Blog: Cangaia News

Visualizando mensagem do blog

Barreiros comemora 26 anos de festa de vaqueiros

Barreiros - No próximo final de semana completa 26 anos, que aconteceu a primeira Missa de Vaqueiros do Distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe. O evento que sempre é realizado na última semana de julho e é considerado um dos maiores do seguimento na Região Sisaleira.

O presidente da festa deste ano, Neto Broa, informou que já está ajustando os últimos detalhes para a realização do evento. Segundo ele, é muito difícil estruturar uma festa como esta, mas o povo da comunidade é sempre unido e lutador. Para Neto Broa a emoção é grande ao assumir a responsabilidade de uma festa que já foi organizada pelos avôs, pai e outros amigos.
image

Na programação deste ano terá o forrozeiro Del Feliz "O Rei do Forró Enredo" que faz um show especial no dia 25 para comemorar a temporada dos festejos juninos, quando o cantor barreirense fez shows nos maiores cenários da Bahia. Del que foi uma das atrações de Senhor do Bonfim e é a primeira contratação para o ano que vem, conforme divulgou o site da prefeitura. Leia aqui.

No sábado a festa começará às 20h com shows na Praça Teodoro Queiroz, no centro da comunidade. Um novo documentário será apresentado às 22h mostrando os aspectos culturais que evolve o evento. Vaqueiros, fazendeiros e organizadores da festa contam a história, as dificuldades e realizações.

No domingo ao meio dia começa o desfile dos vaqueiros seguido de homenagens aos vaqueiros, coroação de Rainha e Princesa, entrega das bandeiras, julgamento e premiação dos vaqueiros e grupos. Simultaneamente no Alto do Cruzeiro acontece o Concurso de Marchas com julgamento da ABCC- Associação Baiana dos Criadores de Cavalos.

Outras bandas também já estão confirmadas: Axé Vip, Estrela Midi, Forrozão Eletroxote, Juca dos Teclados, Wesley & Igor, DJs nas barracas, dentre outras apresentações regionais.

Participação popular - Os vaqueiros têm participação garantida e são eles que fazem o evento acontecer. Muitos aproveitam o dia para tocar berrante e fazer aboios e toadas. O jovem Ivanildo, conhecido por Muí da Cancela Preta, também um apaixonado pela festa e disse que vai aproveitar o momento para fazer homenagens. Ele comentou que irá soltar seus versos, mas tem uma condição. "Só vou se me chamarem no palco, se não num eu não canto", brincou

tags: bahia, festa, bandas, barreiros, vaqueiros, cavalos, forrós

enviada por: dois em: 00:46 - 20/07    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar