Visualizando mensagem do blog

A evolução da ferramenta de transmissão de vídeo sltv



Contamos agora com a participação da empresa mineira http://holoscopio.com/, responsável por implementar o sltv. Os desenvolvedores da Holoscópio mestres em gstreamer são: Thadeu Cascardo, Luciana Fujii e Marcelo "metal"(colega daqui do EL).
Contribuem no projeto Luis Felipe e Fabrício Solagna da TV Software Livre, e os mineiros Lincoln de Sousa e Samuel Vale.

Estamos versionando o código com Git, um sistema de controle de versão distribuído. Para desenvolver o protótipo java utilizei o sistema de controle de versão Bazaar, disponível no ambiente Launchpad. Mudar de bazzar para git foi uma mudança tranquila, o git tem funcionalidades muito úteis, um verdadeiro cavivete suiço para o desenvolvimento de software em rede. Estamos utilizando o sistema Bugzilla para gerenciar os bugs e funcionalidades pendentes.

A página do projeto tem versão em Inglês: http://wiki.softwarelivre.org/TV/SltvProject

Para gerenciar o projeto tenho utilizado o OpenProj, um programa livre para gerência de projetos que busca ser uma alternativa livre ao Microsoft Project. É um programa útil para acompanhar a evolução do projeto através de gráficos de Gantt, é estável mas tem seus bugs chatos também. Este programa está nos repositórios do Ubuntu 9.10.
Ainda não contribuí no código do projeto do jeito que esperava, mas tenho acompanhado os commits e penso em enviar um patch com uma funcionalidade interessante, já tenho ao menos uma em mente.

O sltv hoje está na versão 0.5 que é a anterior da versão estável final do protótipo. Atualmente já é possível:
  • capturar vídeo de webcams, câmeras DV firewire, captura da tela e arquivos de vídeo.
  • capturar áudio da entrada de microfone da placa de som e de câmeras DV firewire.
  • transmistir áudio e vídeo para servidores icecast.
  • trocar (switch) a fonte do vídeo e do áudio durante a transmissão.
  • aplicação de efeitos de áudio e vídeo durante a transmissão
  • aplicação de leganda sobre o vídeo
  • gerar saída para arquivo ogg theora/vorbis.
  • salvar as configurações feitas.

Informações sobre o projeto e instruções de como utilizar o software podem ser acessadas aqui: http://wiki.softwarelivre.org/TV/ProjetoSLTV

Na versão final do protótipo teremos suporte a múltiplas entradas e saídas, possibilitando a substituição dos scripts atuais da TV SL pelo sltv para transmissão de eventos reais. Aguardem o lançamento da versão final do protótipo python nos próximos dias.

Estou a algum tempo com vontade de parar e contar o que anda acontecendo no projeto de desenvolvimento da ferramenta sltv, como fiz a algum tempo atrás. A principal novidade é que o sltv está sendo implementado em Python. Numa decisão estratégica nós da TV Software Livre decidimos mudar a linguagem de programação da ferramenta, de Java para Python, mas mantendo o framework gstreamer como o motor multimídia do software.

A experiência que tive com o desenvolvimento do prototipo Java, serviu de base para a avaliação de que python é realmente uma linguagem mais próxima do desenvolvimento multimídia. Tive dificuldades em encontrar material referente ao suporte multimídia na plataforma Java, já para Python há toda uma miríade de projetos multimídia de código aberto que usam gstreamer. Além disso, a comunidade de desenvolvedores de projetos python é mais colaborativa e livre do que a comunidade de devs Java, pois, embora seja a linguagem mais popular do mundo, após todos esses anos Java ainda tem foco no mundo empresarial, salvo parcas exceções.

Esta primeira fase do projeto sltv é a reescrita do protótipo em python, nos próximos meses iremos evoluir esta ferramenta para sua utilização no 11º FISL.

Algumas screenshots







tags: ogg, vídeo, áudio, vorbis, theora, python, software, streaming, projeto, midia livre, transmissão, captura, sltv, tvsl, icecsat, holoscópio, tv software livre

enviada por: lucasa em: 03:44 - 09/03    |    permalink    |    0 comentários    |    comentar