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Usando Joystick para criar novas Interfaces

Quando as primeiras experiências com Arduino ocorreram, percebi que algumas pessoas estavam ansiosas por resultados na verdade muito simples, que diziam muito mais respeito da plástica dos controladores que poderíamos criar do que da complexidade no uso de projetos baseados em microcontroladores como o Arduino.

Buscando uma maneira de criar uma experiência bem prática e que mostrasse resultados plásticos e táteis de maneira breve, imaginei que o simples fato de modificar joysticks poderia ser uma prática que incentivaria a pesquisa de novas interfaces. Além de ser um possibilidade barata e acessível para o tal.

A idéia basicamente é reconhecer no joystick dois padrões básicos de controle que são os primeiros que começamos a pensar quando trabalhamos num projeto de conversão de voltagens via microcontrolador.

Entradas Digitais


Primeiro teremos basicamente a entradas de dois estados, geralmente utilizada pelos "botões" (representando 0 e 1) .

No caso deste joystick que foi utilizado, temos um padrão bastante comum nestes joysticks do tipo "playstation2" que possuem dois manches e 12 botões.

Estes joysticks tem uma parte extendida por um cabo, com uma superficie de circuito que funciona com botões do tipo contato de superfície.




Para extender esta interface a melhor maneira é tentar identificar quais são os canais que estão conduzindo a voltagem padrão do joystick (5 volts) e quais estão conduzindo o terra.

No caso deste joystick a tarefa foi facilitada por uma identificação na placa.



Depois, soldando um cabo na saída de voltagem, voce pode simplemente testar cada uma das entradas mapeando cada botão num software como jscallibrator ou diretamente no objeto hid do Puredata.


jscalibrator é um software interessante para calibrar o mapeamento



você vai precisar também em certa altura do objeto hid, para escalar ou converter o sinal para outros protocolos. Falarei disso mais abaixo.


Entradas Analógicas






Temos também uma entrada que pode ser reconhecida como "Análogica" e que trabalha gerando uma escala de pontos. Este caso é o mais interessante pois podemos com ele adaptar qualquer tipo de entrada similar a um controle de potenciomêtro, ou mesmo sensores.

Considere sempre que cada joystick funciona simplesmente como se fossem dois potenciomêtros (um controlando o eixo X e outro controlando o eixo Y, do plano cartesiano).

Perceba na Imagem abaixo, que no ponto onde temos soldado o joystick temos dois contatos de 3 pontos, exatamente como uma entrada de potenciometro. O número 1 funciona como terra (gnd), o número 3 é referência de voltagem e o número 2 é a entrada de dados para conversão. Resumindo: Basta soldar um potenciomêtro para cada entrada. :)

O mesmo também funciona para piezo, sensores de luminosidade... Basta imaginar que cada entrada dessa tem um aterramento, uma referencia de voltagem e uma entrada de dados!





Usando o objeto hid


desenvolver um patch simples com explicações em português usando hid.

colar imagens e links para o patch


Última alteração: 20/08/2007 às 19:52, por: glerm