Blog: Blender MIX

Visualizando mensagem do blog

TV 3D



Dentre diversas alternativas de se assistir TV em 3D, essa foi a primeira que vi sem necessidade de algum aparato como alguns óculos especiais. Mesmo estando em seus estágios iniciais parece bastante promissor para diversas atividades de entretenimento, pedagógicas ou comerciais.

Seu grande potencial se deve à relativa simplicidade em gerar conteúdo que proporcione a ilusão de profundidade nesse tipo de tela. Bastando adicionar o mapa de profundidade em tons de cinza ao lado do vídeo original, o decoder desse tipo de equipamento combina as camadas e exibe a seqüência com sensação de profundidade entre os elementos da cena.

image
Aspecto do vídeo finalizado para exibição no monitor 3D.

A maioria dos programas de criação de conteúdo 3D dispõe de alguma maneira de mapear a distância que os elementos da cena estão em relação à câmera. Equivaleria a um eixo Z representando a profundidade de um vídeo. O Blender, naturalmente lida muito bem com esse tipo de informação através da composição por Nodes.

O formato OpenEXR permite armazenar em uma sequência de imagens as informações RGB, alpha e Z, e portanto possui a estrutura ideal para se criar conteúdo para a TV3D.



Aqui está um template com a organização dos Nodes pronta para você utilizar com os seus projetos de animação.

Passo 1 - Renderize sua animação

Renderize a sua animação em resolução HD (1920x1080) em uma sequência de imagens no formato OpenEXR. Não se esqueça de pressionar Zbuf nas configurações de saída do arquivo para armazenar a profundidade da cena em cada frame.

image

Passo 2 - Carreque sua animação

Abra o template, carregue a sua sequência de OpenEXR no Image Node, e ajuste o Sta e End frame de acordo com a duração da sua animação.

image

Passo 3 - Ajuste a profundidade

Dependendo da profundidade da sua cena talvez seja necessário algum ajuste no mapeamento de Z, nos Nodes 'Map Value' e 'Color Ramp'. O valor de 'Size' (1) em 'Map Value' está ajustado e, 0.05, abrangendo 20 unidades do Blender diante da câmera (1/0.05=20 B.U.). Utilize valores menores para abranger uma distância maior.

Desloque as terminações das cores branca (2) e preta) do ColorRamp? Node para refinar o contraste ao longo da profundidade.

image

Passo 4 - Renderize o vídeo final

Indique o arquivo de saída e pressione ANIM.

tags: blender, nodes, tv3d, openexr

enviada por: gelo em: 03:05 - 19/01    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar