Visualizando mensagem do blog

Como todos sabemos a Globo é uma empresa, e não um "canal de televisão", e como toda empresa ela possuiu centenas de interesses que guiam suas ações. Todos sabemos que a Globo foi também uma fervorosa divulgadora do futebol fluminense, sobretudo o carioca, mas isso aconteceu até meados dos anos 90, quando São Paulo passou de fato a ser uma hegemonia econômica no país. Dessa época para cá, com o jornalismo da emissora se concentrando no capital desse estado, os times de lá passaram a ser base dos noticiários esportivos na emissoras, deixando o Rio para trás e mantendo os demais estados como "nota de rodapé".

O tempo passou e uma ânsia pela regionalização cresceu, a Bandeirantes passou a investir mais, porém como é mais que sábido, para essa emissora o resto do país é tratado de forma "argentina", somos inimigos. A Record quer agora entrar no pário e tirar da Globo mais esse monopólio, promete aumento no valor da cota (mas a divisão continuará desigual), jogos em melhores horários, uma forte regionalização e dizem até que ofereceu parceria a Globo para que mais jogos fossem transmitidos durante a semana, totalizando 4. Sei que não há menos interesses "aí" do que há "lá", mas algumas das propostas da Record tirão um pouco da injusta transmissão (para nós).

Falo sobre isso pois li hoje um comunicado da Globo dizendo que nesse ano a mesma transmitirá 10 estaduais, seria muito bom se não fosse a mesmo velho e corriqueiro disparate de sempre, que dessa vez foi um pouco mais claro e que confirma para nós pelo menos, que estamos fora do eixo, o porque de assistirmos tanto o futebol de "outros" estados, na note diz "Os dois principais – Paulista e Carioca – também terão transmissão para lugares próximos". Principal para ela, mas e para você torcedor do interior, de estados não representados nessa nota, e você torcedor, o que sente quando descobre que oficialmente a transmissora do futebol no Brasil considera seu time como sendo de segundo, terceiro, quarto escalão?

Numa conta simples e sem base eu poderia dizer usando como fonte relatos que dos 20 milhões de habitantes de Minas Gerais por exemplo, talvez 10 milhões assistam aos times e campeonatos desse estado, e imagino que São Paulo com seus 40 milhões de habitantes tem seus times sendo transmitidos para cerca de 80 milhões de brasileiros. O que acontece é o simples, no interior do país só é transmitido o esporte relativo a esses estados, e nos demais estados sem representação a mesma coisa, quase todo o país só assisti a "8 times", isso não por falta de possibilidade de diversificação, é a pura política do interesse, é a pura noção do bairrismo que nos assola e destrói o esporte nacional, o transformando em "regional", a CBF até oficializou isso.

Não os culpo por isso, afinal eles são de lá, nos somos daqui, eles dizem que mostram o futebol do Brasil (SP-RJ) e nós fingimos que é assim, o que falta é Minas ter um canal de televisão de verdade, não essa vergonha que existe aqui que só sabe retransmitir programação e acatar ordens de lá, ou talvez quando nós exigirmos em massa (e a Massa) que essa pouca vergonha acabe, ou como forma de convencimento deixemos para o povo de lá a audiência do futebol deles, e quando resolverem dar ao nosso estado o futebol do nosso estado, e deixar de nos ver como inferiores, voltemos a assistir o que eles tem para mostrar.

Imagem


Sob a licença de uso LiPE.

tags: futebol, flipe, denuncia

enviada por: flipe em: 22:24 - 02/02    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar