Blog: blog da fabs

Visualizando mensagem do blog

Relato sobre o CESoL-CE 2008

Tá. Eu sei que já passou faz tempo e eu devia ter feito isso antes. Mas melhor fazer só agora do que não fazer nunca, certo? E o empurrão veio com um email da organização do Congresso Estadual de Software Livre - Ceará (CESoL-CE 2008), avisando que estão fazendo a revista de balanço do CESoL 2008, do qual participei, e que nela terão alguns artigos, dicas e etc. e me convidaram a fazer um relato sobre minha experiência no evento.

Segue abaixo o texto que enviei pra eles. Vai ser diminuido em 2/3 do tamanho para caber no espaço disponível para cada palestrante, mas deixo aqui a versão completa:



Foi com muito prazer que aceitei o convite que recebi da organização do CESoL-CE para palestrar e propor atividades neste evento. Um tanto decepcionada com a maneira com que temas sobre cultura livre vinham sendo tratados, fazia já algum tempo que eu não comparecia a encontros de comunidades envolvidas com software livre. Mas já no email de convite percebi que este seria diferente, e felizmente, minhas previsões se confimaram.

Logo que cheguei fui direto para a gravação de um programa de televisão chamado Megafone, produzido pela ENCINE e que versava justamente sobre o tema Cultura Livre! Não fazia parte do CESoL, mas a organização me deu topo apoio e logística para que eu pudesse comparecer em tempo.

No dia seguinte, ministrei uma palestra sobre Open Movies (Filmes Abertos), onde tive oportunidade de falar sobre um tema que eu adoro, que são imagens em movimento, e com o prêmio adicional destas imagens em questão serem livres. Logo em seguida, participei de uma mesa sobre Mídias Livres, onde eu e Felipe Machado pudemos expor os trabalhos feitos pelo Estúdio Livre e nossas dificuldades em manter o ambiente.

No segundo dia de manhã, ministrei um mini-curso de Introdução ao Blender. Os participantes não poderiam ter sido melhores e mais atenciosos. Foram super receptivos, mesmo a ferramenta sendo um tanto complicada de se entender no começo. É sempre gratificante encontrar uma turma persistente, e esta não deixou nem um pouco a desejar neste quesito. É o melhor dos incentivos, o que nos faz dar o melhor de si.

Finalmente, no último dia, tive a honra de participar da mesa de encerramento do evento, junto com Alexandre Oliva e Marcelo D'elia Branco. O tema foi o Projeto de Lei sobre Cibercrimes. Os levantamentos feitos trouxeram informações bastante relevantes, além de novas perpectivas e sugestões de encaminhamento, tais como buscar uma lei civil, e não penal, para regulamentar ações na internet. Foi um bom debate, com participação ativa do público e reforço da importância que o tema tem para todos nós.

Fora as atividades "oficiais", também tive a alegria de interagir com os diversos ambientes que foram montados no pátio da universidade que abrigava o evento. A Tenda de Cultura e Inclusão Digital foi um de meus locais favoritos, bem como a tenda de Jogos, com seu telão perfeito para jogar Frets on Fire. Além disso, o pessoal da Economia Solidária
marcou presença bonito por lá. O artesanato exposto era lindo, e a comida então, deliciosa! O que era aquele baião de dois, fico com água na boca só de lembrar. Simples, mas muito bem feito.

Só tenho a agradecer pelo carinho e pela oportunidade que a organização do CESoL me proporcionou de rever amigos e conhecer outr@s tant@s. Com certeza, participar deste evento foi um dos melhores momentos de 2008 para mim.


tags: software livre, evento, ceara, cesol, congresso

enviada por: fabs em: 21:47 - 30/03    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar