Blog: EL Blog

Visualizando mensagem do blog

Primeiro Encontro De Puredata Em São Paulo, 1º a 5 de Maio 2008




O Quê, Quando, Como, Onde e Chamada de Trabalhos:


1º EPdBr (Primeiro Encontro Pd Brasil) - 1º a 5 de Maio 2008, IBRASOTOPE-São Paulo

O Primeiro encontro do software livre de criação multi-mídia Pd (puredata - http://www.organismo.art.br) ocorrerá na primeira semana de maio.

O software Pd é voltado a performances ao vivo de música e multimedia, e desenvolvimento de aplicativos. O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows. Essa ferramenta tem sido adotada para implementar diversas peqsuias em Universidades Brasileiras, como se visa apresentar no encontro. O evento deve agregar interessados, usuários, e desenvolvedores para fomentar o uso e participação de brasileiros no desenvolvimento de Pd.

O evento sucederá uma série de Palestras e Cursos de Base de Puredata ( a começar na segunda quinzena de Abril, maiores informações em: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP )

Dando continuade após o evento, as oficinas seguirão módulos mais avançados, dependendo dos desdobramentos das atividades aqui iniciadas, ecos do evento poderão se manifestar na permanência dos Convidados Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard uma semana após, que devem também apresentar seus trabalhos na USP e em outros congressos paralelos. De modo que, devido à demanda dos participantes, o encontro em si pode se estender em atividades extras por mais uma semana. Miller Puckete, criador do software, também confirmou uma teleconferência de uma comunicação sua sobre desenvolvimento no Pd.

Interessados em mostrar trabalhos artísticos e de pesquisa devem contactar Alexandre Torres Porres no endereço (porres@gmail.com).

Localização:


O evento será sediado na cidade de São Paulo, no Ibrasotope http://www.myspace.com/ibrasotope -

Principais Atividades e Objetivos:


Além de palestras, troca de informações, mesas redondas, e ponto de encontro sobre pd, discutiremos, acima de tudo, a viabilização do evento internacional a ser sediado no país. O Evento contará com atividades que incluem, principalmente, os Workshops dos Canadenses Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard.

Miller Puckette (http://crca.ucsd.edu/~msp/) confirmou sua presença virtual via teleconferência pela internet, em uma comunicação/palestra ainda a ser melhor definida sobre o estado atual do Pd, seus problemas, e projeções futuras.

O principal foco é o intercâmbio de pesquisa e criação por meio do Pd, e tem como objetivo discutir a viabilização de futuros encontros regulares, assim como a organização de uma convenção internacional no Brasil. A Página do projeto se encontra em
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Encontro%20PD

A participação dos candenses Alexandre e Mathieu é importantíssima, pois os mesmos participaram da organização da Convenção internacional anterior no Canadá. Ambos são membros do Centro de artistas visuais e mediáticos Artengine (http://artengine.ca).


Biografia dos Participantes e Organizadores:

Divulgue

image

tags: vídeo, áudio, encontro, software livre, pd, puredata, são paulo, evento, pdmtl, pdcon, epdbr

enviada por: lucasa em: 21:15 - 02/04    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar