou seja, o entendimento do propósito de uma desconferência é ainda difundido em redes restritas, estritamente virtuais. Tiro a conclusão de que grande parte do público do FISL não sabe o que é uma desconferência, e poucos se motivaram a ir conhecer a proposta do espaço.

Para a desconferência do próximo FISL, vamos investir numa maior divulgação do conceito do espaço, e assim atrair um público maior. Acho fundamental criar uma lista de discussão para colocar o povo em contato e criar uma organização compartilhada, permitindo a ajuda de voltuntários remotos. No próximo evento podemos também viabilizar a interação entre participantes presentes e virtuais, usando recursos de transmissão de vídeo via TV Software Livre, canal de batepapo IRC e cobertura por redes de micro-blogging.

Encontro da Rede de Pontos de Cultura


Na manhã do dia 27 de Junho, último dia de FISL, aconteceu o Encontro Comunitário da Rede de Pontos de Cultura. Entre os presentes estavam pontos de cultura de várias regiões do Brasil, o Pontão FOCU (TV OVO), Pontão Minuano, Pontão Ganesha, Pontão Kuai Tema (Soylocoporti), Ponto quilombo do Sopapo, Fundação Cultura de Curitiba, Pontão Diplô na rede, dentre outros.

Vários pontos de cultura da região Sul puderam comparecer ao FISL e, especialmente, a esse encontro, por causa do apoio dado pela Associação Software Livre e Pontão de Cultura Digital Minuano, estes pontos tiveram inscrições gratuitas no FISL10.

O encontro foi bastante interessante, sendo organizado no sistema de desconferência. Os presentes construíram uma pauta de 10 itens, mas no final das contas, na maior parte do tempo se discutiu o fortalecimento da rede de comunicação entre Pontos de Cultura. Foram citadas várias iniciativas de criações de redes sociais online para interação entre os pontos de cultura, como o Fórum da Cultura Digital Brasileira e o Diplo na Rede. Os membros dos pontos de cultura falaram das dificuldades na publicação de fotos, músicas e vídeos que documentam sua produção cultural. Foi debatida a diferença entre as redes sociais de divulgação cultural e as redes de debate político. Chegamos ao consenso da necessidade de criar um sistema que permita a agregação (feeds rss/xml) do conteúdo (texto,vídeos,fotos,músicas) dos sítios dos pontos, de forma que forme uma vitrine nacional (e regional) da produção cultural dos pontos de cultura.



No fim do nosso encontro que durou 2 horas, o pessoal ainda queria continuar a discussão, então migramos todos para o estande da cultura livre, onde o papo continuou. O estande da Cultura Livre foi criado pela Associação Software Livre para servir de ponto de encontro e espaço de atividades relacionadas a cultura.

Aguardem os próximos relatos sobre as outras atividades do Festival de Cultura Livre do fisl10.

tags: software livre, fisl, barcamp, relato, fisl10, festival de cultura livre, desconferência, pedagogia

enviada por: lucasa em: 02:23 - 08/07    |    permalink    |    comentar

Relato do Festival de Cultura Livre do fisl10 - Parte 1



O Festival de Cultura Livre do fisl10 foi um sucesso! Esse ano, nós do GT-Cultura organizamos uma programação inovadora no fisl10, estendemos a programação para a noite, com eventos externos em diferentes locais de Porto Alegre.

Os atividades descentralizadas do Festival deram um outro aspecto ao FISL10, foi muito agradável sair um pouco do ambiente hermético do centro de eventos da PUC-RS e levar o público do evento para discutir e apreciar a cultura livre no ambiente descontraído e informal de um bar.

Na quarta-feira 24 de Junho, em pleno inverno de Poa aconteceu a Festa Junina Nerd, no Ponto de Cultura Odomodê Afro Sul. O público dançou forró e tomou o quentão delicioso preparado por Dona Iara. Meus amigos nordestinos estavam lá animando o salão e, eu matei a saudade dos festejos desta época. Azar deram os nerds forrozeiros que não foram na festa e permitiram que algumas gurias ficassem sem parceiro pra dançar. #nerdfail1!

Fotos da Festa Junina Nerd




fotos tiradas pelo gt-cultura



Na quinta-feira tivemos o debate no Bar Ocidente sobre cultura livre, propriedade intelectual, compartilhamento na rede e temas relacionados com Peter Sunde, co-fundador do portal de torrents The Pirate Bay, Elizabeth da Free Cultura-NY e Marcelo Branco coordenador da Associação Software Livre.

O debate fluiu num clima muito bom, o espaço OX do Ocidente se mostrou um local adequado para o formato da atividade, o combo de debate + cerveja agradou o público. Os debatedores estavam animados, Peter Sunde, principal atração da noite, tem um bom sendo se humor, o público riu muito de suas tiradas. Peter falou de sua posição política anti-copyright que, segundo ele mesmo diz, o torna mais radical que o movimento software livre. Para ele a invasão do copyright alheio é válida, qualquer licença, mesmo que seja a GPL, deveria ser violada.

Eu achei essa posição do Peter Sunde bastante anárquica, mas ao mesmo tempo inserida numa economia de mercado capitalista, o que de certa forma invoca idéias do anarco-capitalismo.

Elizabeth falou da organização estudantil Free Culture, de como nos EUA o debate da cultura digital está se expandindo da sociedade. Me pareceu que a visão de cultura livre americana é mais light que a brasileira, como se lá eles tentassem criar uma adaptação, uma forma de encaixar as idéias de free culture no espaço que cabe dentro da sociedade americana atual. E aqui no Brasil o movimento [des]]organizado (caótico?) em defesa de uma cultura livre estivesse enxergando mais fundo e percebendo que devemos pressionar mais, cobrar uma posição clara do poder público sobre a causa, e defender 'ativistamente' a sociedade de tentativas de controle como o Projeto de Lei do Azeredo.

Marcelo Branco explorou o tópico da defesa da liberdade na rede mundial de computadores, posicionando-se contra o vigilantismo disfarçado de lei contra a pedofilia.

Participou também do debate o criador do Tor Project, que possibilita o anonimato virtual, Jacob Appelbaum. Jacob explicou como o Tor tornará inefetiva qualquer tentativa de controle da rede, permitindo a navegação sem deixar rastros. Ele defendeu que o projeto Tor não incentiva a pedofilia virtual, mas sim força que a polícia tome medidas mais inteligentes e efetivas para evitar esses crimes.

[corta]]O Jacob, em outro momento no fisl, me deu uns adesivos do projeto Tor e me pediu que entregasse para o presidente Lula. Hehehe, não sabia ele que eu só veria o presidente de longe.[/corta]]

O Bar Ocidente estava fervilhando, vale lembrar que a maior parte do debate foi em inglês, e que a Elizabeth ensaiou timidamente algumas frases em português.

Fotos do debate no Ocidente






fotos tiradas pelo gt-cultura


Nós da organização percebemos uma boa aceitação do público nestes eventos noturnos, os encontros descentralizados do Festival de Cultura livre aproximam ainda mais a o software livre da cultura.

Nos próximos relatos vou fazer apontamentos sobre a desconferência, as intervenções culturais dentro do fisl e as oficinas e debates feitos na PUC. Mais fotos do Festival de Cultura Livre pode ser acessadas aqui no meu álbum do flickr, ou no síto da Agência Fisl, canal independente criado para cobertura do fisl10.


tags: pontos de cultura, samba, cultura livre, forró, festa, debate, festival, odomode, fisl10, peter sunde, ocidente

enviada por: lucasa em: 01:48 - 07/07    |    permalink    |    comentar

FISL 10 - Chamada de propostas de oficinas para áudio, gráfico, vídeo e arte

image


Festival de Cultura Livre do fisl10

Durante a 10ª edição do Fórum Internacional de Software Livre estaremos realizando mais um Festival de Cultura Livre, promovido pelo Grupo de Trabalho de Cultura do fisl10. O Festival tem o objetivo de ser um momento de encontro da hackers, artistas e produtores culturais. Acreditamos que a aproximação entre usuários, desenvolvedores e artistas é fundamental para o amadurecimento do software livre como base para uma sociedade baseada nos conceitos da Cultura Livre.

A programação do Festival inclui oficinas, palestras, mini-cursos, desconferência, apresentações artísticas e festas noturnas.

Chamada para Oficineiros

Convidamos a comunidade para submeter propostas de oficinas sobre uso de softwares livres nas áreas do áudio, gráfico, vídeo e arte ditigal. Disponibilizaremos espaço com infra-estrutura de projeção e sistema de som.

Para se inscrever como oficineiro, basta enviar um e-mail para o endereço de contato (festivalculturalivre@softwarelivre.org) com a descrição e duração da oficina, além do mini-currículo.

Atenção: como não dispomos de computadores, os exercícios deverão ser realizados nos notebooks do público. Então, acrescentem na descrição da oficina a lista dos softwares necessários.

Mais informações: http://fisl.softwarelivre.org/10/www/festival-de-cultura-livre

Organização:
GTCultura fisl10 - festivalculturalivre@softwarelivre.org

tags: oficina, porto alegre, fisl, evento, chamada, fisl10, festival de cultura livre

enviada por: lucasa em: 01:09 - 07/06    |    permalink    |    comentar

Dica de Blog: Studio Linux BR



Encontrei na rede o blog Studio Linux BR, muito interessante para quem utiliza o linux para trabalhar com áudio.

Nas palavras do criador: Este é um blog relacionado a gravação e edição de audio usando programas opensource e freeware em plataforma Linux. Não deixe de conhecer meu trabalho musical no site http://www.ninjamusic.com.br''

Vejam esse Tour que apresenta os principais programas para áudio no linux, a lista apresentada é muito útil pra quem está começando nesta plataforma: http://studiolinuxbr.blogspot.com/2009/05/tour-linux-studio-br.html

Assinem o RSS dele.

Ah, se ainda não o fazem, assinem o meu rss também ;-).

tags: livre, áudio, estúdio, linux, programas, blog, site, studio, síto, ninja

enviada por: lucasa em: 00:44 - 07/06    |    permalink    |    comentar

Vídeo - Ubuntu 9.04: muito mais amigável e simples (Olhar Digital)

Ubuntu 9.04: muito mais amigável e simples

Vídeo sobre o Ubuntu 9.04 do site Olhar Digital: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8252

Os criadores da plataforma baseada em Linux pretendem torna-la tão aceitável como o Windows
A versão mais atualizada do Ubuntu, a 9.04, foi lançada em abril deste ano. O Brasil é o terceiro maior adepto dessa distribuição do Linux – lembrando que o Linux possui várias versões chamadas de distribuições. E o Ubuntu agora quer ser conhecido como um sistema operacional simples, amigável e intuitivo. E para conferir as novidades dessa versão resolvemos instalar o Ubuntu e mostrar para você o que tem de bom e ruim nessa atualização.

image

tags: vídeo, ubuntu, linux, 9.04, amigável, fácil, olhar digital

enviada por: lucasa em: 22:53 - 31/05    |    permalink    |    comentar

10 programas para transformar seu Ubuntu num Estúdio de Vídeo

Link original em inglês: http://www.programmerfish.com/10-free-apps-that-turn-your-ubuntu-into-video-studio/

Tradução para o português: http://www.programmerfish.com/pt/10-free-apps-that-turn-your-ubuntu-into-video-studio/

Os programas:


AvideMux



CinePaint




Cinelerra




Kino




Jahsakha




Slideshow Creator




Lives




Vivia




KDEnlive




FFmpeg



tags: vídeo, ubuntu, estúdio, video, software livre, estudio, programas, free, studio

enviada por: lucasa em: 23:34 - 24/05    |    permalink    |    comentar

Página 2 de 26