imprimir
voltar para Ardour <- você está em 3. Usando áudio existente -> próximo tópico 4. Edição Básica


Manual do Ardour: 3. Usando Áudio Existente





3. Usando Áudio Existente


Há duas maneiras preliminares para trazer dados para dentro do Ardour: gravando os dentro de uma sessão de uma fonte de som ao vivo ou importando arquivos de áudio pré-existentes. Esta seção mostra as várias formas para importar um áudio em uma sessão.

3.1. Importando e Encaixando


Importar e encaixar são dois diferentes métodos de utilização de arquivos de áudio existentes no seu computador (ou arquivo de rede) dentro de uma sessão. Eles diferem em uma chave, respectivamente:

  • Importar: um arquivo de áudio existente é copiado para a pasta sounds da sessão, e convertido no formato nativo da sessão (WAVE ou Broadcast WAVE dependendo de sua escolha) e alguns samples.
  • Encaixar: um arquivo de áudio existente é usado como uma fonte para uma região, mas não é copiado ou modificado de maneira alguma.

A lista de formatos de arquivos de áudio que o Ardour pode importar/encaixar é muito longa. Isto é baseado na funcionalidade oferecida pelo libsndfile, uma biblioteca de software excelente e extensamente usada pelo programador Australiano Erik de Castro Lopo. Como as capacidades da libsndfile expandem, então o Ardour terá habilidade de importar (e exportar) novos formatos. Ogg/Vorbis (um excelente, não patenteado e licenciado formato de compressão de áudio livre, similar ao MP3) é planejado para um futuro próximo. Atualmente, formatos suportados incluem:

  • Microsoft WAV
  • SGI/Apple AIFF/AIFC
  • Sun AU/Snd
  • Raw (headerless)
  • Paris Audio File (PAF)
  • Commodore IFF/SVX
  • Sphere/NIST WAV
  • IRCAM SF
  • Creative VOC
  • SoundForge? W64
  • GNU Octave MAT4/5
  • Portable Voice Format
  • Fasttracker 2 XI
  • HMM Tool Kit HTK

Samples codificados suportados incluem:

  • Não assinado e assinado 8, 16, 24 and 32 bit PCM
  • IEEE 32 and 64 floating point
  • U-LAW
  • A-LAW
  • IMA ADPCM
  • MS ADPCM
  • GSM 6.10
  • G721/723 ADPCM
  • 12/16/24 bit DWVW
  • OK Dialogic ADPCM
  • 8/16 DPCM

3.2. Usando arquivos de áudio como trilhas ou regiões?

Quando você quiser usar arquivos de áudio em uma sessão do Ardour, a primeira escolha que você precisa fazer é se quer trazer os arquivos como trilhas ou como novas regiões. Considere os dois cenários seguintes:
  • você tem uma gravação de 8 trilhas de um material existente, com 1 arquivo de áudio por trilha
  • você tem uma biblioteca de samples contendo 500 pequenos arquivos de áudio.

No primeiro caso, In the first case, seu objetivo é provavelmente ter 8 trilhas (no mínimo), com cada trilha contendo um único arquivo de áudio. No segundo caso, é muito mais provável que você quer simplesmente usar alguns samples facilmente, mas não quer nenhuma trilha criada como um resultado direto da importação/encaixe. É muito importante que você entenda esta distinção: muitos usuários novos pensam que deve haver uma forma "simples" de importar um áudio existente sem compreender que o objetivo da importação/encaixe não é sempre o mesmo.

O Ardour fornece duas opções diferentes quando importa. Você pode importar/encaixar arquivos de áudio como nova trilhas, ou pode importar/encaixa-los em uma lista de região, onde ficarão disponíveis como regiões a serem colocadas em novas trilhas ou em trilhas existentes. Você pode também inserir arquivos de áudio importados/encaixados diretamente em uma trilha existente.

3.3. Como importar um arquivo de áudio como uma nova trilha

Clique em Edit no menu. No menu popup que aparece, escolha "Import", e então "...as new tracks". A janela Audio Library/File Chooser aparecerá. Após efetuar a seleção de arquivos a serem importados, clique no botão ao fundo desta janela (dirá algo como "Importa regiões selecionadas como novas trilhas").

3.4. Drag-n-Drop? (Arrastar-e-Soltar)

Se você usa um gerenciador de arquivos como Nautilus ou Konqueror ((basicamente, qualquer ferramente utiliza padrões "list-of-URL's" codificados para arrastar-e-soltar)), o método mais simples para importar arquivos como trilhas é o drag-n-drop. No gerenciador de arquivos, selecione os arquivos que você quer encaixar, arraste a seleção para dentro do Ardour e solte sobre uma área da tela do editor de trilhas/arranjo onde não houver trilhas. Os arquivos serão encaixados como 1 nova trilha por arquivo.

3.5. Menu Edit

Clique no item Edit na barra de menu do editor. No menu popup que aparece, escolha "Embed", e então "...as new tracks". A janela Audio Library/File Chooser aparecerá. Após efetuar a seleção de arquivos a serem encaixados, clique no botão ao fundo desta janela (dirá algo como "Embed selected regions as new tracks"). 1 nova trilha será criada para cada arquivo.

3.6. Menu de Lista de Região

Como importar/encaixar

Inicie clicando na barra de título da lista de região na janela editor. Selecione Import do menu que aparece, e o Sound File Database será exibido. Veja sfdb para mais detalhes em usar este diálogo.

Uma vez que você encontrou e selecionou os arquivos que deseja importar, clique no botão "Import Selected" no diálogo SFDB. Cada arquivo de áudio selecionado será copiado na pasta sounds da sessão, convertidos no formato nativo da sessão e sample. Uma ou mais novas regiões serão colocadas na seção "External" da lista de região, em vez de um por canal de cada arquivo ou, se "criar regiões multicanal" for selecionado no diálogo, um por arquivo.

Se você utiliza o Nautilus como gerenciador de arquivos, pode facilmente importar arquivos em seu projeto arrastando eles na trilha desejada, e então soltar o botão do mouse. O arquivo será encaixado em sua sessão.

Neste momento, nenhum controle sobre o processo da conversão é oferecido. Se conversão sample rate é solicitada, será carregada na mais alta qualidade que o Ardour possa prover. Isto significa que pode ser bem lento (vários minutos para importar um arquivo de áudio durando alguns minutos).

3.7. Como encaixar um arquivo

Há dois caminhos para encaixar um arquivo de áudio em uma sessão. Uma é iniciada da lista e região, e simplesmente cria uma ou mais novas regiões. A outra é iniciada de uma trilha específica, e não somente adiciona regiões à lista de região, mas também insere-as na playlist de trilhas.
  • - Criando via lista de região: clique com 1 na barra de título lista de região. Selecione Import audio file (importar arquivo de áudio) do menu que aparece. O diálogo SFDB aparece. Selecione os arquivos que deseja importar, então clique no botão ``Embed Selected. Novas regiões serão adicionadas à seção ``External da lista de região.
  • - Encaixando de uma trilha: na trilha que você quer adicionar o arquivo de áudio. O menu do contexto da trilha aparecerá. Selecione Edit->Insert external sndfile (Inserir arquivo de som externo) deste menu. O diálogo SFDB aparecerá. Selecione os arquivos que deseja importar, então clique no botão "Embed Selected". Novas regiões serão adicionadas à seção "External" da lista de região, e uma é inserida na trilha a qual o encaixe foi iniciado.



voltar para Ardour <- você está em 3. Usando áudio existente -> próximo tópico 4. Edição Básica

Última alteração: 16/03/2007 às 07:26, por: criscabello