Blog: pIrex

Visualizando mensagem do blog

Reflexões FSM 1: da bitolação, do foco e das espicificidades

Eu não vi nada no Forum. Fiquei 90% do meu tempo dentro daquele laboratorio, passando calor. Posso contar nos dedos as vezes que fui em um lugar diferente para algum evento.
. a marcha
. o show de abertura
. a mesa do Gil + Lessig + Barlow + Castells...

Acho q foi isso.

O FSM é um evento marcado pela diversidade. Pela diversidade e pela especificidade. É impressionante o número de manifestações que se algomeram naquele lugar. Punks anarquistas, operários sindicalistas, comunistas, seguidores do calendário maia, índios, burgueses, nerds, freiras... todos brigando por coisas muito particulares como a retirada do lixo do aterro não sei de onde, a aprovação da lei não seiquanto traço não sei o que, a paz na terra, etc...

Pessoas muito diferentes em historia, valores e convicções convivem lado a lado durante esses dias em Porto Alegre. E, de alguma maneira, elas estão voltadas na mesma direção. Que direção é essa? "A luta cointra o capitalismo selvagem" seria uma resposta fácil, mas não suficiente.

Essa concentração de diferenças gera uma diversidade de aconteciemntos simultâneos que não acredito que se reprioduza em outro lugar do mundo ou em outro tempo na historia. Por mais que soe clichê, brega ou infantil, o clime é de festival; de celebração da eminente chegada de um mundo novo.

Mas eu não vi praticamente nada,. como disse, fiquei fazendo sauna naquela sala apertada, bagunçada, respirando poeira e mastigando particulas de terra que se desprendiam das paredes. Eu e mais um bando de gente.

Nas poucas vezes que vi outros lugares, vi o nível de loucura em que as pessoas que organizavam estavam metidas. Submersas em um monte de tarefas, bitoladas nas suas ideias e focadas nas suas atividades. De certa maneira era assim que eu estava.

No entanto não deixo de me sentir realizado com tudo que eu fiz nesse forum. É preciso haver pessoas submersas em suas especificidades para que todo o movimento do forum não fique superficial. A bitolagem indivudual contribui para a riqueza global do evento.

Não vi muita coisa nesse Forum. Mas quem viu o Laboratorio de Conhecimentos Livres gostou!

Leo,,

tags: Este post não tem tags.

enviada por: leogermani em: 20:20 - 31/01    |    permalink    |    384 comentários    |    comentar