Blog: Sofá

Visualizando mensagem do blog

eX - gerenciamento de conteúdo em código aberto

Eu e o amigo Felipe Kaled estamos trabalhando em um CMS a ser licenciado pela GPL. A idéia é ter um nucleo modular que suporte varias aplicações diferentes (blog, forum, etc) ao mesmo tempo que tenha tipos de exibição de conteúdo (artigo simples, galeria de fotos, videos, tabelas de produtos...) independentes que sejam suportados pelas diferentes aplicações.

O nome eX vem da palavra latina que quer dizer algo como "para fora", pois cremos estar criando uma ferramenta que possibilite o usuário colocar para fora suas ideias, projetos e trabalhos.

EX está sendo desenvolvido em PHP com o Symfony Framework, um projeto frances que facilita e agiliza o desenvolvimentos de aplicações para web.

Acredito o fato de darmos enfase 'a modularização estimule o desenvolvimento comunitário, uma vez que tanto as aplicações como os tipos de conteudo possam ser desenvolvidos e utilizados separadamente, além de poderem ser "temáveis" também de forma independente.

Essa semana ainda, coloco aqui as especificações do projeto. Esperamos lançar o primeiro alpha release antes do fim do ano!

Caso você tenha se interessado, queira se tornar um desenvolvedor ou simplesmente saber mais, me mande um email!

pedrokoblitz@gmail.com

tags: gpl, desenvolvimento, comunidade, cms

enviada por: pedrokoblitz em: 10:28 - 17/11    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar