Blog: Rejuntando

Visualizando mensagem do blog

juntaDados esta concorrendo ao Prêmio Frida/IGF2011

O Pontão de Cultura digital juntaDados.org esta concorrendo ao Prêmio Frida/IGF2011 você pode ajudar votando em



O Pontão de Cultura Digital juntaDados é uma iniciativa sediada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o apoio do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e tem como objetivo geral fomentar a apropriação de tecnologias livres (Software Livre) para a produção, documentação e distribuição de manifestações culturais em meio audiovisual digital dos Pontos de Cultura e ações de Inclusão Sócio-Digital? no Brasil.



Consideramos a convergência de ações em arte, mídia e tecnologia para a integração de propostas de formação e de aplicação de diversos conhecimentos situados em diversas áreas (música, programação, construção de instrumentos musicais, robótica, educação dentre outros).

São ações/temas específicos do Pontão juntaDados

- A Plataforma Web juntaDados - Tem como objetivo ser um espaço para o apoio, armazenamento e difusão de conteúdo cultural em meio audiovisual. Qualquer pessoa pode utilizar o espaço desde que concorde com o conteúdo proposto pela licença Creative Comons. A Plataforma Web juntaDados é um meio de agregação, distribuição e troca constante de informações entre os atores envolvidos nos processos de Cultura e Inclusão Digital.

Distribuição GNU/Linux Multimídia juntaDados - É um Sistema Operacional completo e livre, baseado no GNU/Linux, que contém ferramentas para escritório, áudio, vídeo, imagem e texto além de um ambiente completo de desenvolvimento de Software em Python, Ruby, C/C++, Java e PHP. Está disponível na internet através do site ou, quando solicitado, enviado pelo correio a Pontos de Cultura e ações de Inclusão Digital. O Objetivo é facilitar o acesso e uso de ferramentas livres para produção audiovisual.

Consultorias juntaDados - O objetivo das consultorias é dar suporte ao uso de tecnologias livres para produção audiovisual, suporte na montagem de estúdios multimídia e de esporos de metareciclagem. Prestação de contas, banco de editais e elaboração de projetos também são temas tratados pela equipe de consultores do Pontão. Podem solicitar as consultorias através do portal juntaDados, por e-mail, telefone ou visitando nosso espaço na Universidade do Estado da Bahia.

Produção de Tutoriais, Manuais e Vídeo-aulas - A equipe produz materiais de apoio para oficinas de produção gráfica, vídeo, áudio. Para utilizar os materiais basta baixar do site a versão impressa ou a versão web. Também disponibilizamos os tutoriais junto com a distribuição JundaDados?.

Oficinas, cursos e capacitações - Cursos, capacitações e formações em software livre de tecnologias aplicadas para arte, mídia e produção audiovisual. Todo material produzido através de oficinas pode também ser encontrado no portal juntaDados e na distribuição.

Desenvolvimento e Tradução de Software Multimídias - Trabalhamos no desenvolvimento de softwares com o objetivo de integrar a produção de códigos e o trabalho artístico. Softwares para produção de áudio e vídeo, além da poderosa ferramenta puredata por exemplo são projetos bem documentados que podem ser encontrados no site.

Podemos destacar as plataformas desenvolvidas pelo juntaDados como o Rejunte um middleware de agregação e (re)distribuição de conteúdo na Web, Sistele um Sistema de Apoio a implantação de Telecentros relacionados ao Programa Telecentros.BR do Ministério do Meio Ambiente (MMA) dentre outros.

Apoiamos diretamente ainda, com suporte técnico (infra-estrutura e desenvolvimento), iniciativas como Estúdio Livre, Organismo.art.br, Panteon Escolar dentre outros.

Vote em: http://premiofrida.org/por/projects/view/1333

Para conhecer mais sobre o juntaDados: https://juntadados.org

tags: cultura digital, pontão de cultura digital, juntadados, frida

enviada por: marcelosoaressouza em: 20:38 - 25/07    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar