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JAMin

JAMin


Caminhos de sinal

por Jan Depner e Alexandre Prokoudine
traduzido por Flavio Freitas
v1.1, disponível sob os termos da licença GNU General Public License v2, 27 Abril de 2005.

Interno


É sempre útil saber como o sinal de áudio viaja por uma aplicação. Steve Harris fez o seguinte diagrama sobre isso. Note que o desvio (bypass) institui um atraso (delay). Ele é configurado para o mesmo atraso que é introduzido pelos efeitos, de forma que quando você habilita/desabilita o desvio (bypass), você não ouça um “salto” no som.



Externo


Para que o JAMin seja útil, você deve primeiro conectar programas capazes de levar entradas e saídas pelo JACK. Idealmente, você vai querer usar programas que incorporem a mecânica de transporte do JACK de modo que o transporte possa ser controlado a partir de uma aplicações.

Para rodar o JAMin, você primeiro deve estar com o daemon do JACK (jackd) iniciado. Há várias formas de se fazer isso. Idealmente, você vai querer usar o qjackctl ou o qjackconnect para administrar as conexões ao invés de ter que usar um script hardwired. O qjackctl possui a função extra de ser capaz de iniciar e parar o processo do jackd e modificar seus parâmetros.

Uma configuração mais ou menos padrão é iniciar o jackd usando o qjackctl, iniciar o Ardour, ter todas as suas saídas direcionadas para o “master out” (saída principal) do Ardour, conectar essas saídas principais nas entradas do JAMin, conectar as saídas do JAMin em uma trilha estéreo do Ardour e então usar o Ardour para tanto reproduzir como gravar.

Você também pode exportar sessões de áudio do Ardour, usar o alsaplayer ou o ecamegapedal para reproduzir o arquivo de áudio, conectar as saídas nas entradas do JAMin e conectar as saídas do JAMin em entradas estéreo do Ardour. Como você pode ver, o JACK Audio Connection Kit permite vários tipos de configuração. Aqui está uma imagem da página de conexões do qjackctl com a configuração alsaplayer + JAMin + Ardour:

Se você é um maníaco usuário de UNIX, você pode preferir usar o método linha de comando. Como um exemplo, aqui está um script de teste que uso para iniciar o jackd e rodar o JAMin:

#!/bin/bash
if [ $1 ]; then
    SONG=$1
else
    SONG=/data2/cdroast/grown_man_cry.wav
fi

killall -9 artsd 2>/dev/null
killall -9 jackd 2>/dev/null
rm -rf /tmp/jack*

echo 1 > /proc/sys/kernel/lowlatency

jackd -R -d alsa -d ice1712 -n 2 -p 2048 -r 44100 &

sleep 2

qjackconnect &

sleep 2

alsaplayer -s alsaplayer -S -o jack $SONG &

sleep 2

jamin alsaplayer:out_1 alsaplayer:out_2 alsa_pcm:playback_1 alsa_pcm:playback_2

killall -9 alsaplayer
killall -9 qjackconnect
killall -9 jackd 2>/dev/null


Ao invés do alsaplayer, você pode usar o ecamegapedal (que compreende os controles de transporte do JACK) usando...

ecamegapedal $SONG &
jamin ecasound:out_1 ecasound:out_2 alsa_pcm:playback_1 alsa_pcm:playback_2
killall -9 ecamegapedal


...no lugar das linhas específicas do alsaplayer. Note que não há um gravador conectado neste caso, que é somente para teste.


Básico da interface de usuário


A janela principal do JAMin pode ser maximizada para qualquer tamanho de tela com um mínimo de 800x600 pixels. Recomendamos fortemente o uso de pelo menos 1024x768 por motivos que serão explicados em um capítulo sobre Equalização por Desenho à Mão (Hand-drawn EQ – HDEQ).

Partes principais da interface


Controles de transporte




Os controles de transporte permitem o controle usual de transporte, como nos aparelhos de fitas. Eles são úteis se você estiver usando outros programas com o JACK habilitado que honrem as funções de controle de transporte do JACK (ecamegapedal, Ardour). Note que não há um botão de parar (use a pausa).



Algumas informações de status do JACK e do sistema ficam disponíveis à direita dos botões de transporte.

Cenas ("Scenes")




As cenas são usadas para salvar e carregar todo um grupo de configurações de parâmetros do JAMin durante uma sessão. Após configurar todos os parâmetros para uma seção específica da música (verso, refrão, ponte) ou uma música inteira, você pode clicar com o botão direito em um botão de cena, usar o menu para 'Configurar' ('Set') aquela cena e então usar a entrada de 'Nome' ('Name') do menu para informar um nome para aquela cena (Back Alley Fugue - verso).

Você pode recarregar essas configurações clicando com o botão esquerdo no botão de cena. Um botão verde brilhante significa que a cena associada com este botão é atualmente a cena ativa. Um botão verde fosco significa que a cena está carregada mas não está ativa. Um botão vermelho significa que a cena não possui configurações carregadas. Um botão amarelo brilhante significa que a cena está ativa mas que as configurações foram modificadas.

Se você quer salvar as configurações, você deve usar a entrada 'Configurar' ('Set') no menu que aparece ao se clicar com o botão direito do mouse. Você pode limpar as configurações de um botão usando o menu que aparece com o botão direito do mouse usando a entrada 'Limpar' ('Clear').

Os atalhos de teclado para os botões de cena são as teclas numéricas, sendo 1 a 0 para cenas 1 a 10. Shift+1 a Shift+0 acessarão as cenas 11 a 20. Por exemplo, pressionar a tecla 1 fará com que a cena 1 se torne ativa. Pressionar Shift+5 fará com que a cena 15 se torne ativa. O modificador ALT pode ser usado para designar configurações para um botão de cena (ao invés de se usar os menus de botão de cenas). Pressionar Alt+Shift+5 designará as configurações atuais para o botão de cena 15 (você ainda pode querer mudar o nome). O modificador Ctrl pode ser usado para limpar um botão de cena. Pressionar Ctrl+4 limpará o botão de cena 4.

Note que o teclado numérico pode ser usado, mas apenas para as cenas de 1 a 10 com o Num Lock ligado. Usar as teclas numéricas com o Num Lock desligado acessará as teclas de cursor (que podem ser usadas para controlar alguns aspectos da interface). Usar o Shift com o teclado numérico e com o Num Lock ligado também acessará as teclas do cursor.

Entrada ("Input")




A seção de entrada (“input”) permite que você aumente ou diminua o ganho (“gain”) de entrada. Ela também permite que você mude o balanceamento (“balance”) da entrada. Os medidores mostram a força de entrada do sinal estéreo. Você pode reposicionar o ganho de entrada ou o balanceamento para 0/centro clicando com o botão direito do mouse no controle ganho/balanceamento (“gain/balance”).

Os níveis de sinal durante a masterização são críticos. Se eles forem muito baixos, o volume de mixagem não competirá com outros produtos; se forem muito altos, podem ser recortados (clipped) e algumas casas de duplicação podem se recusar a fazer o trabalho porque podem ser culpadas depois pelo erro. Uma boa guia é não deixar o sinal de entrada ultrapassar 0db.

Equalização por Desenho à Mão (Hand-drawn EQ – HDEQ)




A Equalização por Desenho à Mão é a parte mais complexa da interface do JAMin. Se você possuir familiaridade com os gráficos de equalização, a equalização por desenho à mão deverá ser um conceito bem fácil de assimilar. Basicamente, ela consiste em desenhar uma área com uma escala logarítmica na direção X. A área começa aos 25Hz à esquerda e termina aos 20KHz à direita. Na direção Y, ela é um número maior ou menor de decibéis definível pelo usuário (os limites são configurados na janela de opções de equalização).

Basicamente, a equalização por desenho à mão te dá 1024 bandas de equalização. Obviamente que se você mover o cursor rapidamente quando estiver desenhando a curva ou se você tem a tela dimensionada para menos de 1024 pixels de largura, você não conseguirá definir todas as bandas à mão. A curva na verdade é ajustada (“splined”) para 1024 bandas a partir da entrada do usuário.

A linha sólida branca no gráfico acima é a curva atual de equalização a ser usada para o processamento de informação. A curva pode ser desenhada clicando-se com o botão esquerdo do mouse em algum ponto da janela e movendo-o para a direita ou esquerda conforme se desenha a curva. Se você não gosta da curva que desenhou, você pode clicar com os botões do meio ou direito do mouse para descartá-la.

Não é necessário desenhar toda a curva. Pequenas seções podem ser desenhadas para corrigir partes da curva. O algoritmo usado ajustará (“spline”) os pontos de entrada à curva atual existente. Para colocar um filtro de corte (“notch filter”) bem pequeno, você pode simplesmente colocar o pincel do cursor em algum lugar da tela e clicar duas vezes. O único problema disso é que você tem que saber exatamente onde você quer o corte (“notch”). Se você quiser zerar toda a curva e todos os controles paramétricos, você pode simplesmente clicar com o botão direito do mouse na janela.

A maioria dos programas de masterização incluem uma equalização paramétrica (“parametric EQ”) para se colocar filtros de corte (“notch filters”) e deslizar seções de equalização com ganho e largura ajustáveis (Q). No JAMin nós saímos dos botões rotacionáveis para essa função (botões em uma interface são meio contraproducentes de qualquer forma).

No gráfico acima, você pode ver um número de pequenas formas amarelas na curva de equalização. Estas são as “garras” de equalização paramétrica. O retângulo controla o ganho e a posição da seção e os semi-círculos controlam a largura. Note que a primeira e a última garra não possuem controles de largura. Elas corresponderiam aos controles paramétricos de atraso (“shelve”).

Para manipular os controles paramétricos, simplesmente clique com o botão esquerdo na garra de sua escolha, arraste-a para o local onde você quer posicioná-la e então solte-a. Arrastar ou o controle de largura para a direita ou esquerda para uma seção paramétrica fará com que o outro controle de largura também se mova. Você não pode arrastar ou alargar um parâmetro por sobre o outro. Se você agarrar e arrastar o controle retangular de “centro”, você verá que as seções paramétricas deslizam junto com a curva de equalização definida previamente. Você pode usar Ctrl+clique_do_botão_esquerdo na garra de corte (“notch handle”) para zerar um corte (“notch”).

As linhas vermelha e azul representam as posições entrecruzadas. Elas estão incluídas principalmente para que você possa ver exatamente onde no espectro de freqüência você está posicionando os entrecruzamentos, mas elas também podem ser manipuladas. Clique com o botão esquerdo do mouse na caixa ao topo ou à base da linha e você poderá arrastar os entrecruzamentos. Movê-las fará com que outros controles de entrecruzamento também se movam e mover os controles de entrecruzamento fará com que essas linhas se movam.

A linha branca fina é o espectro de poder do sinal. Isso pode representar Pré-equalização, Pós-equalização, Pós-compressão ou sinal de saída conforme definido no menu de opções de equalização. Por padrão, ela significa Pós-equalização. A escala do espectro Y é 0dB no topo e -90dB na base.

A escala de fundo é uma escala de logaritmo na direção X. Na base da Equalização por Desenho à Mão está uma exibição de posição que mostra a posição X do cursor em freqüência e a posição Y do cursor em relação a tanto a curva de equalização quanto ao espectro de exibição. Mudanças à Equalização por Desenho à Mão serão refletidas na Equalização Gráfica de 30 bandas (“30 band graphic EQ - GEQ”) e vice-versa.

Equalização Gráfica de 30 bandas (“30 band graphic EQ - GEQ”)




A Equalização Gráfica de 30 bandas foi originalmente desenhada para ser o principal método de equalização do JAMin, mas a Equalização por Desenho à Mão se mostrou ser tão fácil quanto de ser manipulada, mas com muito maior funcionalidade. A Equalização Gráfica agora é incluída mais para usuários visualmente prejudicados, já que ela pode ser manipulada usando as teclas TAB e de setas. Mudanças na Equalização por Desenho à Mão serão refletidas na Equalização Gráfica de 30 Bandas e vice-versa. Clicar com o botão direito do mouse em um dos controle zerará o valor.

Espectro




A exibição de espectro mostra o poder do espectro do sinal em bandas que correspondam às bandas de freqüência na Equalização Gráfica de 30 bandas . Além disso, ela exibe o valor máximo alcançado para cada banda como uma linha amarela.

Curvas de Compressor




As Curvas de Compressor são uma exibição gráfica das configurações de parâmetros nos compressores. Há uma caixa para cada compressor das bandas baixa, média e alta. As bandas de freqüência baixa, média e alta são definidas pelos entrecruzamentos (“crossovers”). A linha preta grossa representa o nível 0dB.

Para ter uma idéia de como essas linhas representam as configurações de compressão, brinque um pouco com os parâmetros de compressão. Quando o cursor é movido para uma das caixas de curva de compressão, seu título fica em evidência junto com o título do compressor correspondente. Além disso, a posição do cursor em X e Y é exibida, onde o X representa a entrada em dB e Y representa a saída em dB.

Entrecruzamento (“Crossover”)




O Entrecruzamento (“crossover”) é usado para marcar as bandas baixa, média e alta para os controles de compressor e estéreo. A exibição é em freqüência (25Hz a 20KHz). Movê-los fará com que as barras de entrecruzamento (“crossover bars”) na Equalização por Desenho à Mão se movam, assim como as exibições de abrangência (“range displays”) nas janelas do compressor. Você pode usar o botão de desvio (“bypass”) para desviar (“bypass”) o sinal do processamento de equalização (por exemplo, suavizar a curva de equalização) de modo que você ouça o efeito da curva de equalização no som.

Compressores




Compressão multi-banda é possivelmente a parte mais importante no processo de masterização. Cada banda possui controles de ataque (“attack - A”), soltura (“release - R”), entrada (“threshold – T”), razão (“ratio - r”), joelho (“knee - K”), e ganho de maquiagem (“makeup gain - M”). Além disso, há um botão de ganho de maquiagem automático (“automatic makeup gain – AM”) e medidores mostrando o sinal (topo) e a compressão (base).

Uma explicação de como a compressão funciona está além do escopo deste documento. Mais detalhes podem ser obtidos no site da Harmony Central por exemplo. Um outro modo de obter informações é fazer uma busca na internet com o termo "dynamics processing".

Controles de compressão podem ser “agrupados” clicando na etiqueta do controle (A, R, T, r, K, M) nas janelas de banda do compressor desejado. Quando agrupados, mover um controle move todos os outros controles agrupados o mesmo tanto. Para desagrupá-los, simplesmente clique na etiqueta de novo. As etiquetas mudam para a cor da banda (vermelho, verde, azul) para indicar que estão agrupadas.

Controles de estéreo




O controle de largura de estéreo (“stereo width control”) (topo) permite aumentar a “largura” aparente do sinal estéreo para a banda de freqüência correspondente (baixa, média, alta, conforme definido pelos entrecruzamentos). Mover o controle para a esquerda (negativo) resulta em um estreitamento aparente do som. Movê-lo para a direita (positivo) produz um alargamento aparente do som.

Estes também serão percebidos como mais altos e mais quietos, respectivamente. Use os controles de largura de estéreo com cuidado, pois eles podem ser levados muito longe. Clicar com o botão direito do mouse no controle de largura de estéreo voltará o valor para 0.0/centro.

A caixa de Solo permitirá ouvir somente o sinal para a banda de freqüência correspondente check box will allow you to hear only the signal for the corresponding frequency band (baixa, média, alta, conforme definido pelos entrecruzamentos). Você pode combinar mais de duas caixas Solo para efetivamente mutar uma das bandas. O botão de Desvio (“Bypass”) fará o sinal desviar dos efeitos de compressão e estéreo para a banda de freqüência correspondente.

Limitador (“Limiter”)




O limitador (“limiter”) é uma parede limitadora que funciona por “previsão”. Você pode marcar o nível de entrada, o limite em dB e a quantidade de tempo a ser usada na previsão. Usar um limitador por previsão (“lookahead limiter”) permite ao limitador comprimir o sinal de uma forma mais suave antes de atingir o limite. Quanto maior for a marcação de tempo configurada, mais suave será a atuação do limitador (dentro de limites razoáveis). Os medidores (“meters”) mostram o sinal de entrada, compressão e o sinal de saída. Clicar com o botão direito do mouse nos controles de entrada ou de limite voltarão o valor para 0.0. Você pode usar a caixa de habilitação do limitador para fazer o sinal desviar (“bypass”) do efeito de limitação.

Impulso (“Boost”)




O controle de impulso (“boost”) permite adicionar um impulso simulado meio “em forma de tubo” (“tube like boost”) ao sinal, antes da saída. Isso vai conforme o gosto do cliente (frescor da pimenta ou chilli ardido). Clicar com o botão direito do mouse no controle de impulso voltará o valor para 0.0.

Saída (“Output”)




O controle de saída é usado para abaixar o nível de saída. Normalmente, ele é deixado no topo (0 dB) para que se obtenha a maior saída de volume. Os medidores mostram os níveis de saída de sinal. Clicar com o botão direito do mouse voltará o valor do controle de saída para 0.0.

Desvio (“Bypass”)




O sempre popular botão de desvio (“bypass”) é usado para desviar o sinal de todos efeitos de processamento da dinâmica de modo que se possa ouvir o sinal não-processado. Há um atraso (“delay”) interno com o desvio que supostamente equivaleria ao atraso do processamento devido aos efeitos usados. Isso permitirá com que você desvie o sinal sem ouvir um salto no som. O desvio (“bypass”) pode ser habilitado ou desabilitado com a tecla de atalho “b”. Quando o desvio estiver ligado, o fundo do botão fica vermelho.


Menus


Arquivo ("File")


O menu de arquivo permite que você abra e salve arquivos de configurações/cenas do JAMin assim como sair do programa. Por padrão, os arquivos .jam são armazenados na sua pasta /home, dentro da pasta .jamin, mas eles podem ser salvos em qualquer lugar. O botão de "Novo" zerará todos os efeitos em uma sessão e limpará todas as cenas.

Editar ("Edit")


Há três opções disponíveis no menu de edição - desfazer ("undo"), refazer ("redo") e preferências ("preferences"). É muito mais fácil usar os atalhos de teclado (Ctrl+Z e Ctrl+R) para ações de desfazer/refazer, mas se você tiver que usar um menu, aqui está ele.

Portas ("Ports")


O menu de portas permite que você conecte portas de entrada e saída em/de programas que comportam o JACK. Isso está aqui por uma conveniência. Normalmente é mais fácil fazer isso usando o qjackctl ou o qjackconnect. Você pode usar os menus de Grupos ("Groups") para conectar/desconectar tanto uma entrada ou saída esquerda e direita ao mesmo tempo. Se você tem mais de duas linhas para um programa específico (como o Ardour com uma placa baseada em envy24) isso conectará/desconectará as primeiras duas.

Ajuda ("Help")


O menu de ajuda fornece informações sobre o uso do JAMin. Além de informações sobre ajuda sensitiva ao contexto (geral - "general") e definições de atalhos (teclas - "keys"), há informação sobre os autores do JAMin ("About JAMin") e uma lista de todos os pacotes dos quais o JAMin depende ("About Prerequisites").


Personalizando o JAMin




O diálogo de Preferências, disponível no menu de Edição permite que você configure o JAMin de acordo com suas necessidades.

  1. Ele permite que você configure a duração do fade cruzado, ou seja, o período de tempo que se leva para acontecer um fade entre diferentes configurações quando as cenas mudam. O valor padrão é de 1 segundo.
  2. Você também pode mudar quase todas as cores usadas no JAMin (como a cor do compressor de banda baixa) assim como zerar todas as cores para seu valor padrão.
  3. Ele permite que você configure a abrangência mínima e máxima de Y em dB para a Equalização por Desenho à Mão e a Equalização Gráfica de 30 bandas.
  4. Ele permite que você pegue o sinal que será usado para a exibição do espectro na Equalização por Desenho à Mão e nas janelas de espectro. Estas serão ou Pré-equalização, Pós-equalização, Pós-compressão ou Saída. Além disso, você pode configurar a freqüência de atualização para as exibições de espectro. Configurá-la para 0 desabilitará a exibição do espectro. Isso pode ser útil para diminuir a carga na CPU.

Última alteração: 09/08/2007 às 06:02, por: flavio