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Criando Imagens para o seu vídeo


Criar imagens em programas como o Gimp para utilizar no seu vídeo pode ser mais complicado do que parece.

Olha só o que acontece quando crio uma bola no Gimp numa figura de 720x480 e jogo dentro do cinelerra em um projeto NTSC que também tem 720x480 pixels de tamanho:

Imagem no gimp:


A mesma imagem carregada dentro do cinelerra:



Mas por quê???


Porque em vídeo os pixels não são quadrados.

Cada formato de vídeo tem uma relação de dimensão do pixel diferente (pixel aspect ratio).

O NTSC DV, por exemplo, é considerado um formato de vídeo que tem relação de 4:3. Mas, se você fizer as contas, vai perceber que 720x480 não tem uma relação de 4:3. Essa conta sõ fecha se você levar em consideração que os pixels são retangulares.

Para vídeos digitais NTSC o pixel tem uma relação de 0,9:1. É um pixel retangular, ou non-square-pixel.

Esta página não procura explicar isso a fundo, mas ser um guia de como proceder pra conseguir que as imagens para o seu vídeo fiquem como você quer. Para entender melhor toda essa questão de pixels retangulares e diferentes formatos de vídeo separei alguns links no final da página.

Ok, não entendi direito, mas o que eu tenho q fazer então?


Apesar dos pixels de vídeo serem retangulares, os do computador são quadrados, então os editores e tocadores de vídeo estão sempre adaptando a imagem dos vídeos na tela para que eles não apareçam distorcidos.

Por exemplo, um vídeo NTSC no cinelerra, que tem 720x480 pixels com razão de 0.9:1 (mais alto do que largo), ocupa na tela na verdade 720x540 pixels. Mas você não vai ver isso escrito em lugar nenhum. Pra todos os efeitos, são 720x480.

Pára de enrolar e me diz logo o que eu tenho que fazer


Se for um vídeo NTSC DV

1. Crie um arquivo novo no Gimp com o tamanho de 720x540
2. Faça o desenho que você quiser. No nosso exemplo, uma bola.
3. Quando estiver pronto, salve com outro nome e redimensione o desenho para 720x480. Teu desenho vai ficar distorcido, como a nossa bola abaixo, mas não se preocupe, é assim mesmo que tem que ficar:


4. Importe seu desenho no cinelerra e veja a mágica acontecer. Nossa bola está redonda!


Pronto!

Abaixo segue uma tabela com as medidas que você tem que usar para diferentes sistemas. Note que também existe o vídeo NTSC Anamorphic 16:9, que faz os mesmos 720x480 pixels se tornarem mais largos do que altos resultando em imagem widescreen.

FormatoTamanho para o qual a imagem tem que ser redimensionadaTamanho que a imagem deve ser criada
NTSC DV 4:3 720x480 720x540
NTSC DV Anamorphic 16:9 720x480 853x480
PAL DV 4:3 720x576 768x576
PAL DV Anamorphic 16:9 720x576 1050x576



Quero entender melhor esse negócio, cadê os links


Para entender melhor os diferentes formatos de vídeo, sugiro o Guia Poeira de Formatos de Vídeo, que é em portugues e é bem abrangente, ilustrado e explicativo.

Outros links, em inglês, especificamente sobre a questão dos pixels retangulares:
http://lipas.uwasa.fi/~f76998/video/conversion/
http://www.bbc.co.uk/commissioning/tvbranding/picturesize.shtml
http://people.csail.mit.edu/tbuehler/video/ntsc.html (definições básicas do sistema NTSC)
http://www.animemusicvideos.org/guides/avtechbeta/aspectratios.html


Última alteração: 29/08/2007 às 19:38, por: leogermani