Transcode


O transcode é um software poderoso de recodificação de arquivos multimídia, de vários para vários formatos. Embora ele até possua uma interface gráfica, chamada gTranscode, as principais funcionalidades podem ser encontradas pela linha de comando de um terminal ("shell").

Como todo software em linha de comando, usuários não acostumados à tela preta terão um choque ao ver a imagem abaixo - este susto passa quando se compreende que tudo descrito ali são opções de codificação, não diferente de qualquer software com interface gráfica.

O transcode é particularmente recomendado para transformar arquivos de vídeo para formatos compatíveis com reprodutores de mídia DVD, considerando que o FFMPEG falha nesta pré-configuração (-target ntsc-dvd) para arquivos grandes.



A um usuário iniciante, a interface do transcode pode parecer assustadora. Na verdade, ela não passa de um monte de escolhas de opções de codificação. Acima, um exemplo de conversão de um arquivo .AVI para formato DVD, com vídeo em MPEG2 e áudio em AC3


Guia de instalação


O transcode costuma fazer parte dos repositórios da maioria das distribuições estáveis ou em teste. Para uma distribuição Debian, tente usar o comando "apt-get install transcode". Caso não funcione, habilite a busca por repositórios em teste ("testing") da sua sources.list (mais informações sobre como fazer isso).

Tutoriais e manuais

Veja aqui o manual completo do transcode traduzido para o português, nas versões online ou em PDF, do site do tradudor. A leitura com calma deste manual dispensa a maioria dos tutoriais existentes na internet.

Links:

Wiki dos desenvolvedores: http://www.transcoding.org/cgi-bin/transcode
Página do manual do software em inglês: http://www.transcoding.org/cgi-bin/transcode?Transcode


Última alteração: 30/07/2008 às 04:43, por: flavio