Blog: blog da fabs

Visualizando mensagem do blog

Estudio Livre en Extremadura

Segue um pequeño resumo da história que resultou no email que estou copiando abaixo...

Ano passado no FISL6.0 o Marcelo Branco, forte articulador internacional do Projeto Software Livre Brasil, me apresentou aos representantes do governo da Extremadura (Espanha) que estavam presentes no evento. Tive então a oportunidade de mostrar o nosso trabalho pra eles e falar de nossos possíveis rumos, inclusive de internacionalização. Eles ficaram impressionados com nosso avanço e pioneirismo e me chamaram para falar sobre nossos projetos no Encontro de Conhecimentos Livres de Mérida, que aconteceu no final de outubro do ano passado:

http://www.opensourceworldconference.com/merida05/es/


Confesso que demoraram tanto para confirmar minha participação (apesar de ter sido contactada em julho para reservar minha agenda), que achei que já não ia mais. Mas rolou, e eu fui na loca, no meio da correria pré oficinas, sem uma apresentação muito bem definida, mas com um monte de vídeos e histórias pra contar. E eles adoraram esse improviso à la Cultura Digital. O Juan Tomáz Garcia, do hispalinux, que presidiu a mesa onde eu estava, só fazia falar bem de nosso projeto, que já conhecia de outras conversas com Cláudio Prado.

A partir daí, tudo aconteceu muito rápido. No final do ano passado, fui surpreendida pelo pedido de um paper sobre a palestra que proferi para ser publicado nos anais do encontro. Como o prazo estava
estourando e achava que a oportunidade não poderia ser perdida pelo que ela poderia significar no futuro para todos nós, fiz uma compilação dos textos produzidos pela equipe da Cultura Digital, a
Tori ninja traduziu ele a jato e acabei conseguindo envia-lo a tempo, creditando a autoria a toda equipe, referenciada por uma página na internet, pois não poderiam aparecer mais que quatro nomes segundo as normas de publicação:

http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Compila%C3%A7%C3%A3o+Textos+da+Cultura+Digital+2005


Um pouco antes disso, o palm havia me falado que a imagem utilizada para ser o fundo do site do estudiolivre.org era o mapa da cidade de Málaga. Ele disse ter escolhido aquela forma por acaso na busca por mapas no google e também pela estética da forma. Eu então comentei da coincidência que era a Conferência Internacional de Software Livre ser realizada nesta cidade e para a qual eu também já havia sido previamente convidada:

http://www.opensourceworldconference.com/malaga06/es/


Com esse link na cabeça, comentei que estava pensando numa proposta para enviar à conferência para levar mais gente da equipe a participar do evento e poder mostrar nossas ações ao vivo. Ele topou me ajudar a formatar a proposta e então escrevi à Carmen, que havia conhecido em Mérida e que me escreveu solicitado o paper, falando de nossa intenção. Ela respondeu dizendo que a idéia era muito boa, e que era para nós escrevermos o projeto e enviar para o Paco, responsável pela organização. Mas no meio do furacão de oficinas, tudo isso acabou sendo feito e finalizado somente em janeiro, o que não deu tempo para eles nos levarem agora. Sim, eu disse agora, pq em Julho eles nos querem por lá, sim! Parceria entre os Espacios de Creación Joven de la Junta de Extremadura e a Universidade de Extremadura.

Bons ventos pro Estúdio Livre!

E segue o email do Paco:



From: Francisco Antonio Huertas Méndez
Date: Jan 27, 2006 7:27 AM
Subject: Estudio Livre en Extremadura


Estimada Fabianne,

un gusto volver a hablar contigo. Si no entiendes bien mi castellano,
dímelo y te escribiré en inglés.

Nos gustaría organizar el taller propuesto por tí sobre Estudio Livre
en Extremadura durante el mes de julio (aquí es verano), coincidiendo
con los cursos de verano de la Universidad de Extremadura. También nos
gustaría aprovechar la ocasión para poner en marcha actividades
conjuntas con los Espacios de Creación Joven de la Junta de
Extremadura, para lo cual hablaremos con los responsables y estarán
presentes en julio en la actividad que realicemos.

Por nuestra parte, el contacto será Carmen Cordero, a la que ya
conoces. Si te parece bien, podemos comenzar a coordinar el desarrollo
de esta actividad.

Abraços,

Paco.

--
Francisco Antonio Huertas Méndez
Director del Centro de Nuevas Iniciativas
Consejería de Infraestructuras y Desarrollo Tecnológico
Junta de Extremadura


tags: Este post não tem tags.

enviada por: fabs em: 20:12 - 31/01    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar