Blog: hacked!

Visualizando mensagem do blog

Open movies

Confirmado: “Elephants Dream”, filme livre no CP Brasil

''Editoria: Campus Party
04/Jan/2008 - 09:00
Enviado por Redação PSL-Brasil''

Os open movies, também conhecidos como filmes open-source, são filmes produzidos a partir de ferramentas abertas (de código livre) e que possuem todo o seu material produzido disponibilizado de forma aberta, ou seja, gratuita.

Nestes tipos de filmes, todo o material produzido, como trechos dos filmes, modelos, texturas e animações podem ser copiados, para que a partir daí sejam criados novos filmes ou montagens de forma gratuita, desde que sejam dados os devidos créditos aos desenvolvedores do material original.

O primeiro open movie lançado foi o curta-metragem denominado “Elephants Dream” (2005 / 2006), cujo codinome era “Orange”. Seu objetivo principal era apresentar um desenvolvimento técnico e divulgação do potencial do Blender (software open-source para modelagem, animação, pós-produção e desenvolvimento de games com engine própria). Seu roteiro, apesar de não ser complexo, apresentava uma história sombria.

Após o sucesso de repercussão desse filme, a Blender Foundation inaugurou o Instituto Blender – um setor dedicado a cuidar de projetos relacionados a open movies e games educativos open-sources produzidos a partir de sua game engine.

Com o nascimento do Instituto Blender, foi anunciada também a produção do 2º open movie, denominado como “Peach Open Movie” – codinome “Peach”.

Trazendo um tema mais engraçado e denominado “Furry and Funny” (peludo e engraçado), esse novo curta promete um aspecto semelhante aos das grandes produções da Dreamworks ou Pixar. Com certeza esta iniciativa da Blender Foundation de investir em open movies traz vida nova ao mercado cinematográfico, incentivando novas produções e estimulando a criatividade dos artistas 3D e profissionais ligados a área, e também àqueles que sempre sonharam em entrar na área mas não tinham condições financeiras para isso.

Fonte: http://mexidao.wordpress.com/category/animacoes/

Disponível em http://www.softwarelivre.org/news/10579
Acesso em 04/01/2008

tags: Este post não tem tags.

enviada por: wille em: 14:39 - 04/01    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar