Introdução
É possível fazer animação 2D utilizando vários softwares livres. Vou mostrar nesse tutorial como produzir animações utilizando o
Gimp.
O Gimp é um programa para criar e manipular imagens digitais. Ele trata as imagens como uma sobreposição de camadas. Por exemplo, a imagem que você vê abaixo, é resultado de uma camada de fundo com a sobreposição de outras quatro camadas com os textos.
A janela de diálogo
Camadas nos mostra quais as camadas que compõem a imagem.
Começando a animar
O princípio da animação 2D é uma seqüência de imagens que se sucedem fazendo com que tenhamos uma ilusão de movimento. Para animar com o
Gimp, é preciso dizer a ele para reproduzir as camadas como se fossem quadros (frames) de um vídeo.
Vamos começar uma animação a partir de uma única imagem. Salve esta imagem em seu computador e abra-a com o Gimp.
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http://www.metareciclagem.org |
Na janela de diálogo
Camadas clique em no botão
Duplicar camada. Você deve ter percebido que foi criada uma outra camada idêntica à primeira. Agora, na janela principal, clique no menu
Camada -> Cores -> Inverter. As cores da segunda camada foram invertidas.
Duplique ambas as camadas várias vezes e, por meio das setas presentes na janela de diálogo Camadas, mude a posição das camadas de forma que estas se alternem, como na figura abaixo:
Para animar essa pequena seqüência, acesse o menu
Filtros na janela principal e clique em
Animação -> Reproduzir.
Você provavelmente deve ter achado que a animação está rápida demais. Com o Gimp, nós podemos definir precisamente o tempo de exposição de cada quadro, basta renomear a camada acrescentando o tempo em milisegundos entre parênteses no final do nome. Caso o tempo de exposição não esteja determinado, o Gimp automaticamente define como 100 ms (milisegundos), ou seja, um décimo de segundo.
Quando for renomear para adicionar o tempo de exposição, aproveite e numere os quadros para que sua animação fique mais organizada.
A partir daí é só testar os vários recursos que o Gimp oferece e ir construindo sua animação.
Se precisar adicionar uma imagem que esteja salva em seu computador como camada, vá no menu
Arquivo -> Abrir como camada. Lembre-se de sempre utilizar imagens com o mesmo tamanho. Você pode redimensionar as imagens no menu
Imagem -> Redimensionar imagem ou utilizando o
Convert para redimensionar várias imagens de uma só vez.
Exportando a animação
Para salvar a animação utilize a opção Salvar como e salve como imagem GIF. Se ainda pretende fazer modificações, é melhor salvar uma cópia como arquivo XCF.
Existe um plugin de animação para o Gimp, o
gimp-gap. Esse plugin abre a possibilidade de exportar a animação como MPEG 1 ou 2, entre outros recursos. No entanto, pra realizar a exportação em MPEG, o gimp-gap exige dois softwares: o
mpeg_encode e o
mpeg2enc. Não consegui compilar esses programas, caso alguém consiga documente aqui.
Utilizando outros softwares para fazer animações 2D
A forma mais simples com o ImageMagick (linha de comando é o maior barato)
Use o comando: convert -delay 20 -loop 0 imagens*.gif saida.gif
Você pode configurar o intervalo (delay) entre as imagens da animação.
O valor de "-loop 0" indica que a animação vai ser infinita, sempre voltando ao começo.
As imagens neste exempo são GIFS (imagens*.gif -> imagem0.gif, imagem1.gif, imagem2.gif) que setão combinados na animação "saida.gif".