Visualizando mensagem do blog

Manuela D'Ávila defende lista fechada em nome da renovação política

Um descaramento, a corrente contínua do mal já existe, e com essa tal lista, ela ficará mais forte, não haverá renovação com essa lista, vocês devem é criar vergonha na cara, e colocar a reforma política nas mãos da sociedade, acabar com a vergonha que é os votos comulativos, votos de legenda, retirar dos políticos as mordomias, as leis que fazem de vocês quase intocáveis, praticamente os deixando impuníveis.

A cada dia que passa, vocês afrontam mais obscenamente o cidadão brasileiro, faltam com tamanho respeito perante aquele a qual você repesenta, e não governa, dizer que voto em lista é o melhor? que renovará a política, isso é de tamanha cara-de-pau, que chega a ser vergonhoso ler algo como isso. Dizer que o "caciquismo" já existi, e por isso devemos "experimentar" o voto em lista, oras, e ainda tem a coragem que representa a "renovação".

Antes que querer representar algo que não seja o banditismo, a vergonha, a impunidade, os sete pecados capitais, e a depravação social, trabalhe primeiro, e se ponha no seu lugar, como o de um representante do povo. O qual é o seu patrão, e ao invés de lutar em discursos e pronunciamentos, para manter essa medíocre classe intocável, faça o que deve ser feito, mostre-nos que é adversário dessa corja e faça a verdadeira reforma política brasileira, a qual o povo tanto necessita.

Iguale a sua condição como a condição que deve ser, que é a de um igual perante a lei, lute para acabar com esses "benefícios" monstruosos, faça do político um verdadeiro representante da nação, e naum um "coroné" disfarçado. Faça com que políticos desonestos possam ser facilmente punidos, e além de tudo, punidos, coisa que dificilmente acontece. Ajude a acabar com essa pouca vergonha que é o salário de vossa classa, tanto para trabalhar tão pouco, acabe com a vergonha que é os benefícios de sua classe serem decididas por vocês mesmos.

Ao invés que blasfemar contra o povo, que tanto trabalha, e ainda tem que aguentar promessas enganosas, totalitarismo, humilhação, descaso, trabalhe para que o povo possa de fato escolher seu candidato, sem ter que sofrer com manobras indecentes, para manter essa falta de renovação que temos, bandidos que são eleitos através de costuras legislativas criadas e mantidas por vossa classe. Um partidário que se diz comunista, que branda no peito o escudo da labuta, que define o sofrimento do povo para viver e sobreviver, usando palavras forjadas pela demagogia, não, não será o atual esquema, e nem será o por alguns de vocês proposto que solucionará o problema que hoje contribui para corromper a política nacional.

Fala para o seus e para o que em ti votaram, aos que não votaram mas esperam em ti respostas e soluções que tragam a moralidade para o nosso quadro político, e mesmo assim, continuam descarada e vergonhosamente defendendo opniões partidárias, elaboradas e pensadas pelos "caciques", para que eles continuem onde estão, e para que quando não o puderem, que entre quem eles querem, e ainda tens a coragem de tentar nos convencer que devemos dar a eles mais uma arma para usar contra nós?

Nada lhe peço porque nada espero de tu e tua classe, dos teus, que apesar de muitas vezes serem da mesma origem, cidade, bairro, de nada hoje tem de nós, classe que troca de terno por qualquer quantia, que corrompe-se ao trajar-se com as demandas de seus ternos, vejo que mais um quer agora nos fazer de bobo, usar de sofisma, mas não será tão fácil assim, tens ainda o controle para prender e soltar, mas há de chegar o dia em que os punhos que sangrão incansávelmente, jorraram cascatas de ódio e justiça sobre seus corpos, fazendo de sua classe, o que devem ser, servos, escolhidos pelo povo para fazer a vontade do povo.

Até este trecho sob a licença de uso LiPE.

---


Em pronunciamento feito na semana passada na tribuna da Câmara dos Deputados, a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) fez uma enfática defesa da reforma política. Para a deputada gaúcha, a adoção da lista fechada é uma das formas de se garantir a renovação dos quadros políticos que ocupam o legislativo. Com o financiamento público e a lista fechada "teremos a chance de ver mais mulheres, homens negros e jovens dentro do Congresso Nacional", diz Manuela.

''"Ouvi alguns Deputados se manifestarem contrariamente à lista fechada, política que traria profundos prejuízos ao Parlamento brasileiro.

O principal argumento dos que são contra a lista fechada é o fato de deixarmos de ter a suposta renovação do Congresso Nacional. Acho que devemos fazer o debate sobre listas fechadas e reforma política sem hipocrisia. Respeito as diversas opiniões que temos na Câmara dos Deputados, mas temos de chegar a algumas conclusões, para debatermos as mudanças que queremos construir.

A primeira é que de fato não há renovação real na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Não temos renovação substancial neste Parlamento porque não temos a renovação da juventude, das mulheres, dos negros, das minorias sociais.

Eu desconheço outro parlamento que tenha tantos líderes e caciques políticos quanto o brasileiro, para dizermos que são as listas que construirão o caciquismo. Ora, como as listas construirão o caciquismo político, se ele já está posto no Parlamento e na política brasileira?

Quem discute os espaços de televisão pagos com dinheiro público, diga-se de passagem, nas campanhas eleitorais? Os militantes? Os movimentos sociais? Os movimentos populares? As pequenas cidades? Não são! São os grandes dirigentes partidários, que alguns preferem chamar de cacique.

Portanto, quero, como jovem Parlamentar que ainda sou — a juventude é uma condição transitória, mas acho que represento um pouco a renovação no Partido Comunista do Brasil — reafirmar nosso compromisso com a lista fechada e o financiamento público de campanha.

A combinação desses 2 aspectos pode trazer um verdadeiro choque de renovação para os partidos políticos, porque teremos de fazer a disputa dos partidos políticos. É fácil nos acomodarmos com uma situação de partidos fechados, com caciques, e fazer a disputa apenas dentro do Parlamento.

Ora, mas na hora de encaminhar os projetos, quem faz a orientação de quem vota? Os Líderes partidários. Se é legal e fiel — porque já temos fidelidade — , a quê e a quem?

Nós já temos um sistema estratificado. Podemos renovar apenas se inovarmos nosso sistema político.

Essa inovação passa, tenho a particular convicção, respeitando seu posicionamento, pelo financiamento público de campanha e pelas listas partidárias. Assim, teremos a chance de ver mais mulheres, homens negros e jovens dentro do Congresso Nacional.''

Muito obrigada.

Via Vermelho.

tags: pensamento, política, flipe

enviada por: flipe em: 22:40 - 01/06    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar