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Laboratório de Cultura Livre
"Introdução"
O impacto que as novas possibilidades interativas, pelas quais todos podem se comunicar com todos, como na Internet, trazem para as sociedades informatizadas, ocasiona o surgimento de novos códigos éticos que acompanham relações entre humanos e máquinas e passam a regular tanto a produção como a circulação veloz da informação entre diversos grupos e atores sociais. Uma visão contemporânea acerca desse uso diferenciado que as tecnologias emergentes de informação e comunicação proporcionam nos mais diversos campos pode ser melhor compreendida a partir da concepção do que se poderia chamar de cultura digital.
Esses novos costumes, se pensados em seu alcance no futuro, sugerem a passagem de uma era que poderíamos nomear de analógica, para uma outra, digital. Na digital, destacamos um ponto de vista que relaciona objetos técnicos, como computadores e ferramentas digitais de produção audiovisual, a processos de produção. São formas de apropriação das tecnologias, tidas como mais inteligentes e generosas, em que a ampliação do acesso aos conteúdos é importante, mas não deve ser descolada da forma como são construídos e compartilhados esses conteúdos na Internet.
A grande inovação desse mundo digital está, portanto, na estrutura de divisão de trabalho que ocorre em uma rede aberta e que encontra no software livre seu melhor exemplo de funcionalidade.
Os Pontos de Cultura, projeto do Ministério da Cultura, é uma iniciativa de inclusão sociodigital que vai muito além da utilização geralmente atribuída ao termo. Tendo como base uma compilação que o governo fez de idéias e iniciativas emergentes de diversos coletivos espalhados pelo País, o projeto privilegia o pleno entendimento sobre os novos processos que caracterizam a essência da cultura digital, em que o acesso à Internet em banda larga é a peça chave para seu fluxo, sem, no entanto, ser a única. Trata-se de uma visão que intenta a expansão dessa cultura através do fomento à articulação colaborativa em rede, mas que também viabiliza a apropriação dos meios de produção digitais para uma produção multimída e autônoma. Foca-se na utilização e criação de linguagens através de ferramentas livres de produção midiática.
É essa cultura colaborativa e que se apropria dos meios para poder se difundir que chamamos de livre. Livre das amarras sobre a criatividade que a propriedade intelectual impõe e livre do controle político e econônomico exercido pelos meios de comunicação oficiais.
Proposta
A idéia é realizar um laboratório onde as novas práticas possíveis da era digital possam ser pesquisadas e realizadas pelos alunos em parceria com a equipe da Ação Cultura Digital, os integrantes dos Pontos de Cultura e os programadores da Rádio Interferência. A parceria com a rádio será interessante por tentar propor uma convergência entre as tecnologias analógicas e digitais. A prática se dará na pesquisa de ferramentas livres e tecnologias abertas para a produção e distribuicão de mídias.
Atividades a serem desenvolvidas:
Pesquisa e realização de técnicas de streaming, inclusive levando a cabo o projeto de colocar na Internet a programação da Rádio Interferência
Oficina de publicação de conteúdo na Internet, utilização de wiki, e compartilhamento de conhecimento
Produção de vinhetas e materiais gráficos utilizando ferramentas livres (software livre) como recombinação de material já existente e licenciado em Creative Commons
Pesquisa de licenças de uso flexíveis e publicação das obras desenvolvidas sob as mesmas licenças
Pesquisa e produção de material sobre TV e Rádio Digital.
Compartilhamento do conhecimento desenvolvido na Internet e com os integrantes dos Pontos de Cultura através de participação nas oficinas da Ação Cultura Digital
Professor Responsável: ?
Inicio das Atividades e Horário:
Sextas das 14h às 18h a partir do dia 14 de abril de 2006
Número de participantes:
12 alunos
Infra-estrutura necessária:
Acesso à Internet, de preferência com mais de uma estação
Computador para instalação de software livre
Datashow
Bolsistas:
O Laboratório propõe a contratação de dois bolsistas para desenvolver pesquisa prática junto a equipe da Ação Cultura Digital, tanto no laboratório, como nas oficinas a serem desenvolvidas pelos Pontos de Cultura espalhados pelo estado do Rio de Janeiro. A idéia visa ser um projeto piloto de uma futura parceria entre a Escola Comunicação da UFRJ e o Ministério da Cultura.
Última alteração: 27/09/2006 às 14:26, por: djahjah