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Manual online do transcode (parte 2)

Dividido em três partes. Ir para: parte 1; parte 2; parte 3; voltar para a página do transcode.





--accel tipo [auto-detectado]
Reforça a aceleração experimental IA32 para tipo, onde 'tipo' pode ser:

C
Sem aceleração
ia32asm
Montagem simples x86 (“plain assembly”)
mmx
3dnow
Aceleração para uma extensão específica SIMD
sse
sse2



--avi_limit N [2048]
Reparte/rotaciona arquivo de saída AVI após N MB.


--avi_comments A [desligado]
Lê os comentários do cabeçalho (“header”) do AVI a partir do arquivo A. O formato de arquivo AVI suporta informações conhecidas como “tomb-stone data”. Ele pode ser usado para escrever anotações no arquivo AVI. Veja o arquivo docs/avi_comments.txt para um exemplo de arquivo de entrada com todas as marcações (“tags”) possíveis. Quando um arquivo é lido, linhas vazias e linhas iniciadas com '#' são ignoradas. A sintaxe é: “Marcação<espaço>Cadeia de informações” ("TAG<space>STRING"). A ordem das marcações não importa. Se uma marcação não possui informações em seguida, ela é ignorada. Isso significa que você pode usar o arquivo docs/avi_comments.txt como entrada e apenas preencher os campos que quiser. Um exemplo bem simples é:
               
INAM Meu primeiro aniversário
ISBJ Meus primeiros passos!
IART Minha família orgulhosa 


Tenha em mente que o espaço no cabeçalho do AVI não é ilimitado – provavelmente ele gira em torno de 1000 bytes.


--zoom_filter cadeia_de_filtros [Lanczos3]
Usa cadeia de filtros para refazer a amostragem (“resample”) do vídeo -Z. Os filtros a seguir estão disponíveis:

Bell
Box
Lanczos3 (padrão)
Mitchell
Hermite
B_spline
Triangle


--cluster_percentage [desligado]

Usa modo de porcentagem para codificação em cluster -W.


--cluster_chunks a-b [desligado]
Processa abrangência de pedaços (“chunk range”) ao invés de um pedaço selecionado (“selected chunk”)


--export_asr C [conforme arquivo de entrada]
Configura a razão de aspecto (“aspect ratio”) em C para a exportação. Códigos válidos para C são:

1 1:1
2 4:3
3 16:9
4 2.21:1



--export_prof S [nenhum]
Seleciona perfil (“profile”) de exportação {vcd, svcd, dvd}. Se você configurar essa meta-opção para um dos valores abaixo, o transcode ajustará alguns parâmetros internos assim como geometria e recorte. Se nenhum módulo de exportação for especificado, serão usados mpeg2enc para vídeo e mp2enc para áudio quando o programa houver sido compilado com suporte a mjpegtools.

Valores válidos para S são vcd, vcd-pal, vcd-ntsc, svcd, svcd-pal, svcd-ntsc, dvd, dvd-pal e dvd-ntsc.

Quando um dos valores acima for usado, o transcode calculará para você o recorte necessário e os valores de redimensionamento baseado na razão de aspecto (“aspect ratio”) de importação e exportação. Isso é particularmente bacana se você quer codificar um DVD em 16:9 em um SVCD 4:3, por exemplo. O transcode então configura internamente o “--pre_clip” para adicionar as tarjas pretas ("letterboxing").

Se você usar "vcd" ao invés de "vcd-pal" ou "vcd-ntsc", o transcode fará uma adivinhação educada se o desejado é um VCD PAL ou NTSC. O mesmo é válido para as opções "svcd" e "dvd". Quando o arquivo de entrada não possui informação relacionada a razão de aspecto, o transcode busca adivinhá-la baseado no tamanho dos frames importados. Você pode configurar a razão de aspecto importada informando “--import_asr CÓDIGO”. Exemplos (pressupondo um arquivo de entrada em 16:9, codificado a 720x576 (PAL)):

--export_prof svcd recorta topo/base -96; redimensiona para 480x576
--export_prof vcd-ntsc recorta topo/base -96; redimensiona para 352x240


Isso habilita linhas de comando simplificadas onde o transcode tenta configurar valores razoáveis para a exportação do mpeg. Quando você não especifica um módulo de exportação com “-y”, será usado o mpeg2enc:

transcode -i vob/ -V --export_prof svcd -Z fast -o teste


O módulo de exportação ffmpeg ('-y ffmpeg') também suporta perfis. O módulo tenta ser inteligente e configura parâmetros internos do FFMPEG que seriam bastante complicados de se descobrir. O uso é parecido com o do exemplo acima:

transcode -i vob/ -V --export_prof dvd -y ffmpeg -o teste -m teste.ac3

tcmplex -m d -i teste.m2v -p teste.ac3 -o teste.mpg



--export_par C[,N]
Configura a razão de aspecto (“aspect ratio”) de exportação do pixel para C[,N]. Para codificar material anamórfico (“anamorphic”), o transcode pode codificar a razão de aspecto-alvo do pixel para dentro (“into”) do arquivo. Isso NÃO é a razão de aspecto atual da imagem, apenas o quanto cada pixel é esticado quando reproduzido por uma aplicação consciente sobre a razão de aspecto, como o programa mplayer.

Para codificar a razões de aspecto não-padrão, marque tanto o C como o N. Por exemplo: para fazer cada pixel ter duas vezes o tamanho de altura com relação ao de largura (ex.: para escalar o preto de volta ao tamanho normal após o desentrelaçamento ignorando (“dropping”) todas as segundas (“second line”)). Se o C e o N são especificados, o valor marcado para C dará a razão de aspecto do pixel para a largura e o N para a altura. Se apenas o C for especificado, a tabela abaixo se aplicará. Códigos válidos para C são:

1 1:1 Não há esticamento
2 12:11 imagem em 5:4 para 4:3 (ex: 720x576 -> 768x576)
3 10:11 imagem em 3:2 para 4:3 (ex: 720x480 -> 640x480)
4 16:11 imagem em 5:4 para 16:9 (ex: 720x576 -> 1024x576)
5 40:33 imagem em 3:2 para 16:9 (ex: 720x480 -> 872x480)



--import_asr C [auto-sondado]
Marca o código de razão de aspecto (“aspect ratio”) em C, onde códigos válidos para C são:

1 1:1
2 4:3
3 16:9
4 2.21:1



--ext vídeo,áudio [.avi,.mp3]
Usa as extensões de arquivo que você escolher. Quando esta opção não é informada, o transcode usará uma extensão de acordo com o módulo de exportação. Para módulos de exportação MPEG, isso significa ".m2v" ou ".m1v" e ".mpa" para áudio. Para limpar esta bagunça, a opção “--ext” foi introduzida sem quebrar o comportamento existente. Use “--ext none,none” para desabilitar a extensão do nome de arquivo.


--keep_asr [desligado]
Tenta manter a razão de aspecto (“aspect ratio”) (apenas com “-Z”). As opções para “--keep_asr” mudam o significado de -Z. Ela tenta fazer o vídeo caber em um tamanho de frame especificado por -Z mantendo a razão de aspecto original.

Considere o “--keep_asr” um embrulhador para calcular as opções -Y e -Z.


--divx_quant mínimo,máximo [2,31]
Valor mínimo/máximo do quantizador (“quantizer”) do codificador divx.


--divx_rc p,rp,rr [2000,10,20]
Taxa de controle de parâmetro do codificador divx.


--divx_vbv_prof N [3]
Perfil do VBV do codificador divx5 (0=livre; 5=alta qualidade). Marca um perfil pré-definido para o Verificador de Taxa de Bits de Vídeo Sets (VBV - “Video Bitrate Verifier”). Se N for marcado para zero, nenhum perfil é aplicado e os valores especificados pelo usuário para “--divx_vbv” são usados. Perfis válidos são:

0 Livre/Sem perfil (Usa valores informados)
1 Aparelhos de mão (“Handheld”) (320, 16, 3072)
2 Portátil (“Portable”) (1920, 64, 12288)
3 Home Theatre (10000, 192, 36864)
4 Alta definição (“High Definition”) (20000, 384, 73728)



--divx_vbv tb,tm,oc [10000,192,36864]
Parâmetros do VBV do codificador divx5 (taxa de bits - tb, tamanho - tm, ocupação - oc.). Esses parâmetros normalmente são marcados por meio do parâmetro de perfil “--divx_vbv_prof”. Não mexa nesses valores a menos que você esteja absolutamente segura/o do que está fazendo. O transcode multiplica internamente o vbv_bitrate (taxa de bits do VBV) por 400, vbv_size (tamanho do VBV) por 16384 e vbv_occupancy (ocupação do VBV) por 64 para assegurar que os valores informados sejam múltiplos do número que a biblioteca do encoder deseja.


--export_fps taxa[,frc] [conforme arquivo de entrada]
Marca a taxa de frames (“frame rate”) de exportação (e o código). Valores válidos para o frc são:

frc taxa de frames
1 23.976 (24000/1001.0)
2 24
3 25
4 29.970 (30000/1001.0)
5 30
6 50
7 59.940 (2 * 29.970)
8 60
9 1
10 5
11 10
12 12
13 15



--export_frc F [conforme arquivo de entrada]
Marca o código F de exportação da taxa de frames. Obsoleto, use “--export_fps 0,F”.


--hard_fps [desligado]
Desabilita o salto (“drop”) suave de frames (para clipes com fps variáveis). Veja /docs/framerate.txt para mais informação.


--uyvy [desligado]
Usa o UYVY (4:2:2) como codec interno de vídeo. Esta é uma função experimental, terreno de desenvolvedores. São poucos os módulos de importação, exportação e filtros que suportam esse espaçamento de cores. Um espaço de cor 4:2:2 oferece muito mais qualidade do que espaços de cores 4:2:0 voltados para consumidores como o YV12/I420. A maioria do equipamento de pós-produção de vídeo e película usam UYVY. O UYVY duplica a precisão para a informação de croma (diferença de cor) na imagem. Todas as transformações internas são suportadas no modo UYVY (recorte, inversão, aproximação, etc).


--import_v4l n[,id] [0]
Número de canal e número de estação ou nome.


--record_v4l a-b [desligado]
Intervalo de tempo de gravação em segundos. Obsoleto, use “-c a-b”.


--duration hh:mm:ss [desligado]
Limita a gravação v4l para esta duração. Obsoleto, use “-c 0-hh:mm:ss”.


--pulldown [desligado]
Faz as marcações de pulldown (“pulldown flags”) 3:2 do MPEG na exportação.


--antialias_para p,i [0.333,0.500]
Peso (“weight”) do pixel central, inclinação-xy (“xy-bias”).


--no_audio_adjust [desligado]
Desabilita ajuste interno de amostra de frames de áudio (“audio frame sample”).


--no_bitreservoir [desligado]
Desabilita a reserva de bits (“bitreservoir”) do lame para codificação em MP3.


--config_dir diretório
Assume que os arquivos de configuração estejam nesse diretório. Isso afeta apenas os módulos “-y ffmpeg” e todos os “-y xvid234”. Ele informa o caminho onde os módulos buscam por sua configuração.


--lame_preset nome[,fast] [desligado]
Usa a pré-configuração do lame com nome. O lame possui algumas pré-configurações (“presets”) embutidas. Elas são designadas a fornecer a qualidade mais alta possível. Em sua maioria, elas foram sujeitas a e configuradas a partir de testes rigorosos de audição para verificar e atingir este objetivo. Elas são continuamente atualizadas para coincidir com os últimos desenvolvimentos que ocorreram e, como resultado, devem provê-la/o com praticamente a melhor qualidade atualmente possível a partir do LAME. Qualquer dessas pré-configurações VBR pode ser usada no modo rápido (“fast mode”), usando o novo algoritmo vbr. Este modo é mais rápido, mas sua qualidade pode ficar um pouco menor. Para habilitar o modo rápido, escreva ",fast" após o nome:

<N kbps>
Usar esta pré-configuração normalmente resultará em boa qualidade na taxa de bits (“bitrate”) especificado. Dependendo da taxa de bits informada, esta pré-configuração determinará as configurações para aquela situação em particular. Embora essa abordagem funcione, ela não é nem de perto tão flexível quanto o VBR (taxa de bits variável), e normalmente não atingirá o mesmo nível de qualidade quanto os VBR em taxas de bits mais altas. ABR.

medium
Esta pré-configuração deve prover perto da transparência (“near transparency”) para a maioria das pessoas para a maioria das músicas. A taxa de bits (“bitrate”) resultante deve estar na faixa entre 150-180kbps, de acordo com a complexidade da música. VBR.


standard
Modo padrão. Esta pré-configuração deve geralmente ser transparente (“transparent”) para a maioria das pessoas na maioria das músicas e já está bastante alta em qualidade. A taxa de bits (“bitrate”) resultante deve ficar na faixa de 170-210kbps, de acordo com a complexidade da música. VBR.

extreme
Se você possui uma audição extremamente boa e equipamento similar, esta pré-configuração proverá uma qualidade um pouco maior do que o modo padrão (“standard”). A taxa de bits (“bitrate”) resultante deve ficar na faixa de 200-240kbps, de acordo com a complexidade da música. VBR.

insane
Esta pré-configuração normalmente será um excesso para a maioria das pessoas e para a maioria das situações, mas se você precisa ter a qualidade mais alta possível, sem preocupações com o tamanho de arquivo, o caminho é por aí. Esta é a pré-configuração disponível de melhor qualidade. 320kbps CBR (usada de http://www.mp3dev.org/mp3/doc/html/presets.html).


--av_fine_ms t [auto-detectado]
Mudança de t em milisegundos para sincronia fina (“fine-tuning”) de AV. Ver também -D.


--nav_seek arquivo [desligado]
Usar arquivo de navegação do VOB ou AVI. Gera um arquivo nav com “tcdemux -W >nav_log” para arquivos VOB ou com “aviindex(1)” para arquivos AVI.


--psu_mode [desligado]
Processa o VOB em PSU, “-o” é uma máscara de arquivo incluindo %d (“filemask incl. %d”). PSU, do inglês, significa Program Stream Unit (Unidade de faixas de programa) e este modo é útil para (a maioria dos) DVDs em NTSC que possuem várias unidades de faixas de programas.


--psu_chunks a-b [todos]
Processa apenas as unidades a-b selecionadas para o modo PSU.


--no_split [desligado]
Codifica para um arquivo único no modo capítulo/psu/diretório. Se você não informar esta opção, você acabará com vários arquivos em um dos modos mencionados acima. Será ainda possível aglutiná-los (“merge”) com “avimerge(1)”.


--pre_clip t[,e[,b[,d]]] [desligado]
Seleciona região inicial do frame cortando as bordas, onde t=topo; e=esquerda; b=base; d=direita.


--post_clip t[,e[,b[,d]]] [desligado]
Seleciona região final do frame cortando as bordas, onde t=topo; e=esquerda; b=base; d=direita.


--a52_drc_off [habilitado]
Desabilita a compressão de abrangência dinâmica (“dynamic range compression”) do liba52. Se você não especificar esta opção, o liba52 proverá o comportamento-padrão, que é aplicar a compressão completa de abrangência dinâmica conforme especificado na faixa A/52. Isso basicamente faz os sons mais altos ficarem mais suaves, e os sons mais suaves ficarem mais altos, para que você possa ouvir mais facilmente a faixa em um ambiente com ruídos sem perturbar ninguém. Se você deixar esta opção habilitada, toda a compressão de abrangência dinâmica será desabilitada e você obterá uma trilha mais adaptada a uma sala de cinema do que a um auditório.


--a52_demux [desligado]
Demultiplexa (“demux”) AC3/A52 para canais separados.


--a52_dolby_off [habilitado]
Desabilita o Dolby Surround da liba52. Seleciona se a saída será estéreo simples (“plain stereo”) (se a opção estiver marcada) ou se será um 'downmix' do Dolby Pro Logic – também chamado de Dolby Surround ou 3:1 (se a opção não for usada).


--dir_mode base [desligado]
Processa o conteúdo do diretório para base-%03d.avi


--frame_interval N [1]
Seleciona apenas um frame a cada N para ser exportado.


--encode_fields C [desligado]
Habilita a codificação com base nos campos (“field based”) (se suportada). Esta opção leva um argumento se usada para denotar a ordem dos campos. Se a opção não é dada, por padrão ela vai para progressivo (não assume que a imagem está entrelaçada). Códigos válidos para C são:

p progressivo (padrão)
t campo de cima (“top-field”) primeiro
b campo de baixo (“bottom-field”) primeiro



--dv_yuy2_mode [desligado]
Frames YUV de Digital Video (bruto) decodificado estão em formato YUY2 (pacote) usando libdv. Diminui a amostragem (“downsample”) de frames para YV12. Usuários de PAL devem compilar o libdv com “--with-pal-yuv=YV12” para evitar esta opção.


--write_pid arquivo [desligado]
Escreve o “pid” do sinal para arquivo. Permite a você terminar o transcode de um modo limpo enviando um SIGINT (2) para o “pid” no arquivo. Note que este arquivo será sobrescrito. Exemplo de uso:
$ transcode ... --write_pid /tmp/transcode.pid &
$ kill -2 `cat /tmp/transcode.pid` 



--nice N [desligado]
Configura o nível de “niceness” para N. A opção “--nice”, que redefine o “nice” do transcode para o valor positivo ou negativo informado. -10 significa alta prioridade; +10 significa baixa prioridade. Isto pode ser útil para modo de cluster.


--progress_off [desligado]
Desabilita a linha de marcação de status de progresso.


--color N [1]
Nível de cor na saída do transcodes. Saídas com cores muito acentuadas (“colorful output”) podem ser desabilitadas marcando o N para 0. Ela será automaticamente desabilitada se a saída do transcode for um arquivo ou um “pipe”.


--print_status N[,usecr] [1,1]
Imprime status a cada N frames/usa CR ou NL. O primeiro parâmetro controla quão freqüente a mensagem é impressa (a cada N frames); o segundo parâmetro (se informado) controla se o transcode termina a linha com um caractere CR ('\r') ou NL ('\n'). O padrão do transcode é terminar com um CR se a saída estiver sendo mostrada em um terminal, ou um LF se a saída estiver sendo enviada para qualquer outro lugar (como um arquivo de registro, “logfile”). Assim, a maioria das pessoas não deve sentir a necessidade de especificar o segundo parâmetro, já que ele deve mostrar a mensagem correta na maioria das vezes.


--socket ARQUIVO
Abre um “socket” para aceitar comandos enquanto o programa estiver sendo rodado. Veja tcmodinfo(1) e /docs/filter-socket.txt para mais informações sobre o protocolo.


--more_help parâmetro
Mais ajuda (“help”) no parâmetro nomeado (se suportado).


FILTROS


A sintaxe para as opções de filtros é simples. Um filtro é especificado
com: “-J filter=cadeiadeopções”. A cadeiadeopções pode conter várias opções, que são separadas por dois-pontos (':'):

-J filter=opção1:opção2:opção3

Uma opção pode ter um argumento ou não (bool). Para opções com argumento, o formato no qual este argumento deve ser informado nessa opção específica está especificado em uma cadeia tipo printf(1). O caso mais comum é '%d', que simplesmente significa um número. O argumento deve ser separado da opção por um sinal de igual ('=').

-J filter=bool1:opção1=15:opção2=20x30

A maioria dos filtros tenta fazer a coisa certa com as opções padrão. Tente brincar com os vários parâmetros caso não esteja satisfeito com o comportamento padrão. Se você não faz idéia sobre o que um filtro faz, provavelmente é porque não precisa dele.

Se um filtro usa (por exemplo) um nome de arquivo como argumento, esteja certa/o que este nome de arquivo não contém dois-pontos (':') ou um sinal de igual ('='). Trata-se de uma limitação da leitura do comando (“parser”). Uma vírgula (',') é possível, mas ela deve estar sinalizada (“extra quoted”); para um filtro de texto, isso significa:

-J cadeia=de=texto="Olá\, Mundo"


29to23
Filtro de conversão de taxa de frames (“frame rate”) (interpolando 29 para 23).

29to23 foi escrito por Alekseyev e Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.3 (2003-07-18). Este é um filtro de vídeo. Ele abrange os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

32detect
'3:2 pulldown' / plugin de detecção de entrelaçamento.

32detect foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.2.4 (2003-07-22). Este é um filtro de vídeo. Ele abrange os modos RGB e YUV. Suporta instâncias múltiplas (“multiple instances”) e pode ser rodado como um filtro de pré-processamento e/ou como de pós-processamento.

Este filtro busca por frames entrelaçados de vídeo. Desentrelaçamento subseqüente com o transcode pode ser reforçado com a opção 'force_mode'.

	threshold = %d  [padrão 9]
		Entrada (“thresold”) da detecção de entrelaçamento
	chromathres = %d  [padrão 4]
		Entrada de croma (“chroma threshold”) da detecção de entrelaçamento
	equal = %d  [padrão 10]
		Entrada (“threshold”) para cores iguais
	chromaeq = %d  [padrão 5]
		Entrada (“threshold”) para cromas iguais
	diff = %d  [padrão 30]
		Entrada (“threshold”) para cores diferentes
	chromadi = %d  [padrão 15]
		Entrada (“threshold”) para cromas diferentes
	force_mode = %d  [padrão 0]
		Configura forçar marcação interna de desentrelaçamento com modo -I N
	pre = %d  [padrão 1]
		Rodar como filtro pré
	verbose (bool)
		Mostrar resultados


32drop
Plugin de remoção de telecine inverso 3:2.

32drop foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.4 (2003-02-01). Este é um filtro de vídeo. Ele abrange os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

aclip
Gera clipes de áudio a partir da fonte.

aclip foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.1.1 (2003-09-04). Este é um filtro de áudio. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

	level = %d  [padrão 10]
		O áudio deve estar abaixo desse nível para ser pulado
	range = %d  [padrão 25]
		Número de amostras acima deste nível serão frames-chave (“keyframes”)


astat
Plugin de filtro de estatísticas de áudio.

astat foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.1.3 (2003-09-04). Este é um filtro de áudio. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

	file = %s
		Arquivo para salvar o número calculado de re-escala de volume


compare
Compara com outra imagem para achar um padrão.

compare foi escrito por Antonio Beamud. A versão documentada aqui é a v0.1.2 (2003-08-29). Este é um filtro de vídeo. Ele abrange os modos RGB e YUV. Suporta instâncias múltiplas (“multiple instances”). Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas.

Gera um arquivo no qual são observadas informações sobre tempo, frames, etc, (padrão definido no parâmetro de imagem).

	pattern = %s
		Caminho do arquivo de padrão da imagem
	results = %s
		Caminho do arquivo de resultados
	delta = %f  [padrão 45.000000]
		Erro delta (“Delta error”)


control
Aplica uma lista de controle de filtros

control foi escrito por Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.0.1 (2003-11-29). Este é um filtro de vídeo. Ele abrange os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

O formato do arquivo de comando possui um número de frames seguido por pelo menos um espaço em branco seguido pelo comando seguido por pelo menos um espaço em branco seguido por argumentos para o comando. Linhas vazias e linhas iniciadas com um '#' são ignoradas. Os números de frames devem ser dipostos (“sorted”) de forma ascendente.

# Arquivo de exemplo # Ao frame 10, rodar filtro de suavização (“smooth”) 10 load smooth # reconfigurar ao 20 20 configure smooth=strength=0.9 99 disable smooth

	file = %s
		Ler comandos a serem aplicados a partir do arquivo.
	ofile = %s
		Escrever saída dos comandos para o arquivo de saída (“output file”).


cpaudio
Plugin de filtro; copia um canal de áudio para o outro canal.

cpaudio foi escrito por William H Wittig. A versão documentada aqui é a v0.1 (2003-04-30). Este é um filtro de áudio. Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas.

Copia o áudio de um canal para outro.

	source = %c  [padrão l]
		Canal fonte (l=esquerdo, r=direito)


cshift
Substituto de diferença de croma (“chroma-lag shifter”).

cshift foi escrito por Thomas Ostreich e Chad Page. A versão documentada aqui é a v0.2.1 (2003-01-21). Este é um filtro de vídeo. Ele abrange os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

	shift = %d  [padrão 1]
		Mudar croma (cor) para a esquerda


cut
Codifica apenas os frames listados
cut foi escrito por Thomas Ostreich. A versão documentada aqui é a v0.1.0 (2003-05-03). Este é um filtro de vídeo e de áudio. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

	HH:MM:SS.f-HH:MM:SS.f/step = %s
		Aplicar filtro [início-fim] nos frames [0-oo/1]


decimate
Plugin de decimação (“decimation”) de NTSC

decimate foi escrito por Thanassis Tsiodras. A versão documentada aqui é a v0.4 (2003-04-22). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar apenas com o modo YUV. Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas.

Veja /docs/README.Inverse.Telecine.txt.

	verbose (bool)
		Imprimir informação de verbosidade.


denoise3d
Depurador 3D (“denoiser”) de alta velocidade.

denoise3d foi escrito por Daniel Moreno & A'rpi. A versão documentada aqui é a v1.0.3 (2003-11-08). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar apenas com o modo YUV. Suporta instâncias múltiplas (“multiple instances”). Pode ser usado como um filtro de pré-processamento ou de pós-processamento.

O quê: filtro denoise3d do mplayer (irmão do hqdn3d). Trabalha de um modo bem cru e simples, mas também muito rapidamente. De fato, parece ser ainda mais rápido que o original do mplayer.
Quem: todos que quiserem ter seus frames capturados depurados profundamente (por exemplo, que querem codificar para MPEG ou MJPEG), mas não possuem poder de processamento suficiente para codificar em tempo-real E usar o hqdn3d (melhor qualidade mas muito mais lento) ou o dnr (mais lento ainda), sem mencionar os outros depuradores que são ainda mais lentos. A qualidade é realmente boa para cenas estáticas (se alimentado com os parâmetros certos), porém objetos em movimento podem mostrar alguma imagem fantasma (também depende dos parâmetros). Sua milhagem pode variar.
Como: os parâmetros são os mesmos do módulo hqdn3d, embora na prática você não terminará com exatamente os mesmos valores. Experimente, apenas.

O particular dessa versão do filtro é que se você informar -1 para qualquer dos parâmetros componentes (luma/croma), aquele componente não terá o filtro aplicado a ele. Se você ainda estiver com poucos ciclos de CPU, tente desabilitar o filtro luma – isso não fará muita diferença na efetividade do filtro!

	luma = %f  [padrão 4.000000]
		Força espacial de luma
	chroma = %f  [padrão 3.000000]
		Força espacial de croma
	luma_strength = %f  [padrão 6.000000]
		Força temporal de luma
	chroma_strength = %f  [padrão 8.000000]
		Força temporal de croma
	pre = %d  [default 0]
		Rodar como filtro pré


detectsilence
Detecção de silêncio de áudio com geração de linha de comando tcmp3cut.

detectsilence foi escrito por Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.0.1 (2003-07-26). Este é um filtro de áudio. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

detectclipping
Detecta parâmetros de recorte (-j ou -Y)

detectclipping foi escrito por Tilmann Bitterberg e A'rpi. A versão documentada aqui é a v0.1.0 (2003-11-01). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Pode ser usado como um filtro de pré-processamento ou de pós-processamento.


Detecta regiões pretas no topo, base, à esquerda e à direita de uma imagem. É sugerido que o filtro rode por cerca de 100 frames. Ele imprimirá os padrões detectados para cada frame. Se você não notar qualquer mudança na impressão, o filtro provavelmente não encontrará outros valores. O filtro converge – isto é, ele aprenderá.

	range = %u-%u/%d  [padrão 0-4294967295/1]
		Aplica filtro para [início-fim]/step frames
	limit = %d  [padrão 24]
		A soma de uma linha deve estar abaixo deste limite 
		para ser considerada como preta
	post (bool)
		Roda como um filtro pós (calcula -Y ao invés do padrão -j)


dilyuvmmx
Plugin de filtro de desentrelaçamento YUV.

dilyuvmmx foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.1.1 (2002-02-21). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar apenas com o modo YUV. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

divxkey
Checa por frames-chave (“keyframes”) DivX 4.xx/OpenDivX/DivX;-)

divxkey foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.1 (2002-01-15). Este é um filtro de vídeo. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

dnr
Redução dinâmica de ruído

dnr foi escrito por Gerhard Monzel. A versão documentada aqui é a v0.2 (2003-01-21). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas.

Veja /docs/filter_dnr.txt (apenas em alemão)

	lt = %d  [padrão 10]
		Entrada (“threshold”) para aglutinar (“blend”) luma/vermelho
	ll = %d  [padrão 4]
		Entrada (“threshold”) para travar (“lock”) luma/vermelho
	ct = %d  [padrão 16]
		Entrada (“threshold”) para aglutinar (“blend”) croma/verde+azul
	cl = %d  [padrão 8]
		Entrada (“threshold”) para travar (“lock”) croma/verde+azul
	sc = %d  [padrão 30]
		Porcentagem de diferença de imagem (mudança de cena)


doublefps
Duplica a taxa de frames (“frame rate”) criando frames a partir de campos (“fields”).

doublefps foi escrito por Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.2 (2003-06-23). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas.

	shiftEven = %d  [default 0]
		Assume dominância dos campos (“fields”) pares


extsub
Plugin de revestimento (“overlay”) de legendas de DVD.

extsub foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.3.5 (2003-10-15). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Pode ser usado como um filtro de pré-processamento ou de pós-processamento.

	track = %d  [padrão 0]
		Trilha de legenda para ser processada (“rendered”)
	vertshift = %d  [padrão 0]
		Compensação da legenda em respeito à base do frame, 
		em fileiras (“rows”)
	timeshift = %d  [padrão 0]
		Correção de tempo inicial em msec da disposição global
	antialias = %d  [padrão 1]
		'anti-aliasing' do texto processado (“rendered”)  
		(0=desligado,1=ligado)
	pre = %d  [padrão 1]
		Rodar como filtro pré
	color1 = %d  [padrão 0]
		Fazer a cor da legenda visível com a intensidade dada
	color2 = %d  [padrão 0]
		Fazer a cor da legenda visível com a intensidade dada
	ca = %d  [padrão 0]
		Embaralha a designação de cor escolhendo outra cor de legenda
	cb = %d  [padrão 0]
		Embaralha a designação de cor escolhendo outra cor de legenda


fields
Plugin de ajuste de campo (“field”)
fields foi escrito por Alex Stewart. A versão documentada aqui é a v0.1.1 (2003-01-21). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se e um filtro de pré-processamento apenas.

O filtro 'fields' foi desenhado para mudar, reordenar, e rearranjar de um modo geral campos (“fields”) independentes de um vídeo de entrada entrelaçado. Entradas recebidas de uma fonte de vídeo broadcast (PAL, NTSC, etc) normalmente vêm em uma forma entrelaçada, de onde cada passagem do topo para a base da tela exibe cada uma-linha-sim-uma-não das linhas de sondagem (“scanlines”), e então, a próxima passagem exibe as linhas entre as linhas da primeira passagem. Cada passagem é conhecida como um “campo” ("field") (há geralmente dois campos por frame). Quando essa forma de vídeo é capturada e manipulada digitalmente, os dois campos de cada frame são normalmente dispostos juntos (“merged together”) em uma imagem (planar) por frame. Isso normalmente produz resultados razoáveis; porém, há condições que podem fazer com que essa disposição (“merging”) seja feita incorretamente ou de um modo pior-do-que-o-ótimo, que é onde este filtro pode ajudar. As opções a seguir são suportadas para este filtro (elas podem ser separadas por vírgulas):

  • shift – muda (“shift”) o vídeo em um campo (“by one field”) (metade de um frame), modificando os limites do frame de acordo. Isso é útil se a captura de um vídeo começou capturando a partir da metade de um frame (um campo, ou “field”) de onde as margens do frame deveriam estar.
  • flip – troca o campo (“field”) de cima e o de baixo de cada frame. Isso pode ser útil se o sinal de vídeo enviado foi para “campo de baixo primeiro” ("bottom field first") (o que pode acontecer às vezes com vídeos de origem PAL) ou outras anormalidades que deixaram as margens dos frames no lugar certo, mas as linhas de sondagem (“scanlines”) trocadas.
  • flip_first – normalmente, a opção “shift” é realizada antes da “flip” se ambas forem especificadas. Esta opção muda este comportamento. Você não deveria precisar normalmente usar esta opção, a não ser que tenha um material com uma entrada realmente sinistra; esta opção está aqui mais para completar a gama de opções.
  • help - imprime este texto.

Observação: a função 'shift' pode produzir algumas discrepâncias leves de cor se o YV12 for usado como o formato interno de vídeo do transcode (marcação -V). Isso se dá porque o YV12 não contém informação suficiente para fazer a mudança de campo (“field shifting”) claramente. Para resultador melhores (mas mais lentos), use o modo RGB para a troca de campos.

fps
Converte a taxa de frames (“frame rate”) do vídeo; usa os padrões das opções -f e --export_fps.
fps foi escrito por Christopher Cramer. A versão documentada aqui é a v0.2 (2003-08-10). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Pode ser usado como filtro de pré-processamento ou pós-processamento.

Opções: <taxa de frames de entrada>:<taxa de frames de saída>
Exemplo: -J fps=25:29.97 converterá de PAL para NTSC. Se nenhuma opção for dada, serão usados os padrões ou -f/--export_fps/--export_frc.

hqdn3d
Depurador 3D de alta qualidade
hqdn3d foi escrito por Daniel Moreno & A'rpi. A versão documentada aqui é a v1.0.2 (2003-08-15). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar apenas com o modo YUV. Suporta múltiplas instâncias. Pode ser usado como filtro de pré-processamento ou pós-processamento.

Este filtro busca reduzir o ruído da imagem produzindo imagens suaves e fazendo das imagens estáticas imagens realmente estáticas (isso deveria aumentar o grau de compreensão).
	luma = %f  [padrão 4.000000]
		Força espacial de luma
	chroma = %f  [padrão 3.000000]
		Força espacial croma
	luma_strength = %f  [padrão 6.000000]
		Força temporal luma
	chroma_strength = %f  [padrão 4.500000]
		Força temporal croma
	pre = %d  [padrão 0]
		Usar como filtro pré 


invert
Inverte a imagem.
invert foi escrito por Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.1.4 (2003-10-12). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB, YUV e YUV422. Este é um filtro de pós-processamento apenas.
	range = %u-%u/%d  [padrão 0-4294967295/1]
		Aplica filtro em frames [começo-fim]/passo(“step”) 


ivtc
Plugin de telecine inverso NTSC
ivtc foi escrito por Thanassis Tsiodras. A versão documentada aqui é a v0.4.1 (2004-06-01). Este é um filtro de vídeo. Lida apenas com o modo YUV. Este é um filtro de pré-processamento apenas. Veja /docs/README.Inverse.Telecine.txt.
	verbose (bool)
		Imprime informação de verbosidade
	field = %d  [padrão 0]
		Qual campo (“field”) substituir (0=topo 1=base)
	magic = %d  [padrão 0]
		Usar mágica (“magic”)? (0=não 1=sim) 


logo
Renderiza imagem na faixa de vídeo
logo foi escrito por Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.9 (2003-04-09). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas.

Este filtro renderiza uma imagem especificada pelo usuário no vídeo. Qualquer formato de imagem que o ImageMagick consiga ler é aceito. Imagens transparentes também são suportadas. A origem da imagem é bem à esquerda e ao topo. Veja /docs/filter_logo.txt
	file = %s
		Nome de arquivo da imagem
	posdef = %d  [padrão 0]
		Posição (0=nenhuma, 1=Topo-à-esquerda, 2=Topo-à-direita, 
		3=Base-à-esquerda, 4=Base-à-direita, 5=Centro)
	pos = %dx%d  [padrão 0x0]
		Posição (0-largura x 0-altura)
	range = %u-%u  [padrão 0-0]
		Restringir renderização para abrangência de frames
	ignoredelay (bool)
		Ignora atrasdo especificado em animações
	rgbswap (bool)
		Troca cores vermelho/azul
	grayout (bool)
		YUV apenas: não escrever Cb e Cr, produz um efeito legal
	flip (bool)
		Imagem espelhada 


logoaway
Remove uma imagem do vídeo.
logoaway foi escrito por Thomas Wehrspann <thomas em wehrspann.de>. A versão documentada aqui é a v0.4 (2003-09-03). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas. Suporta múltiplas instâncias.

Este vídeo remove uma imagem de uma área do vídeo especificada pelo usuário. Você pode escolher métodos diferentes. Veja /docs/filter_logoaway.txt
	range = %d-%d  [padrão 0-4294967295]
		Abrangência de frames
	pos = %dx%d  [padrão 0x0]
		Posição do logo
	size = %dx%d  [padrão 10x10]
		Tamanho do logo
	mode = %d  [padrão 0]
		Modo do filtro (0=nenhum,1=sólido,2=xy,3=formato)
	border (bool)
		Borda visível
	xweight = %d  [padrão 50]
		Peso X-Y (0%-100%)
	fill = %2x%2x%2x  [padrão 000]
		Cor de preenchimento sólida (RGB)
	file = %s
		Imagem com informação de alpha/formato 


lowpass
Filtro de passagem alta e baixa (“high and low pass”)
lowpass foi escrito por Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.1.0 (2002-02-26). Este é um filtro de áudio. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.
	taps = %d  [padrão 30]
		força (pode ser negativa) 


mask
Filtra através de uma máscara retangular
mask foi escrito por Thomas Ostreich, Chad Page. A versão documentada aqui é a v0.2.3 (2003-10-12). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB, YUV e YUV422. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

Este filtro aplica uma máscara retangular ao vídeo. Tudo o que estiver fora desta máscara se tornará preto.
	lefttop = %dx%d [padrão 0x0]
		Canto superior esquerdo da caixa
	rightbot = %dx%d  [padrão 32x32]
		Canto inferior direito da caixa 


modfps
Plugin para modificar a taxa de frames (“framerate”)
modfps foi escrito por Marrq. A versão documentada aqui é a v0.10 (2003-08-18). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

Este filtro busca permitir ao transcode alterar a taxa de frames (“framerate”) do vídeo. Enquanto se pode reduzir a taxa de frames por segundos para qualquer amostragem, só se pode aumentá-la para um máximo de duas vezes o fps original. Há dois modos de operação, com buffer (“buffered”) ou sem buffer (“unbuffered”). O modo sem buffer é rápido, mas o modo com buffer, especialmente quando saltando (“dropping”) frames deve parecer melhor. Para a maioria dos usuários, o filtro modfps ou não precisará de opções, ou apenas a opção mode=1. Veja /docs/README.filter.modfps.
	mode = %d  [padrão 1]
		Modo de operação
	infps = %f  [padrão 25.000000]
		Taxa de frames original
	infrc = %d  [padrão 0]
		FRC original
	examine = %d  [padrão 5]
		Quantos frames para 'bufferizar' (“to buffer”)
	subsample = %d  [padrão 32]
		Quantos pixels para sub-amostrar (“to subsample”)
	clonetype = %d  [padrão 0]
		Como clonar frames
	verbose = %d  [padrão 1]
		Rodar no modo com verbosidade 


msharpen
Filtro MSharpen do VirtualDub
msharpen foi escrito por Donald Graft, William Hawkins. A versão documentada aqui é a (1.0) (2003-07-17). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas.

Este plugin implementa o conceito não-usual de nitidez espacial (“spatial sharpening”). Embora desenhado especificamente para animes, também funciona bem para vídeos normais. O filtro é bastante efetivo ao aumentar a nitidez de bordas importantes (“sharpen edges”) sem aumentar o ruído.

  • Força 'strength' (0-255) [100]
    • Esta é a força do efeito a ser aplicada às áreas de detalhe de beiradas (“edge detail areas”). Ela é aplicada apenas para as áreas de detalhe de beiradas conforme determinado no parâmetro 'threshold'. Força 255 é o grau mais forte do efeito sharpening.

  • Entrada 'threshold' (0-255) [10]
    • Este parâmetro determina o que é detectado como detalhe de borda (“edge detail”) e, portanto, afetado pelo efeito. Para ver quais áreas de detalhe de bordas serão afetadas, usa o parâmetro 'mask'.
  • Máscara 'mask' (0-1) [0]
    • Quando marcada para 'verdadeira', as áreas que serão afetadas pelo efeito são mostradas em branco contra um fundo preto. Use esta função para informar o nível de detalhamento que será 'afiado' (“sharpened”). Esta função também faz um filtro básico de detecção de bordas.
  • Alta qualidade 'highq' (0-1) [1]
    • Este parâmetro permite a você trocar a velocidade por qualidade de detecção de detalhes. Marque-o para 'falso' para velocidade máxima.
	strength = %d  [padrão 100]
		Quanto do efeito
	threshold = %d  [padrão 10]
		Quão perto um pixel deve estar do mais brilhante, ou 
		mais escuro para ser mapeado
	highq = %d  [padrão 1]
		Troca velocidade por qualidade de detecção de detalhes
	mask = %d  [padrão 0]
		Áreas a serem afetadas são mostradas em branco 


nored
Tira o vermelho da imagem.
nored foi escrito por Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.1.3 (2003-01-26). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar apenas com o modo YUV. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.
	range = %u-%u/%d [padrão 0x4294967295/1]
		Aplica filtro para frames [início-fim]/passo(“step”)
	subst = %d  [padrão 2]
		Subtrai N vermelho de Cr 


normalize
Normalizador de volume.
normalize foi escrito por pl, Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.1.1 (2002-06-18). Este é um filtro de áudio. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.
	smooth = %f  [padrão 0.06]
		Valor para suavização ]0.0 1.0[
	smoothlast = %f  [padrão 0.06]
		Valor para suavização da última amostragem (“sample”) ]0.0, 1.0[
	algo = %d  [padrão 1]
		Algoritmo para usar (1 ou 2). 1=usa uma memória de valor 
		1 e coeficientes new=a*old+b*cur (com a+b=1). 2=usa várias
		amostragens para suavizar as variações  (padrão mensurado 
		a partir de amostragens anteriores) 


null
Plugin de filtro demo; não faz nada.
null foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.2 (2003-09-04). Este é um filtro de vídeo e de áudio. Pode ser usado como filtro de pré-processamento ou pós-processamento.

pp
Filtros de pós-processamento do mplayer
pp foi escrito por Michael Niedermayer et al, Gerhard Monzel. A versão documentada aqui é a v1.2.4 (2003-01-24). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar apenas com o modo YUV. Suporta múltiplas instâncias. Pode ser usado como filtro de pré-processamento ou pós-processamento.
	hb = %d:%d  [padrão 64:40]
		Filtro de 'deblocking' horizontal
	vb = %d:%d  [padrão 64:40]
		Filtro de 'deblocking' vertical
	h1 (bool)
		Filtro experimental 1 de 'deblock' h
	v1 (bool)
		Filtro experimental 1 de 'deblock' v
	dr (bool)
		Filtro de 'deringing'
	al (bool)
		Brilho / contraste automático
	f (bool)
		Estica luminosidade para (0..255)
	lb (bool)
		Desentrelaçador de aglutinação linear (“linear blend deinterlacer”)
	li (bool)
		Desentrelaçador de interpolação linear
	ci (bool)
		Desentrelaçador de interpolação cúbica
	md (bool)
		Desentrelaçador 'median'
	de (bool)
		Pré-configuração padrão (hb:a/vb:a/dr:a/al)
	fa (bool)
		Pré-configuração para modo rápido (h1:a/v1:a/dr:a/al)
	tn = %d:%d:%d  [padrão 64:128:256]
		Redutor de ruído temporal (1<=2<=3)
	fq = %d  [padrão 15]
		Forçar quantizador (“quantizer”)
	pre (bool)
		Rodar como filtro pré 


preview
Plugin de pré-visualização xv/sdl/gtk
preview foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.1.4 (2002-10-08). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas.

pv
Plugin de pré-visualização apenas para xv
pv foi escrito por Thomas Oestreich, Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.2.3 (2004-06-01). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos YUV e YUV422. Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas.

O filtro escuta o mouse e o teclado. Se você clicar na janela de pré-visualização, digamos, da primeira vez perto da área superior esquerda e da segunda vez perto da área inferior direita, o transcode desenhará um retângulo e imprimirá as coordenadas deste retângulo na saída padrão (“stdout”) e no socket. Veja abaixo a tabela de teclas disponíveis.

Quando você inicia o transcode com a opção --socket e o filtro pv com, por exemplo, cache=20, você pode falar com o transcode e com o filtro pv no momento em que o software estiver rodando usando o socket.
transcode -i file.avi -V -J pv=cache=30 --socket /tmp/sock 


Comandos disponíveis

Tecla
Socket*
Efeito
RET
desenha
redesenha a imagem, aplicando filtros
u
desfaz
vai para a imagem de antes do desenho
ESPAÇO
pausa
pausa a pré-visualização (e o transcode)
SETA-PARA-CIMA
fastfw
em modo pause, avança 5 frames
SETA-PARA-DIREITA
slowfw
em modo pause, avança 1 frame
SETA-PARA-BAIXO
vídeo de trás para frente, modo rápido
em modo pause, retrocede 5 frames
SETA-PARA-ESQUERDA
vídeo de trás para frente, modo devagar
em modo pause, retrocede 1 frame
q
display
troca (“toggle”) o display de frames
s
mais devagar
diminui a velocidade
f
mais rápido
acelera
y
toggle
troca (“toggle”) a exibição apenas a cada 5 frames
j
captura
salva uma imagem JPEG
r
rotaciona
rotaciona o arquivo AVI após o próximo frame-chave (“keyframe”)
(*) todos os comandos devem ter como prefixo "preview".

	cache = %d  [padrão 15]
		Número de frames brutos a serem armazenados em cache para busca
	skip = %d  [padrão 0]
		Exibe apenas a cada N frames 


resample
Plugin de filtro de re-amostragem (“resampling”) de áudio
resample foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.1.4 (2003-08-22). Este é um filtro de áudio. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

skip
Pula todos os frames listados
skip foi escrito por Thomas Oestreich. A versão documentada aqui é a v0.0.1 (2001-11-27). Este é um filtro de áudio e vídeo. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.
	início1-fim1 [ início2-fim2 [ .. ] ] = %s
		Aplica filtro nos frames [início-fim] 


slowmo
Efeito de câmera lenta (“slow-motion”)
slowmo foi escrito por Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v0.2 (2003-06-23). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

Este filtro produz um efeito simples de câmera-lenta por meio da duplicação de alguns frames. Já vi este efeito na televisão e apesar de seu algoritmo simples, ele funciona muito bem. O filtro não possui opções.

smartbob
Desentrelaçamento adaptável-ao-movimento para saídas com o dobro da taxa de frames.
smartbob foi escrito por Donald Graft, Tilmann Bitterberg. A versão documentada aqui é a v1.1beta2 (2003-06-23). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pós-processamento apenas.

Este filtro faz sentido apenas quando usado junto com -J doublefps. Ele pegará os campos-frames que o filtro doublefps produz e gerará uma saída desentrelaçada inteira adaptável ao movimento a duas vezes a taxa de frames do arquivo de importação. Se você forçar a leitura do arquivo de entrada a duas vezes sua taxa de frames atual por segundo, o A/V ficará em sincronia (para PAL): -f 50 -J doublefps=shiftEven=1,smart-bob=denoise=1:threshold=12
	motionOnly = %d  [padrão 0]
		Mostra áreas com movimento apenas
	shiftEven = %d  [padrão 0]
		Aglutina (“blend”) ao invés de interpolar em áreas de movimento
	threshold = %d  [padrão 12]
		Entrada do movimento (“motion threshold”)
	denoise = %d  [padrão 1]
		Mudança de fase 


smartdeinter
Desentrelaçador inteligente do VirtualDub
smartdeinter foi escrito por Donald Graft. A versão documentada aqui é a v2.7b (2003-02-01). Este é um filtro de vídeo. Consegue lidar com os modos RGB e YUV. Trata-se de um filtro de pré-processamento apenas.

Este filtro usa um método inteligente, baseado no movimento, de desentrelaçamento. Em áreas estáticas da imagem, artefatos de entrelaçamento não aparecem, assim, a informação dos dois campos (“fields”) é usada para prover detalhamento completo. Em áreas com movimentação, o desentrelaçamento é feito.
	motionOnly = %d  [padrão 0]
		Mostra apenas áreas com movimentação
	Blend = %d  [padrão 0]
		Aglutina (“blend”) ao invés de fazer interpolação em áreas 
		com movimentação
	threshold = %d  [padrão 15]
		Entrada do movimento (“motion threshold”)
	scenethreshold = %d  [padrão 100]
		Entrada (“threshols”) da mudança de cena
	fieldShift = %d  [padrão 0]
		Mudança de fase
	inswap = %d  [padrão 0]
		Troca de campos (“field swap”) antes da mudança de fase
	outswap = %d  [padrão 0]
		Troca de campos (“field swap”) após a mudança de fase
	noMotion = %d  [padrão 0]
		Desabilitar processamento de movimentação
	highq = %d  [padrão 0]
		Depuração de mapeamento de movimento para campo-apenas
	diffmode = %d  [padrão 0]
		Detecção de movimento (0=frame, 1=campo(“field”), 2=ambos)
	colordiff = %d  [padrão 1]
		Compara canais de cor ao invés de luminosidade (“luma”)
	cubic = %d  [padrão 0]
		Usa cúbico para interpolação 





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